Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
A evolução tecnológica do século XXI trouxe mudanças significativas na comunicação, desafiando meios tradicionais como televisão e rádio a adaptarem-se para manter sua relevância em um cenário oposto ao de sua origem. Nesse contexto, a publicidade tornou-se crucial para destacar-se tanto no âmbito midiático quanto no mercadológico. O presente trabalho teve como objeto de estudo o programa Bola nas Costas, exibido na Rádio Atlântida. Como problema de pesquisa, verificar de que forma as marcas são exibidas dentro do programa. O objetivo geral foi verificar as possibilidades usadas para anunciar no programa. Especificamente, buscamos mapear o aproveitamento comercial do programa, descrever o conteúdo das peças publicitárias e classificar as ações publicitárias dentro do conteúdo editorial para, também, propor um ajuste no aproveitamento comercial, que seja capaz de contemplar e aprimorar a sua exibição no Youtube. A metodologia adotada pela pesquisa foi a qualitativa, desenvolvida através de uma abordagem bibliográfica e documental com uma amostra não probabilística. Como resultado, identificamos a necessidade constante de atualizações nos meios de comunicação, especialmente em um contexto de rápida mudança. Também foi identificado que existem diversas opções para a publicidade no programa e diversas possibilidades de inserções no mesmo. Também se sugere melhorias, considerando que o programa atualmente tem o rádio como foco principal, utilizando a transmissão online como recurso audiovisual adicional.
Rádio; Meio publicitário; Aproveitamentos comerciais; Bola nas Costas
Citação
PELEGRINI, João Augusto. O rádio como meio publicitário: um estudo sobre aproveitamentos comerciais no programa Bola nas Costas da Rádio Atlântida. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4101.