Ensino de Ciências Exatas

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Com as linhas de Pesquisa Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, o Mestrado de Ensino em Ciências Exatas da UNIVATES pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas através de tecnologias e novos olhares sobre a educação.


Informações: PPGECE

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    Possibilidade de uso do Scratch para a introdução ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais por pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Estudo de caso
    (2019-12) Leite , Danilo Pantoja; Lopes, Maria Isabel; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; http://lattes.cnpq.br/4088071913818217; Neide, Italo Gabriel; Schwertner, Suzana Feldens; Vecchia, Rodrigo Dalla
    A presente dissertação é resultado de uma investigação acerca do ensino de desenvolvimento de jogos digitais, com a utilização de algumas características da metodologia Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH, na sigla em inglês) utilizando o auxílio da ferramenta Scratch (sem tradução), que é intuitiva e incentiva a auto aprendizagem à medida que os seus utilizadores vão explorando as paletas e blocos existentes na ferramenta, além de fornecer feedback imediato da execução das ações que seu utilizador realiza. A pesquisa foi realizada em Macapá, Amapá, com dois sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral da investigação foi explorar o uso da metodologia TEACCH para o ensino de desenvolvimento de jogos digitais com estudantes com autismo e verificar como essa metodologia impacta nesse processo. e, especificamente: a) investigar a metodologia TEACCH utilizada com alunos com autismo no desenvolvimento de jogos digitais; b) estimular a discussão sobre a inclusão de sujeitos com autismo no mercado de desenvolvimento de jogos; c) proporcionar momentos de exercício da criatividade e autonomia por meio de uma sequência didática que contempla a ferramenta Scratch. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa com abordagem qualitativa de natureza estudo de caso descritivo. O material de pesquisa foi constituído por produções elaboradas pelos alunos (protótipos de jogos) e diário de campo do professor. A presente investigação possibilitou a reflexão sobre o ensino de desenvolvimento de jogos digitais, explorando a importância de interação e adequação entre as metodologias utilizadas para o ensino de pessoas com TEA. Os principais resultados do estudo evidenciam que o ensino de jogos digitais, por meio da ferramenta Scratch, pode ser uma opção viável para facilitar o aprendizado dos estudantes na área de desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, a utilização de algumas das características da metodologia de ensino TEACCH, aliadas à aplicação conforme a necessidade específica de cada sujeito participante da pesquisa, contribuiu no processo de exploração de conceitos relacionados ao ensino de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando melhorias no raciocínio lógico e nas práticas iniciais necessárias ao desenvolvimento de jogos, bem como o planejamento estruturado de cada passo da aplicação dos comandos necessários para o desenvolvimento dos jogos. Foi possível, também, promover aumento do interesse dos estudantes para executar as atividades propostas ao incluir aspectos da realidade diária dos estudantes participantes da pesquisa.
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    A REPLICAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2024-04) Sousa, Adriana Alves; Silva, Jacqueline Silva Da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Quartieri, Marli Teresinha; Horn, Cláudia Inês; Ignácio, Patrícia
    Esta dissertação aborda a replicação de Produtos Educacionais, com o objetivo de investigar as contribuições que um curso de formação pode trazer para a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à replicação de Produtos Educacionais desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional para potencializar o ensino de conteúdos referentes à Matemática. A pesquisa foi desenvolvida junto a 8 professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Sinop/Mato Grosso. Estas professoras não tinham familiaridade com os Produtos Educacionais. O curso de formação consistiu em 6 encontros de 2 horas cada um, nos quais foram apresentados e explorados Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos. O embasamento teórico desta investigação abrange conceitos relacionados ao Mestrado Profissional, Produto Educacional, Formação Continuada, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Práticas Pedagógicas. O estudo seguiu a abordagem qualitativa e adotou premissas da pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada através de observações de vídeogravações, rodas de conversa e diário reflexivo das participantes da pesquisa. A análise dos dados, aproximou-se da Técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que, além da replicação na íntegra quando possível, os Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos podem contribuir para intervenção pedagógica, complementar o planejamento de professores, gerar novas ideias, relembrar sugestões que estavam esquecidas, abordar temas relevantes a serem discutidos com os alunos e adaptar-se às realidades de ensino quando necessário. As participantes destacam como contribuições e pontos positivos dos Produtos Educacionais voltados para o ensino de conteúdos matemáticos, que acessaram no decorrer do curso de formação, incluindo os resultados obtidos em sala de aula, a estrutura com embasamento teórico, materiais sugeridos de fácil acesso, dicas e relatos de experiência e orientações contidas nas propostas dos Produtos Educacionais. E, por fim, esta pesquisa contribuiu para o ensino de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo a replicação de Produtos Educacionais disponíveis nas páginas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional com foco no Ensino. Assim, inserir os Produtos Educacionais em cursos de formação que já ocorrem nas escolas pode enriquecer as práticas pedagógicas, uma vez que permite aos professores conhecer, explorar e valorizar os Produtos Educacionais, que têm origem em pesquisas e fontes confiáveis. Além disso, é significativo mencionar que desta dissertação, originou-se um Produto Educacional intitulado “Produtos Educacionais: De professor para professor”, disponível na página do PPGECE.
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    O USO DE FILMES EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PARA ESTUDOS DE ECOLOGIA
    (2023) Grigoletto, Ana Maria; Araújo, Maria Cristina Pansera De; http://lattes.cnpq.br/6707424118316750; Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães; Oliveira, Eniz Conceição; Santos, Eliane Gonçalves Dos
    No atual contexto social, as mídias, como Internet, televisão, rádio, entre outras, ocupam um espaço de grande relevância no cotidiano dos alunos. Considerando essa realidade, é possível valer-se dos filmes comerciais para estimular a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Biologia, visto que as plataformas de filmes estão acessíveis à grande maioria dos docentes e discentes. Nesse sentido, buscou-se compreender os conceitos de Ecologia identificados pelos estudantes no filme comercial A jornada de Vivo lançado em 2021, que incrementou as aulas de Biologia. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizada com 11 alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada em um município do norte do Mato Grosso. Os dados foram coletados através de observações registradas no diário de campo, respostas às questões abertas, roda de conversa, estudo de texto complementar, escuta sensível e áudios. As análises foram realizadas com base nos registros dos alunos durante a exibição do filme, ao identificarem alguns conceitos de Ecologia nas cenas, que foram selecionadas e apresentadas, isoladamente, nas rodas de conversa. Durante esses momentos e na leitura do texto, os estudantes tiveram oportunidade de socializar conhecimentos e esclarecer conceitos ecológicos através das mediações da professora pesquisadora. Percebemos que, no início, os educandos não se sentiam à vontade assistindo ao filme, mas, gradualmente, foram construindo seus conhecimentos e analisavam as situações propostas nas atividades. Enfim, o filme A jornada de Vivo constituiu uma experiência importante de estudos e aprendizados, a partir de um contexto em que as discussões e a apropriação dos conceitos de Ecologia e Educação Ambiental promoveram a socialização e a aproximação de conhecimentos sobre os conceitos abordados.
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    FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2022-04) Vargas, Vanessa Brandão De; Herber, Jane; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Quartieri, Marli Teresinha; Del Pino, José Claudio; Pizzato, Michele Camara
    Esta dissertação aborda uma prática pedagógica desenvolvida com Estudantes do Ensino Médio Normal de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi norteada pela questão: Como as práticas e saberes docentes no componente curricular Didática das Ciências da Natureza podem contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio Normal? Com a finalidade de responder ao problema de pesquisa, o seguinte objetivo geral foi proposto: Investigar como as práticas e saberes docentes de Ciências da Natureza podem contribuir para a formação de estudantes do Ensino Médio Normal. Por sua vez, foram traçados os seguintes objetivos específicos, para auxiliar o desenvolvimento da pesquisa: investigar as concepções sobre Ciências dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Normal; desenvolver com os estudantes, atividades práticas experimentais que busquem contemplar as concepções da Alfabetização Científica, Experimentação e Metodologias Ativas, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; analisar as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes; desenvolver um site ou blog, como fonte de pesquisa para os futuros professores, com as atividades práticas experimentais desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio Normal. A fim de alcançar os objetivos, as atividades propostas foram organizadas em dez etapas, totalizando vinte e três horas de atividades com cada uma das duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio Normal. Em virtude do período pandêmico que vivenciamos no ano de 2021, a intervenção iniciou no formato remoto de ensino, com encontros assíncronos e síncronos pelo Google Meet. Ainda, nas etapas finais da pesquisa, foram realizados encontros presenciais, seguindo o modelo híbrido de Ensino, conforme proposto pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados apontaram: a) os estudantes perceberam que a Ciência está em nosso cotidiano e que podemos relacionar com o meio em que estamos inseridos; b) os estudantes, a partir das atividades desenvolvidas na pesquisa, conseguiram perceber que a Alfabetização Científica e a Experimentação estão diretamente relacionadas, além disso, que o aluno deve estar no centro do processo de ensino e de aprendizagens, quando são utilizadas Metodologias Ativas de ensino; c) os estudantes desenvolveram dezesseis atividades práticas experimentais relacionadas com o ensino de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com temas diversificados e relacionados aos seus cotidianos. Foi observado uma maior frequência de assuntos relacionados à Biologia; d) as atividades práticas experimentais elaboradas pelos estudantes integram um site que foi desenvolvido pela mestranda. Ainda, o Produto Educacional intitulado “ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”, foi decorrente da dissertação e está disponível no formato de um site e contempla todas as atividades experimentais elaboradas pelos estudantes no decorrer da pesquisa. Logo, com base nos referenciais abordados ao longo do texto e tendo em vista que são poucos trabalhos que versam sobre o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa é de extrema relevância, pois além de trabalhar com estudantes do Ensino Médio Normal, visa abordar por meio de atividades práticas experimentais, o Ensino de Ciências, trazendo o ineditismo da dissertação aqui apresentada.
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    LINGUAGEM QUÍMICA NO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL E TECNOLÓGICO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE PEDRA BRANCA DO AMAPARI/AP
    (2024) Brazão, Kleber Lobato; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Cortez, Juscelino; Leão, Marcelo Franco
    A presente dissertação, “Linguagem química no contexto social, cultural e tecnológico: percepções de alunos do ensino médio de comunidades indígenas do município de Pedra Branca do Amapari/AP”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, foi desenvolvida na Escola Indígena Estadual Aramirã, da rede Estadual do Amapá, do Núcleo de Educação Indígena, que constitui um importante espaço de formação profissional em nível médio, na modalidade modular, nas comunidades indígenas. O objetivo desta pesquisa foi investigar as percepções dos alunos do Ensino Médio da etnia Wajãpi, quanto à presença da Química no contexto social, cultural e tecnológico de seu povo. A metodologia caracteriza-se como qualitativa quanto à natureza; quanto ao procedimento técnico, ela se aproxima da pesquisa-ação, pois foi aplicado um questionário semiestruturado aos 56 alunos do Ensino Médio, etapa única do curso de formação de professores indígenas Wajãpi, no período de fevereiro de 2023. Os questionários foram aplicados no início e no final do processo. No decorrer da pesquisa, foi utilizado o diário de itinerância, com o intuito de registrar as observações e as verbalizações pertinentes ao estudo, bem como a análise de conteúdo dos dados. A partir desses dados, foram desveladas as categorias que emergiram das repostas dos alunos, com base no contexto social, cultural e tecnológico. A análise de dados da primeira etapa da pesquisa, articulada ao referencial teórico que subsidia o trabalho, permitiu a segunda etapa da pesquisa, que trata da elaboração de um produto educacional, que foi aplicado ao longo de um período de aula no ensino modular, junto à turma de formação de professores indígenas. O produto Educacional, do tipo Sequência Didática, na forma de livreto, intitulado, “Os saberes do povo Wajãpi e o Ensino de Química”, prevê a percepção dos alunos indígenas da Etnia Wajãpi sobre a Ciência, tecnologia e sociedade, no contexto cultural, social e tecnológico nas Comunidades indígenas da Pedra Branca do Amapari. A construção do produto educacional pelos alunos e mediado pelo professor pesquisador teve êxito, pois trouxe vestígios da Química indígena, o que corrobora a ideia da sua replicabilidade, nas próximas turmas da referida formação e em outras turmas do Ensino Médio. Logo, é possível considerar relevante o uso da Química indígena como proposta de ensino baseada na cultura, com o intuito de estimular a curiosidade, a reflexão e a criatividade, com vistas à transformação da comunidade indígena, a partir da interação da Ciência, da tecnologia e da sociedade.