Saiba O Que Você Precisa Avaliar Na Hora De Escolher O Curso De Graduação Ideal

3 jun 2022

Chegou no terceirão, está vendo o vestibular batendo na porta e ainda não sabe qual curso de graduação escolher? Pode parecer uma situação bem assustadora agora, mas calma! A gente preparou esse material exatamente para te ajudar com isso.

Escolher o que fazer na faculdade é uma decisão realmente grande e, por isso, quanto mais você avaliar com cuidado e pensar bem sobre as suas opções, melhor.

Segue lendo aqui que você vai entender exatamente o que precisa fazer!

Passo a passo para escolher seu curso de graduação ideal

Chega de dúvidas! No final desse passo a passo, avaliar suas opções de curso de graduação vai ficar muito mais fácil. Confira:

1. Entenda bem as áreas de conhecimento que você gosta e, também, as que você não gosta

Se você é aquele tipo de pessoa que não gosta de estudar exatas, provavelmente cursos dessa área não vão constar na sua lista de opção. Mas você sabia que existem cursos de outras áreas que podem ter algumas matérias de exatas e vice e versa?

Por isso, é importante ter isso bem delimitado. Alguns cursos de ciências sociais, por exemplo, têm estatística na grade e, se você realmente não gosta de matemática, pode ser um motivo para não escolher esse caminho.

2. Confira as grades curriculares dos cursos que te interessam

Como falamos no passo anterior, muitas vezes alguns cursos contam com “surpresinhas” na grade curricular. Assim, checar as matérias pode te salvar de muitas dores de cabeça. Além disso, você também fica sabendo:

• a carga horária em mais detalhes;
  • o foco de ensino da universidade que você está pesquisando e se isso está alinhado com o que você quer;
  • se o curso realmente tem a ver com o seu perfil profissional.

Essa informação normalmente é bem fácil de encontrar nos sites das faculdades!

3. Conheça muito bem a sua universidade de escolha

Além de achar que a matéria de um curso pode ser bastante interessante, também é essencial entender se a faculdade em que essa formação é ministrada oferece o que você busca e precisa.

Alguns critérios importantes para a escolha podem ser:

• a existência de boas bibliotecas;
  • oportunidades de intercâmbio;
  • a experiência do campus, com espaços para socialização;
  • a ponte que a universidade faz com o mercado de trabalho;
  • e muito mais!

E ainda existem universidades que contam com todos esses critérios e mais! A Univates, considerada a universidade privada com a melhor graduação do Brasil no ano de 2021, tem a biblioteca mais moderna do país, um campus deslumbrante, convênios com instituições internacionais, programas de carreira e várias outras vantagens para os seus estudantes.

Se você quer uma faculdade que te dê a melhor experiência no seu curso de graduação ideal, vem entender por que escolher a Univates!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades