Avaliação das propriedades da argamassa estabilizada para revestimento externo: aplicação em diferentes substratos, durante diferentes períodos de utilização

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-02-04
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Mascolo, Rafael
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O revestimento de argamassa estabilizada trata-se de uma argamassa úmida, à base de cimento, que pode ser utilizada durante 72 horas. O presente trabalho tem como tema a avaliação deste revestimento, aplicado em paredes externas e em substrato de blocos cerâmicos e de concreto, levando em consideração as características dos materiais utilizados em obras da cidade de Lajeado – RS. Por se tratar de um material prático, que não exige mão- de-obra para execução em obra e possibilita fácil aplicação, a argamassa estabilizada esta cada vez mais presente nas obras da cidade, porém as normas técnicas brasileiras não acompanham essa evolução do material e consideram apenas as argamassas tradicionais, dificultando informações técnicas sobre o revestimento. Considerando estes aspectos foram realizados ensaios de caracterização do material argamassado estabilizado durante diferentes períodos de utilização, a fim de verificar se este atende, durante todo o período de uso, aos parâmetros mínimos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para argamassas tradicionais. Para os ensaios foram executados prismas de blocos cerâmicos e de concreto, os quais receberam uma camada de chapisco e posteriormente a camada de argamassa estabilizada – camada única. Os ensaios foram executados em quatro diferentes períodos (0, 24, 48 e 72 horas), e após obtenção dos resultados avaliou-se o comportamento da argamassa em função do tempo de aplicação e do substrato, e comparou-se com diferentes amostras de argamassas, convencionais e industrializadas, encontradas em literaturas. A argamassa estabilizada mostrou-se com bom desempenho em praticamente todos os ensaios, mostrando certo crescimento dos resultados em função do tempo. A absorção de água da argamassa apresentou valores abaixo do encontrado normalmente em outras argamassas, o que para revestimentos externos é interessante. O ensaio de aderência, que possuí mais relevância no trabalho, obteve valores acima do mínimo exigido pela norma em 87,5% dos casos quando analisados os valores diários, se a análise for referente à média dos quatro períodos obtém-se 100% de satisfação.
Descrição
Palavras-chave
Argamassa; Argamassa estabilizada; Revestimento externo; Concreto; Blocos cerâmicos
Citação
DACHERY, Mônica. Avaliação das propriedades da argamassa estabilizada para revestimento externo: aplicação em diferentes substratos, durante diferentes períodos de utilização. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/951.