Alterações no perfil lipídico infantil durante a pandemia da covid-19

Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Introdução: o isolamento social vivido durante a pandemia da covid 19 afetou principalmente as crianças, pois com o fechamento das escolas gerou desordem na rotina, desencadeando, consequentemente, má alimentação, falta de exercícios físicos, impactando também na saúde mental. Propiciou ainda o aumento das dislipidemias, contribuindo para o desenvolvimento da doença arterial coronariana (DAC), aterosclerose e hipertensão arterial sistêmica (HAS), sendo também secundárias à obesidade, podendo surgir durante a infância e se potencializar durante a vida adulta. Objetivo: avaliar o perfil lipídico das crianças por um período anterior , e durante a pandemia da covid-19, avaliando o número de alterações e o possível aumento neste período. Metodologia: a coleta de dados foi feita através do sistema de informática em saúde T asy (Philips) utilizado no Laboratório de Análises Clínicas da Univates (LAC-UNIV A TES). Os dados analisados foram retirados do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que é atualizado a cada consulta realizada. Resultados: O número de prontuários analisados foi de 256, com idade média de 6,78 anos, dos quais 131 do sexo feminino e 125 do sexo masculino no período de março de 2016 a março de 2022, divididos em dois grupos, tendo como marco divisório o decreto de pandemia pela OMS (1 1 de março de 2020), antes da pandemia (32%) e depois da pandemia (78%). Foi observado que houve uma diminuição nos valores de triglicerídeos (P=0,023) e um aumento nos valores de colesterol LDL (P=0,001). Conclusão: houve alterações no perfil lipídico infantil durante a pandemia da COVID 19, foi encontrado uma diminuição nos valores de triglicerídeos, e um aumento nos valores de LDL.
Palavras-chave
COVID 19; Isolamento Social; Alimentação Escolar; Metabolismo dos Lipídeos; Transtornos do Metabolismo dos Lipídeos
Citação
ZILIO, Ana Paula. Alterações no perfil lipídico infantil durante a pandemia da covid-19. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Biomedicina, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3682.
Coleções