Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Este estudo objetivou identificar os desafios e oportunidades na implementação de métodos ágeis em pequenas e médias empresas. A metodologia envolveu pesquisa exploratória, qualitativa, sendo realizada pesquisa de campo por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas por meio do Google Meet e gravadas para posterior degravação para análise. Foram entrevistados gestores de pequenas e médias empresas das cidades de Lajeado, Porto Alegre e Caxias do Sul que participaram da implementação ou já implementaram métodos ágeis no decorrer de suas experiências profissionais. A análise de dados envolveu a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que as pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil precisam adotar estratégias ágeis para se adaptarem ao cenário dinâmico contemporâneo e, embora a implementação do agile apresente desafios, como sair da zona de conforto e promover um ambiente colaborativo, os benefícios incluem a satisfação de clientes e colaboradores. Ainda, identificou-se que os principais obstáculos residiam na esfera humana, demandando mudanças culturais e comunicacionais, já que as pessoas são fundamentais na implementação dos métodos ágeis, destacando a relevância da interação sobre processos e ferramentas. Quanto às ferramentas, os sistemas mencionados pelos entrevistados foram o Scrum e o Kanban, enquanto o Lean Startup não teve destaque, embora ferramentas como análise SWOT e Canvas tenham sido reconhecidas como complementares. Os desafios comunicacionais e culturais exigem o apoio executivo e um processo comunicativo transparente e frequente. Ademais, os erros mais comuns na adoção do agile envolvem a falta de planejamento estratégico prévio e a deficiência na sincronia e comunicação. Contudo, os benefícios incluem a antecipação das etapas dos produtos aos clientes, permitindo feedbacks e ajustes mais ágeis. Por fim, as PMEs precisam adotar a agilidade como cultura organizacional, especialmente frente à ascensão da inteligência artificial. A adoção do agile pode propiciar negócios mais eficazes, rápidos e promover a satisfação de todas as partes envolvidas no ecossistema empresarial.
ferramentas agile; pequenas e médias empresas; implantação
Citação
BRANDÃO, Ítalo Capelão. DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA ADOÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS: UM ESTUDO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/4142.