PERCEPÇÕES DOS ENVOLVIDOS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O presente estudo busca analisar as percepções de contribuintes e contadores sobre a DIRPF e os riscos envolvidos no seu preenchimento. Nesse sentido, uma abordagem metodológica baseada em pesquisa descritiva foi utilizada, com o intuito de averiguar a compreensão dos riscos assumidos, a partir da Declaração do Imposto de Renda. Para tanto, complementa-se tal pesquisa através da coleta de dados e análise das percepções sobre a complexidade e os riscos no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) entregue em 2023, referente ao ano-calendário de 2022, pelos contribuintes e contadores. Entre os resultados obtidos, foi constatado que o sistema do Governo Federal responsável por coletar informações da Declaração Anual está cada vez mais informatizado, impossibilitando a omissão ou sonegação de dados. Além disso, a maioria dos contribuintes optou pelo desconto simplificado e escolheu o método de declaração baseado na confiança depositada no contador responsável pelo preenchimento da declaração.

The present study seeks to analyze the perceptions of taxpayers and accountants about the DIRPF and the risks involved in its completion. In this sense, a methodological approach based on descriptive research was used, in order to ascertain the understanding of the risks assumed, based on the Income Tax Return. To this end, this research is complemented through data collection and analysis of perceptions about the complexity and risks in filling out the Individual Income Tax Return (DIRPF) submitted in 2023, referring to the calendar year 2022, by taxpayers and accountants. Among the results obtained, it was found that the Federal Government system responsible for collecting information from the Annual Statement is increasingly computerized, making it impossible to omit or withhold data. In addition, the majority of taxpayers opted for the simplified discount and chose the declaration method based on the trust placed in the accountant responsible for filing the return.
Imposto de Renda; Pessoa Física; Riscos; Income Tax; Physical person; Scratches
Citação
EIDELWEIN, Leni Bianca Oliveira. PERCEPÇÕES DOS ENVOLVIDOS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4155.