Univates

Jornalismo: descubra como funciona uma emissora de rádio!

18 mar 2024 Leitura: 8 min

Jornalismo: descubra como funciona uma emissora de rádio!
Saiba como as músicas e as notícias chegam até você diariamente

Jornalismo: descubra como funciona uma emissora de rádio! Você já se perguntou  o que acontece antes de as músicas e as notícias veiculadas pelo rádio chegarem aos seus ouvidos todos os dias? Para esclarecer dúvidas como essa, elaboramos um post que explica o que rola nos bastidores do universo radiofônico. Continue conosco para conhecer os segredos por trás das ondas sonoras que embalam sua rotina. 🎶🎙️📻

Quem trabalha em uma emissora de rádio?

O trabalho em uma emissora de rádio é realizado por uma equipe diversificada, composta por locutores, produtores, técnicos de som e jornalistas. Esses profissionais desempenham papéis importantíssimos, já que são responsáveis por garantir a qualidade da programação que vai ao ar e por manter os ouvintes informados e entretidos.

Os locutores apresentam as músicas, anunciam os intervalos comerciais e fornecem informações sobre os eventos e as promoções da emissora de rádio. Dessa forma, os produtores, ajudam a planejar e organizar os programas, coordenando a logística das gravações e as transmissões ao vivo. Os técnicos de som operam os equipamentos de áudio, ajustando o volume e a qualidade do som durante as transmissões. Além disso, também realizam manutenções preventivas e/ou corretivas nos aparelhos para garantir que funcionem corretamente.

Assim, as notícias que você ouve no rádio são apuradas pelos jornalistas, que investigam os acontecimentos, entrevistam fontes relevantes e escrevem as matérias.

Além disso, esses profissionais também são responsáveis por verificar a veracidade das informações antes de divulgá-las, assegurando a credibilidade do conteúdo apresentando.

Será que você gostaria de ser um comunicador?

Dicionário do radiojornalismo: conheça os termos mais utilizados

Os jornalistas que trabalham em uma emissora de rádio comunicam-se por meio de uma linguagem própria e, às vezes, até engraçada. Abaixo, listamos os termos mais utilizados por esses profissionais no dia a dia:

• Pauta: assunto ou tema que será abordado em uma matéria ou programa;
  • Boletim: segmento curto de notícias ou informações transmitido em horários determinados;
  • Sonora: trecho de áudio que contém a voz de uma fonte ou entrevistado;
  • Chamada: anúncio curto que antecede um programa ou reportagem que será transmitido em breve;
  • Cabeça: título ou chamada que introduz uma matéria;
  • Spot: anúncio comercial curto transmitido no decorrer da programação;
  • Vinheta: música curta ou jingle usado para identificar um programa, seção ou intervalo;
  • Jingle: canção curta e cativante, frequentemente com um refrão pegajoso, usada para promover produtos, marcas ou serviços;
  • Microfone aberto: situação em que o áudio de um microfone está ativo e pode captar sons, mesmo que de forma não intencional;
  • Ruído de fundo: sons ambientes ou interferências indesejadas que podem prejudicar a qualidade do áudio.

A sua sintonia move a nossa trilha: conheça a Rádio Univates FM 95.1

A Rádio Univates FM 95.1 foi criada para gerar e difundir conhecimento para o Vale do Taquari e outras regiões. Dessa forma, a emissora universitária apresenta uma programação musical eclética e alternativa, que consegue agradar até mesmo os ouvintes mais exigentes. O espaço também serve como um local de aprendizagem, já que oferece oportunidades de formação prática para os estudantes do curso de Jornalismo.

A Rádio Univates fica no ar 24 horas por dia. Assim, os ouvintes podem sintonizá-la a qualquer momento e curtir as músicas e os programas que estão em alta. Com uma equipe supercompetente e apaixonada pelo que faz, a emissora busca sempre trazer conteúdos relevantes e atualizados para o público.

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo da Univates

O curso de Jornalismo da Univates é presencial, ocorre no turno da noite e tem duração de quatro anos. Assim, durante a graduação, você vai aprender a se expressar em diferentes plataformas e linguagens para produzir conteúdo de credibilidade para a sociedade.

Ao cursar disciplinas como Fundamentos da Linguagem Jornalística Radiofônica e Projeto Audiofônico de Comunicação, você vai desenvolver todas as habilidades necessárias para trabalhar em uma rádio. Além disso, terá a oportunidade de explorar técnicas de produção, edição e locução específicas para o meio radiofônico, aprendendo a transmitir informações de maneira clara e objetiva.

Além da rádio Univates, existem outros espaços nos quais você poderá vivenciar experiências práticas e aplicar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Jornalismo. Conheça alguns deles:

Fim

O mundo do rádio é fascinante e repleto de possibilidades para quem deseja fazer parte desse universo. Por isso, é claro que, para não deixar nenhuma boa oportunidade escapar, é necessário estar preparado. Aqui na Univates, podemos ajudar você a se tornar um jornalista qualificado e capacitado para enfrentar qualquer desafio. Queremos escrever sua história para que, no futuro, você consiga dar voz às histórias de outras pessoas. Venha estudar com a gente! 🗣️💙

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades