Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
O conceito de sexualidade é amplo e está presente em todas as etapas da vida. No contexto escolar, os documentos obrigatórios são pouco abrangentes em relação à temática e os estudantes acabam obtendo conhecimento em outros meios. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes de uma escola de ensino médio sobre o tema sexualidade. O estudo foi realizado em uma escola no município de Garibaldi (RS), na Serra Gaúcha. A coleta de dados consistiu na aplicação de dois questionários, sendo um destinado aos docentes, respondido de forma online, e outro aos discentes, respondido presencialmente. O questionário incluiu questões de múltipla escolha e perguntas abertas. As respostas de múltipla escolha foram tabuladas, gerando gráficos e percentuais, enquanto as respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e categorização de termos similares. Ao total foram 55 participantes. Os resultados indicaram a falta de formação atualizada dos professores em relação à temática estudada, além da sexualidade ser abordada de forma superficial, sem atender a vivências da contemporaneidade. Por sua vez, os estudantes associam principalmente a sexualidade ao conceito de gênero e demonstram interesse em tópicos como infecções sexualmente transmissíveis, gênero, prevenção e orientação sexual. Os resultados evidenciam a necessidade de abordar a sexualidade no contexto escolar de forma mais abrangente, levando em consideração as diversas formas de vivenciá-la na contemporaneidade.

The concept of sexuality is broad and is present in all stages of life. In the school context, mandatory documents are not comprehensive in relation to the subject and students end up obtaining knowledge in other ways. This work aimed to analyze the perception of teachers and students of a high school on the subject of sexuality. The study was carried out in a school in the municipality of Garibaldi (RS), in Serra Gaúcha. Data collection consisted of the application of two questionnaires, one for teachers, answered online, and the other for students, answered in person. The questionnaire included multiple-choice and open-ended questions. Multiple choice answers were tabulated, generating graphs and percentages, while open answers were subjected to content analysis and categorization of similar terms. In total there were 55 participants. The results indicated the lack of up-to-date training of teachers in relation to the subject studied, in addition to sexuality being approached superficially, without taking into account contemporary experiences. In turn, students mainly associate sexuality with the concept of gender and show interest in topics such as sexually transmitted infections, gender, prevention and sexual orientation. The results show the need to address sexuality in the school context in a more comprehensive way, taking into account the different ways of experiencing it in contemporary times.
Palavras-chave
educação sexual; escola; currículos; adolescentes; sex education; school; resumes; teenagers
Citação
DALLELASTE, Natanaeli. Percepção docente e discente acerca do tema sexualidade em uma escola de ensino médio de um município da Serra Gaúcha. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3787.