Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/951
Title: Avaliação das propriedades da argamassa estabilizada para revestimento externo: aplicação em diferentes substratos, durante diferentes períodos de utilização
Authors: Dachery, Mônica
Keywords: Argamassa;Argamassa estabilizada;Revestimento externo;Concreto;Blocos cerâmicos
Date of Defense: 4-Dec-2015
Issue Date: 4-Feb-2016
Citation: DACHERY, Mônica. Avaliação das propriedades da argamassa estabilizada para revestimento externo: aplicação em diferentes substratos, durante diferentes períodos de utilização. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/951.
Abstract: O revestimento de argamassa estabilizada trata-se de uma argamassa úmida, à base de cimento, que pode ser utilizada durante 72 horas. O presente trabalho tem como tema a avaliação deste revestimento, aplicado em paredes externas e em substrato de blocos cerâmicos e de concreto, levando em consideração as características dos materiais utilizados em obras da cidade de Lajeado – RS. Por se tratar de um material prático, que não exige mão- de-obra para execução em obra e possibilita fácil aplicação, a argamassa estabilizada esta cada vez mais presente nas obras da cidade, porém as normas técnicas brasileiras não acompanham essa evolução do material e consideram apenas as argamassas tradicionais, dificultando informações técnicas sobre o revestimento. Considerando estes aspectos foram realizados ensaios de caracterização do material argamassado estabilizado durante diferentes períodos de utilização, a fim de verificar se este atende, durante todo o período de uso, aos parâmetros mínimos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para argamassas tradicionais. Para os ensaios foram executados prismas de blocos cerâmicos e de concreto, os quais receberam uma camada de chapisco e posteriormente a camada de argamassa estabilizada – camada única. Os ensaios foram executados em quatro diferentes períodos (0, 24, 48 e 72 horas), e após obtenção dos resultados avaliou-se o comportamento da argamassa em função do tempo de aplicação e do substrato, e comparou-se com diferentes amostras de argamassas, convencionais e industrializadas, encontradas em literaturas. A argamassa estabilizada mostrou-se com bom desempenho em praticamente todos os ensaios, mostrando certo crescimento dos resultados em função do tempo. A absorção de água da argamassa apresentou valores abaixo do encontrado normalmente em outras argamassas, o que para revestimentos externos é interessante. O ensaio de aderência, que possuí mais relevância no trabalho, obteve valores acima do mínimo exigido pela norma em 87,5% dos casos quando analisados os valores diários, se a análise for referente à média dos quatro períodos obtém-se 100% de satisfação.
URI: http://hdl.handle.net/10737/951
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015MonicaDachery.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons