Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A hipersensibilidade dentinária é um problema comum e de alto impacto na qualidade de vida. O diagnóstico preciso é imprescindível para a indicação adequada do tratamento a ser utilizado para a hipersensibilidade dentinária. Atualmente, existem técnicas e alternativas terapêuticas preconizadas para o tratamento da hipersensibilidade dentinária, havendo inclusive a associação de métodos terapêuticos como os de ação neural e posteriormente os de ação oclusiva. Dessa forma, será possível realizar a despolarização das terminações nervosas aliviando a sintomatologia dolorosa através da ação neural, e os procedimentos restauradores como obliteradores dos túbulos dentinários em sua ação oclusiva. Com a associação das técnicas, é possível alcançar um prognóstico positivo e proporcionar alívio imediato da sintomatologia. Há uma dúvida com relação ao resultado destas terapias ao longo do tempo. Objetivo: Identificar os tratamentos existentes para hipersensibilidade dentinária e o seu prognóstico a longo prazo. Metodologia: Foram utilizadas duas bases de dados eletrônicas para a busca da literatura existente: PubMed e Lilacs, com a utilização dos termos “hipersensibilidade dentinária”, “tratamento” e “longo prazo” nos idiomas inglês e português. Realizou-se a inclusão de artigos elegíveis pela leitura do título e resumo, e após leitura na íntegra dos artigos incluídos, procedeu-se com a exclusão dos artigos não relevantes. Resultados: Em um total de 66 artigos encontrados nas duas bases de dados utilizadas, foram removidos artigos em duplicata, com ausência de resumo ou texto indisponível na íntegra, estudo in vitro e incoerência à pergunta de pesquisa, resultando em 7 estudos elegíveis incluídos na pesquisa. Conclusão: Há uma escassez de estudos longitudinais e acompanhamento periódico acerca do tratamento e possíveis recidivas da hipersensibilidade dentinária, fator resultante em seus prognósticos variáveis. Palavras-chave: hipersensibilidade dentinária; tratamento; prognóstico.

Dentin hypersensitivity is a common problem with a high impact on quality of life. Accurate diagnosis helps to indicate the appropriate treatment to be used for dentin hypersensitivity. Currently, there are techniques and therapeutic alternatives recommended for the treatment of dentin hypersensitivity, including a combination of treatments such as those with neural action and, later, methods with occlusive action. In this way, it will be possible to perform depolarization of nerve endings, alleviating painful symptoms through neural action, and restorative procedures as obliterators of dentinal tubules in their occlusive action. With the combination of techniques, it is possible to achieve a positive prognosis and provide immediate relief of symptoms. There is a question regarding the outcome of these therapies over time. Objective: To identify existing treatments for dentin hypersensitivity and their long-term prognosis. Methodology: Two electronic databases were used to search the existing literature: PubMed and Lilacs, using the terms “dentin hypersensitivity”, “treatment” and “long term” in English and Portuguese. The inclusion of eligible articles was carried out by reading the title and abstract, and after reading the articles in full, proceeded with the exclusion of non-relevant articles. Results: In a total of 66 articles found in the two databases used, duplicate articles were removed, with no abstract or unavailable text in full, in vitro study and inconsistency to the research question, had in 7 eligible studies included in the research. Conclusion: There is a shortage of longitudinal studies and periodic follow-up regarding the treatment and possible relapses of dentin hypersensitivity, a factor resulting in its determining factors. Keywords: dentine hypersensitivity; treatment; prognosis.
Palavras-chave
Hipersensibilidade dentinária; Dentin Hypersensitivity; Tratamento; Treatment; Longo prazo; Long term
Citação
CASAGRANDE, Bibiana. Hipersensibilidade dentinária: uma revisão integrativa sobre terapias e resultados longitudinais. 2023. Monografia (Graduação em Odontologia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3698.
Coleções