Carregando...
Título do periódico
Título do Volume
Resumo
Considera-se que as ações humanas interferem diretamente na natureza, pois, enquanto possibilitam o conforto, a segurança e o abrigo, também provocam a destruição do ambiente. No que se refere à construção civil, os impactos estão na extração de matéria-prima, no consumo de energia, na geração de resíduos, sobretudo pelo fato de muitas vezes serem descartados de maneira equivocada acarretando problemas ambientais e sociais. A pesquisa identificou em que medida a conscientização ambiental sustentável tem sido abordada em Cursos FIC de Infraestrutura (Construção Civil) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), sendo este seu objetivo principal, tendo como base a legislação e uma análise empírica que utilizou como amostragem dois Institutos Federais (IFs) e duas Escolas do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) dos municípios de Pelotas e Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Usando uma metodologia de cunho qualiquantitativa, dentro de um método indutivo e como procedimentos metodológicos foram utilizados revisão bibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo com sete professores e quinze estudantes, com entrevistas e questionários. Constatou-se como resultados que: os projetos pedagógicos dos cursos são deficitários no que tange aos aspectos de formação pessoal e ambiental e que os estudantes não receberam uma satisfatória formação cidadã junto com a capacitação técnica no que se refere à conscientização ambiental sustentável. O aspecto humano, através da educação ambiental, de conhecimentos sociais, políticos, econômicos, ambientais e de sustentabilidade não estiveram suficientemente presentes nos cursos estudados.

Human actions are considered to interfere directly with nature, because, while enabling comfort, safety and shelter, also causes the destruction of the environment. Regarding to civil construction, the impacts are in the extraction of raw materials, energy consumption, residue generation, and above all, for the fact that many times they are discarded in the wrong way causing environmental and social issues. The research identified which way the sustainable environment awareness has been approached in the FIC Courses of Infrastructure (Civil Construction), of the National Access to Technical Education and Employment Program (Pronatec), this being its main goal, based on the legislation and a field research where two Federal Institutes (IFs) and two Schools of the National Industrial Learning System (SENAI) were selected by sampling, in the cities of Pelotas and Passo Fundo, in Rio Grande do Sul. Using qualitative and quantitative methodology inside an inductive method and, as methodologic procedures, were used bibliographic review, document analysis and field research with interviews and questionnaires of seven teachers and fifteen students. As a result, it was verified that the pedagogical projects of the courses are deficient concerning to personal and environmental qualification aspects, as well as the students did not receive a satisfactory citizen formation along with technical capacity regarding to sustainable environment awareness. The human aspect, through environmental education, and social, political, economical, environmental and sustainability knowledge were not sufficiently present in the studied courses.
Palavras-chave
Pronatec; Cursos FIC; Construção civil; Problemas ambientais; FIC Courses; Civil Construction; Environmental issues
Citação
POUEY, João Francisco Fernandes. Qualificação profissional e formação cidadã: estudo de caso em cursos FIC do PRONATEC envolvendo aspectos ambientais. 2017. Tese (Doutorado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 13 jul. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3313.