Ensino de Ciências Exatas
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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.
Informações: PPGECE
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- ItemAcesso AbertoPensamento computacional e significados da operação de multiplicação: um estudo com estudantes autistas(2025-02) Florencio, Cátia Eliana; Schorr, Maria Claudete; http://lattes.cnpq.br/3082562661107450; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Giongo, Ieda Maria; Agapito, FranciscaA presente dissertação apresenta uma sequência didática, envolvendo o Pensamento Computacional e três significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, disposição retangular e sentido combinatório), desenvolvida para atender estudantes autistas de uma Sala de Recursos em uma escola estadual no município de Guarantã do Norte, no estado de Mato Grosso. O problema desse estudo está pautado em como o Pensamento Computacional pode auxiliar no ensino das operações de multiplicação com estudantes autistas de uma Sala de Recursos Multifuncional, e seu objetivo é investigar as potencialidades do Pensamento Computacional no ensino deste conteúdo com estudantes autistas de uma Sala de Recursos Multifuncional. A pesquisa se classifica como qualitativa, utilizando alguns elementos do estudo de caso e a análise de dados descritiva. Nesse formato, foi realizada uma prática pedagógica com três estudantes autistas durante o mês de junho de 2024. Os dados foram coletados por meio de fotos, gravações de áudio, filmagens e registros no diário de campo da pesquisadora. A fundamentação teórica traz aportes sobre Educação Inclusiva e Educação Especial, Sala de Recursos Multifuncional, Pensamento Computacional, a tabuada e as diferentes formas da multiplicação. O Produto Educacional resultante dessa dissertação consiste em uma sequência didática elaborada com o intuito de auxiliar outros professores que se interessam por esse tema e queiram desenvolver essas atividades com seus estudantes. As atividades do PE envolvem alguns significados da multiplicação articuladas com dois pilares do Pensamento Computacional, propiciando ludicidade e estimulando o interesse dos estudantes. Como resultado da pesquisa, observou- se que os estudantes se sentiram motivados e receptivos ao realizarem as atividades por serem bastante visuais. Verificou-se que os mesmos utilizaram muito mais o pilar algoritmo que o reconhecimento de padrões, onde criaram mais passos para encontrar os resultados das operações que não sabiam, bem como, usaram a multiplicação de adição de parcelas na maioria das atividades. Além disso, apresentaram uma melhora no raciocínio lógico e no desenvolvimento das soluções das atividades, demonstrando mais atenção e concentração para realizá-las, principalmente nos jogos de disputa, onde a atenção, a concentração e a interação foram maiores.
- ItemAcesso AbertoLetramento matemático e números: Contribuições de uma prática pedagógica com alunos do sexto ano do ensino fundamental(2025-02) Schell, Lucineia; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Giongo, Ieda Maria; Vivian, Danise; Muller, Ana Paula KreinO Letramento Matemático, enquanto prática social que permeia toda a trajetória escolar, deve ser introduzido já nos primeiros momentos, até mesmo antes do início formal da vida escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa abordagem deve ser desenvolvida ao longo dos anos, contribuindo de forma significativa para a formação integral dos alunos. Nesse contexto, a presente dissertação investigou práticas pedagógicas relacionadas à unidade temática "Números" para promover o Letramento Matemático aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na única escola pública estadual de Vera, Mato Grosso. A pesquisa qualitativa utilizou gravações de áudio, diário de campo, reflexões da pesquisadora e análise das atividades dos alunos. A prática ocorreu em nove encontros entre junho e agosto de 2024, com seis alunos de onze e doze anos, nas aulas de reforço escolar. As atividades, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), abordaram conteúdos dos Anos Iniciais, como quantificação, composição, decomposição e o sistema de numeração decimal. Um estudo exploratório realizado em 2023, envolvendo conteúdos do 5º ano, orientou a organização das atividades e ajudou a pesquisadora, não docente, a se familiarizar com o contexto. Os resultados indicam avanços na compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, especialmente de quantificação, decomposição e sistema decimal, tanto no cenário escolar quanto no cotidiano. Apesar disso, persistem lacunas que demandam acompanhamento contínuo e estratégias que retomem conteúdos básicos. A integração da Matemática com situações práticas se mostrou eficaz, despertando maior interesse e motivação nos alunos. Conclui-se, portanto, que práticas pedagógicas contextualizadas e bem estruturadas podem contribuir significativamente para o Letramento Matemático mesmo aos alunos com dificuldades. Outro resultado dessa dissertação é a elaboração de um Produto Educacional, na forma de uma sequência de atividades, intitulado “Compreensão do sistema de numeração decimal e letramento matemático: atividades com ênfase em quantificação, decomposição e composição de numerais”, que pode ser replicado em distintos contextos.
- ItemAcesso AbertoFunções afim e quadrática: revisão de conteúdo para o 3º ano do Ensino Médio utilizando o software Desmos(2025-04-04) Lopes, Raí da Silva; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Schorr, Maria Claudete; https://lattes.cnpq.br/3082562661107450; Quartieri, Marli Teresinha; Dullius, Maria Madalena; Moro, Fernanda TeresaA presente pesquisa teve como objetivo investigar em que aspectos o software Desmos pode contribuir em uma revisão de conteúdos relacionados às funções Afim e Quadrática. Para isso, foi realizada uma intervenção, em sete encontros, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rocha Leal, no município de Guajará-Mirim/RO. Nesta pesquisa, foi utilizada a abordagem caracterizada como qualitativa. Para a revisão dos conteúdos, foram elaboradas atividades sobre funções Afim e funções Quadráticas, para serem resolvidas com a utilização do software Desmos. Os instrumentos para a coleta de dados foram: anotações no diário de campo, gravador de áudio, as respostas das atividades e o registro por meio de fotos. A análise dos dados foi feita de forma descritiva e cronológica. Os resultados apontam que a maioria dos alunos teve facilidade para inserir as funções no software Desmos. Em adição, os alunos comentaram que o recurso utilizado auxiliou na resolução das atividades com rapidez e precisão, em especial, na construção dos gráficos. Um ponto frágil registrado diz respeito ao fato de alguns alunos terem cometido erros nos cálculos e apresentarem dificuldades em descrever os conceitos matemáticos analisados. Desta dissertação também foi produzido um Produto Educacional intitulado “Revisão de funções Afim e Quadrática Utilizando o Software Desmos”, o qual representa uma sugestão de roteiro para os professores empregarem em sala de aula, no ensino das funções Afim e Quadrática, com o uso do software Desmos como recurso metodológico.
