Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
As atividades práticas são uma forma educativa que estimula a criatividade, a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes. O educador é ativamente participativo como estimulador e mediador do processo, promovendo situações de aproximação à crítica do aluno com a realidade. Esta monografia visou avaliar se o uso de Atividades Práticas promove um melhor desempenho na aprendizagem do conteúdo de Misturas, em turmas de 8a série (9o ano) de uma Escola Pública Estadual da cidade de Lajeado-RS. Este estudo quali-quantitativo comparou o desenvolvimento da aprendizagem sobre Misturas dos alunos submetidos inicialmente a uma metodologia mais tradicional, através da prática de leitura de textos e aplicação de questionários de fixação e no momento seguinte utilizou-se uma metodologia mais fundamentada no construtivismo, através da aplicação de uma atividade prática. O levantamento dos dados foi feito por meio da média dos resultados de testes aplicados nos alunos sobre o conteúdo trabalhado, antes e após a aplicação da atividade prática. A pesquisa revelou que a atividade prática, trabalhada em conjunto com a teoria, propicia uma aprendizagem mais significativa, bem como estimula o aluno a realizar tarefas, a ser mais ativo e autônomo durantes as atividades em sala de aula.
Atividades práticas; Ensino de Misturas; Aula de ciências
Citação
CARDOSO, Fabíola De Souza. O uso de atividades práticas no ensino de ciências: na busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem. 2014. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/380.