Univates

Por que fazer voluntariado?

29 nov 2023 Leitura: 5 min

Por que fazer voluntariado? É fato que a solidariedade é a chave para a construção de um mundo melhor. Assim sendo, devemos exercê-la sempre que possível. Lendo o post de hoje, você vai conhecer os benefícios do trabalho voluntário para o seu bem-estar pessoal e o impacto positivo nas comunidades. Veja como dedicar parte do seu tempo e dos seus talentos a causas ou projetos sociais pode ajudar a transformar a sociedade! 🌎🚀

O que é voluntariado?

O voluntariado é uma prática que envolve a doação voluntária de tempo e habilidades para causas ou projetos sociais. Essa forma de contribuição ajuda a criar impactos positivos nas comunidades, já que fortalece os laços sociais, promove a inclusão e estimula a cooperação. Além disso, também proporciona uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal.

Ao colaborar de maneira direta com causas ou projetos, os voluntários têm a chance de compreender as necessidades específicas das pessoas e organizações envolvidas. Assim, eles podem adaptar suas ações de forma mais precisa e eficaz, direcionando seus esforços para atender às demandas reais das comunidades. É por meio dessa abordagem que o voluntariado contribui para transformações duradouras e significativas nas sociedades.

Quais os benefícios de ser voluntário?

Sendo voluntário, você vai desfrutar de uma série de benefícios, incluindo:

• Satisfação pessoal: a sensação de contribuir para uma causa maior e fazer a diferença na vida das pessoas proporciona sentimentos inexplicáveis de realização e gratidão. O coração fica quentinho e inundado de alegria!
  • Desenvolvimento da empatia: Trabalhar em prol de causas diversas ajuda a desenvolver a empatia, isto é, a capacidade de compreender os sentimentos das outras pessoas.
  • Oportunidades de aprendizado: você terá a chance de adquirir novas habilidades e conhecimentos, muitas vezes em áreas que talvez não estejam diretamente ligadas à sua futura profissão. Dessa forma, poderá desenvolver uma visão mais abrangente e inovadora sobre desafios e soluções.
  • Construção de relacionamentos duradouros: sabe por que o voluntariado é um meio poderoso para a construção de relacionamentos? É que, ao compartilhar experiências e desafios com outros voluntários, você provavelmente vai acabar criando relações de amizade e confiança com eles.
  • Melhora da saúde mental: foi comprovado que se engajar em atividades voluntárias ajuda a elevar o bem-estar emocional e diminuir o estresse. Portanto, se você deseja fortalecer sua saúde mental, o voluntariado pode ser uma ótima escolha.

Como funciona o voluntariado na Univates?

Aqui na Uni, os estudantes podem se envolver como voluntários em diversos projetos de extensão. A professora dos cursos da área de Ciências da Vida Magali Quevedo Grave e a acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Bárbara Delazeri falam mais sobre essas iniciativas no 21º episódio da segunda temporada do podcast Desenrola Aí. Dê play para ouvi-lo!

Também escrevemos um post no qual destacamos quatro projetos de extensão incríveis da Univates. Quer saber mais sobre eles? Então clique aqui para ler o conteúdo que preparamos para você.

Vimos que, além de impactar positivamente as comunidades, o voluntariado também transforma a vida das pessoas que o praticam. Se você ainda não é voluntário, pode começar a sê-lo aqui na Univates. Partiu? Teremos prazer em guiá-lo nessa jornada enriquecedora, oferecendo diversas oportunidades para você fazer a diferença. Junte-se a nós para construir um mundo mais solidário, onde cada ação conta muito! 👏🥰

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades