Pós-graduação Univates

Como fazer mestrado e doutorado na Univates?

6 set 2023

Quer saber como fazer mestrado ou doutorado na Univates? Então leia nosso post, que traz um passo a passo superinformativo de como ingressar em um de nossos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu. Confira!

Como se tornar pesquisador no Brasil?

Saiba como fazer mestrado e doutorado na Univates.
Foto: Divulgação Univates/Tuane Eggers

Recapitulando…

Antes de mais nada, saiba quais são os programas de mestrado da Univates: Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, Ensino de Ciências Exatas, Biotecnologia e Ciências Médicas.

Já os programas de doutorado são os seguintes: Ambiente e Desenvolvimento, Ensino, Ensino de Ciências Exatas e Biotecnologia. Com tantas opções assim, fica até difícil escolher o que fazer primeiro, não é?

Diferenças entre mestrado e doutorado

Passo 1: Inscrição

Agora que você já escolheu o programa de mestrado ou de doutorado que mais tem a ver com seus interesses, é hora de descobrir como fazer sua inscrição para participar do processo seletivo.

As inscrições para mestrados e doutorados devem ser realizadas pela internet, na página dos programas. É importante ficar atento às datas de abertura dos editais e aos períodos de inscrições de cada PPG, visto que ambos os processos iniciam ao mesmo tempo. Vale ressaltar que o prazo para se inscrever em cada um dos cursos pode variar.

Pesquisa e inovação: qual a importância da ciência para a comunidade?

Passo 2: Fases do processo seletivo

Depois de inscritos, os candidatos podem passar por um processo seletivo composto de fases como análise do currículo Lattes, entrevista e avaliação do pré-projeto de tese (para interessados em ingressar nos doutorados). Vamos entender melhor como funcionam duas dessas etapas?

Análise do currículo Lattes

A análise do currículo Lattes feita pela Univates leva em conta critérios como, por exemplo, participação em projetos de pesquisa, extensão, tecnológico, apoio técnico ou ensino, experiência profissional, nível de formação e publicação de artigos, resumos ou livros. Para cada um desses itens, a comissão avaliadora atribui uma pontuação específica.

Entrevista

A entrevista com os candidatos ocorre por videochamada. Por isso, é importante você ter uma boa conexão com a internet e utilizar fones de ouvido com microfone. Uma ótima ideia é testar os equipamentos com antecedência para não haver imprevistos. Como as entrevistas sempre seguem o horário de Brasília, é importante prestar atenção ao fuso horário.

Na entrevista, fale sobre sua carta de intenção, enfatizando sua experiência acadêmica e profissional. A comissão de avaliação da Univates também pode pedir para você explicar as expectativas que tem em relação ao mestrado ou doutorado ao qual está se candidatando.

O que é uma carta de intenção? Ao escrever uma carta de intenção, é necessário relatar os motivos pelos quais você deseja ingressar em um mestrado ou doutorado. A Univates disponibiliza um modelo de carta de intenção, que deve ser enviado junto com outros documentos por e-mail, e orienta os candidatos a citarem suas expectativas em relação aos programas e ao tema de interesse para aprofundamento de estudos e pesquisas.

Passo 3: Divulgação da lista de candidatos classificados

A lista de candidatos classificados para os mestrados e doutorados é divulgada no site de cada PPG, conforme informado no cronograma do edital de seleção de alunos. Assim, recomendamos que você acesse regularmente a página do programa no qual pretende ingressar, pois é lá que os resultados serão publicados.

Passo 4: Matrícula

O momento da matrícula é, com certeza, o mais aguardado por quem deseja ingressar em um mestrado ou doutorado aqui da Univates. Se classificado, você receberá um e-mail para confirmar seu interesse na realização da matrícula.

O processo de matrícula é simples: basta responder ao e-mail informando seu interesse para garantir sua vaga no curso, aguardar o recebimento do seu contrato educacional e assiná-lo de forma digital.

Quais as vantagens de cursar pós-graduação em regime intensivo?

Quer saber mais sobre como funcionam os mestrados e doutorados da Uni? Então fique de olho em nosso blog, pois vamos postar muitas matérias com informações valiosíssimas a respeito de nossos programas. Não perca!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades