Estudos Pós-graduação

Pesquisa e inovação: qual a importância da ciência para a comunidade?

25 jan 2023

A produção científica, por meio de iniciativas de pesquisa e inovação em universidades e demais instituições, é um dos pilares do desenvolvimento e da construção da soberania nacional. Tais elementos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e oferecer novas oportunidades à população.

Neste artigo vamos discutir a importância da ciência para toda a comunidade e seus efeitos!

Pesquisa e inovação abrem portas para a criatividade

Para universitários e estudantes do Ensino Médio que pretendem ingressar em um curso superior, pensar em oportunidades e caminhos de carreira é inevitável e, muitas vezes, difícil — várias pessoas ainda não sabem o que desejam fazer.

Graças à pesquisa e à inovação, os jovens têm a oportunidade de explorar suas ideias e potenciais. Isso pode ser feito em incubadoras tecnológicas ou projetos de pesquisa.

Benefícios da ciência para a comunidade

Além de criar oportunidades de emprego e fomentar o empreendedorismo, iniciativas ligadas ao desenvolvimento trazem benefícios para todas as pessoas. Esse efeito é conhecido como o impacto social da ciência.

Em larga escala, um país com grande desenvolvimento científico pode alcançar a soberania nacional — ou seja, ser autônomo e independente, atendendo às suas próprias necessidades.

Outro exemplo que pode tomar grande proporção são as ações voltadas ao meio ambiente. Encontrar novas formas de preservação ambiental influencia diretamente nos efeitos da mudança climática.

Ainda, diversos outros efeitos podem ser observados na comunidade mais próxima de você. Por exemplo, avanços tecnológicos no sistema de esgoto deixam as cidades mais limpas e impedem que a população entre em contato com elementos potencialmente tóxicos, o que indiretamente diminui problemas de saúde e com pragas, como ratos e baratas.

Algumas iniciativas de pesquisa e inovação também são capazes de atualizar tecnologias já existentes, tornando-as mais eficazes e/ou baratas. Isso amplia seu efeito e sua acessibilidade — o que pode ser crucial, como o desenvolvimento de aparelhos medidores de glicose para pessoas com diabetes.

Por esse motivo, a Univates é uma universidade comprometida com a ciência e incentiva o envolvimento de seus alunos com a comunidade, por meio de projetos de pesquisa, ações de empreendedorismo social e um portal completo voltado à inovação.

Conheça a Univates e faça parte de uma instituição focada no desenvolvimento científico.

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades