Consciência Fonológica na Educação Infantil: uma prática voltada a acadêmicos de Pedagogia

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Data
2015-06
Orientador
Bublitz, Grasiela Kieling
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Resumo
A pesquisa com o título Consciência Fonológica na Educação Infantil: Uma Prática Voltada a acadêmicos de Pedagogia buscou investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e promoveu duas oficinas que os fizessem perceber a necessidade de desenvolver essa habilidade na Educação Infantil, com sugestões de atividades de estimulação da Consciência Fonológica. Antes e após a aplicação das oficinas, foram realizados questionários, a fim de perceber como era e o que mudou na visão dos acadêmicos acerca da importância do trabalho com a Consciência Fonológica. Além disso, foram analisadas detalhadamente as respostas dos acadêmicos nos questionários realizados antes e após a prática, bem como o referencial teórico pesquisado, com o intuito de identificar a importância de se trabalhar a Consciência Fonológica já na Educação Infantil e incentivar o professor a compreender a importância de atividades que envolvem a Consciência Fonológica. Para isso, oferecem-se atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens explícitas ao aluno que vão muito além do brincar. Para a realização desta pesquisa foram estudados autores (principalmente LAMPRECHT 2004 e ADAMS 2006) que defendem o trabalho com a Consciência Fonológica já durante a Educação Infantil, o que beneficia o processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças, assim como desenvolve habilidades de pré-leitura que tornarão mais natural o processo de alfabetização e a inserção da criança no ensino formal.
Descrição
Palavras-chave
Consciência Fonológica; Educação Infantil; Alfabetização
Citação
OLIVEIRA, Maria Eduarda Moesch De. Consciência Fonológica na Educação Infantil: uma prática voltada a acadêmicos de Pedagogia. 2015. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/850.
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