Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A obesidade é considerada um problema de saúde pública, sendo associada a diversas doenças crônicas. As causas são multifatoriais, envolvendo interações entre numerosos fatores genéticos e ambientais. O receptor β-2 adrenérgico (ADRB2) desempenha um papel importante na regulação da homeostase da energia, atuando no controle da quebra de glicogênio e na mobilização de lipídeos, por meio da ativação da lipólise. O gene codificador desse receptor, o ADRB2, possui muitas variantes genéticas, sendo o polimorfismo rs1042714 um dos mais investigados em fenótipos relacionados com a obesidade, em diferentes populações. Objetivo: O objetivo principal do presente estudo foi verificar se existe interação entre o polimorfismo rs1042714 do gene ADRB2 com o consumo alimentar, e se esta influencia os parâmetros antropométricos e bioquímicos de uma amostra de indivíduos adultos. Metodologia: Foram avaliados parâmetros antropométricos e de consumo alimentar de macro e micronutrientes de 541 indivíduos adultos, de ambos os sexos, frequentados do ambulatório de nutrição do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Foram também coletadas amostras de sangue periférico de todos os participantes, para análises de parâmetros bioquímicos e extração de DNA, para posterior genotipagem do polimorfismo investigado. Todos os indivíduos incluídos no estudo assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Os resultados dos testes de interação entre o polimorfismo rs1042714 o consumo de micronutrientes indicaram que, em indivíduos portadores do genótipo GG, o aumento do consumo de calciferol está associado com uma diminuição nos níveis de colesterol LDL e na medida da circunferência de cintura. Da mesma forma, nesses indivíduos, o aumento do consumo de sódio está associado com uma diminuição do colesterol LDL. Esses efeitos não foram observados para os indivíduos portadores do alelo C (CC+CG). Conclusão: Nossos achados indicam um possível efeito benéfico do consumo de calciferol e cálcio nos níveis de colesterol LDL e do consumo de calciferol na circunferência da cintura, em indivíduos eutróficos portadores do genótipo GG do polimorfismo rs10422714 do gene ADR2B. Esses resultados, no entanto, são preliminares e estudos que avaliem os mecanismos fisiológicos envolvidos são necessários para conclusões mais robustas.

Obesity is a public health problem and it is associated with several chronic diseases. The causes are multifactorial, involving interactions between several genetic and environmental factors. The β-2 adrenergic receptor (ADRB2) plays an important role in energy homeostasis regulation, acting on the control of glycogen breakdown and mobilization of lipids, through the activation of lipolysis. The gene encoding this receptor, the ADRB2, has many genetic variants, being the polymorphism rs1042714 one of the most investigated in obesity-related phenotypes, in different populations. Objective: The main objective of this study was to investigate if there is an interaction between the rs1042714 polymorphism of the gene ADRB2 with dietary intake, and if this interaction influences the anthropometric and biochemical parameters of a sample of adults. Methodology: Anthropometric parameters and macro and micronutrients food intake were evaluated in a sample of 541 adults, of both sexes, attended on the nutrition outpatient at the University Center UNIVATES. Blood samples from all participants were also collected, for biochemical analysis and DNA extraction, for subsequent genotyping. All subjects included in the study signed an informed consent form. Results: The results of the interaction tests between the polymorphism rs1042714 and the intake of micronutrients indicated that, in patients with the GG genotype, the increase in calciferol intake is associated with a decrease in LDL cholesterol levels and the measured waist circumference. Similarly, in those individuals, the increase in sodium intake is associated with a decrease in LDL cholesterol. These effects were not observed for individuals carrying the C allele (CC + CG). Conclusion: Our findings indicate a possible beneficial effect of the intake of calciferol and sodium in LDL cholesterol levels and waist circumference, in normal weight individuals carrying the GG genotype of rs10422714 polymorphism of the ADR2B gene. These results, however, are preliminary and studies evaluating the physiological mechanisms involved in this process are required for more robust conclusions.
ADRB2; Polimorfismo; Rs1042714; Obesidade
Citação
SILVEIRA, Janaína Da. Efeitos da interação entre o polimorfismo rs1042714 do gene ADRB2 o consumo alimentar de micronutrientes sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos em uma amostra de indivíduos adultos. 2016. Dissertação (Mestrado) – Curso de Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 fev. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1074.
Coleções