- ItemAcesso AbertoContribuições de uma sequência didática no ensino de formas geométricas espaciais para estudante autista em Sala de Recursos Multifuncionais(2025) Alabarces, Suzilei Magosso Araujo; Giongo, Ieda Maria; Horn, Cláudia Inês; http://lattes.cnpq.br/8019717665577672; Agapito, Francisca Melo; Silva, Jacqueline Silva da; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppEste estudo objetivou investigar o desenvolvimento de uma sequência didática e analisar suas contribuições para o ensino de formas geométricas espaciais a um estudante com Transtorno do Espectro Autista, no contexto de uma Sala de Recursos Multifuncionais. A fundamentação teórica baseia-se em estudos de Educação Especial, Autismo e o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais, para a sistematização de conhecimentos de Geometria espacial. De natureza qualitativa e com abordagem de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de registros, fotografias, observações, pesquisa documental, entrevista semiestruturada com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e registros no diário de campo. A sequência didática que desencadeou a pesquisa de campo foi desenvolvida ao longo de dez encontros de uma hora, na Sala de Recursos Multifuncionais, com um estudante autista do Ensino Fundamental, numa Escola Estadual de Várzea Grande/MT. Para a análise dos dados, foi seguida uma aproximação com a técnica de Análise de Conteúdo, conforme o referencial metodológico de Bardin (2011), utilizando procedimentos sistemáticos e específicos para a descrição objetiva das mensagens. A partir da análise, emergiram três resultados: “A importância das conexões afetivas e rotinas estruturadas no apoio ao desenvolvimento do estudante autista”, que destaca a relevância das relações afetivas e de um ambiente previsível; “O potencial dos materiais manipuláveis em uma sequência didática”, que demonstra como esses recursos tornam o ensino mais dinâmico; e “Uma grande jogada: a sistematização dos conhecimentos por meio dos jogos digitais”, que analisa o papel dos jogos digitais na organização e evidencia como essas ferramentas podem potencializar o aprendizado de forma interativa e eficiente. Desta investigação, emergiu um Produto Educacional que é uma sequência didática envolvendo situações de aprendizagem voltadas às formas geométricas espaciais. Tal produto objetiva qualificar o planejamento de professores, oferecendo um produto replicável e adaptável a diferentes realidades escolares. Conclui-se que esta pesquisa reafirma a importância de uma abordagem pedagógica afetiva, estruturada e dinâmica, evidenciando que o uso de materiais manipuláveis e jogos digitais foi essencial para a potencialização da aprendizagem de um estudante com TEA.
- ItemAcesso AbertoIncentivando a tomada de decisão com alunos surdos por meio da Educação Financeira(2024-05) Pereira, Taiane Alves; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Vivian, Danise; Giongo , Ieda Maria; Agapito, Francisca MeloEsta dissertação problematiza a temática da Educação Financeira no contexto da Educação de Surdos. O objetivo geral foi investigar como atividades desenvolvidas em uma Sala de Recursos, envolvendo a Educação Financeira, oportunizam aos alunos não ouvintes conhecimentos para a tomada de decisões em relação ao planejamento financeiro. A prática foi realizada em dez encontros, de duas horas cada, e a pesquisa é de cunho qualitativo. Os fatos apurados na análise dos dados foram constituídos a partir da implementação de uma sequência didática, gravações, fotografias, material produzido pelos alunos e diário de campo da professora e pesquisadora. O referencial teórico está fundamentado em estudos sobre a Educação Financeira e a Educação de Surdos. Após a análise descritiva dos materiais empíricos gerados, os resultados sugerem que a sequência didática aplicada fomentou o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos relacionados à Educação Financeira e à tomada de decisão. A prática pedagógica foi desenvolvida com dois alunos surdos na Sala de Recursos de uma Escola Estadual situada em Guarantã do Norte - MT. As atividades propiciaram reflexões sobre hábitos de consumo e a importância do planejamento para fazer escolhas financeiras responsáveis. Ademais, oportunizou aos investigados a descoberta de novas maneiras de aprender sobre Educação Financeira e a busca da autonomia, uma vez que eles desenvolveram diferentes estratégias para resolver as situações propostas. O Produto Educacional decorrente da dissertação consiste em uma sequência didática, cuja finalidade é compartilhar as atividades realizadas relacionadas ao ensino da Educação Financeira, envolvendo situações do cotidiano no contexto do aluno surdo, incentivando a tomada de decisão. Além disso, os dois meninos em questão exploraram a visualidade como elemento da cultura surda, já que a experiência visual constitui o principal canal de comunicação e interação do surdo com o seu contexto. Com esse material didático, espera-se contribuir para a formação de hábitos financeiros saudáveis desde a infância, preparando os discentes em foco a lidarem com situações financeiras ao longo da vida.