Estudos Pós-graduação

Pós-graduação: como ter foco nos estudos?

24 jul 2023

Parabéns, você foi selecionado para cursar o mestrado ou o doutorado que tanto queria! Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essa oportunidade de ouro, preparamos um post com quatro dicas de como ter foco nos estudos da pós-graduação. Siga nossas sugestões para organizar suas tarefas e se dar bem!

Como ser pesquisador no Brasil?

Diferenças entre mestrado e doutorado

Saiba como ter foco nos estudos da pós-graduação.
Foto: Divulgação/Pexels

1) Dica nº 1: Evite a procrastinação e não deixe tudo para a última hora

Não há como afirmar o contrário: o ritmo do mestrado e do doutorado é intenso. Estabelecer uma rotina de estudos adequada é necessário para dar conta de todas as atividades desse tipo de pós-graduação. Por isso, você deve ter foco, evitando procrastinar e deixar tudo para a última hora. Por exemplo: se seu orientador lhe pedir para ler um livro até determinada data, tente cumprir a tarefa antes do prazo acabar.

Realizando as tarefas com antecedência, é possível evitar o acúmulo de atividades, que sabemos que pode ser uma grande dor de cabeça para os estudantes. Se você sentir que precisa de ajuda para se organizar, não deixe de conferir como montar um cronograma de estudos e aumentar seu desempenho acadêmico.

2) Dica nº 2: Use a tecnologia a seu favor na hora de estudar

Você é o tipo de pessoa que vive com o celular na mão e não consegue ficar muito tempo longe do telefone? Então saiba que não vamos julgá-lo, afinal de contas, se utilizado do jeito certo, o smartphone até pode ajudar a otimizar sua rotina de estudos. Atualmente, existem muitos aplicativos que auxiliam os estudantes a manterem o foco na hora de realizar tarefas de pós-graduação. Citamos dois deles a seguir.

• Forest: o Forest permite que você utilize timers ou cronômetros para acompanhar seu tempo de estudo e de pausas. Ah, e veja só que legal: todas as vezes em que os usuários do app batem suas metas, uma árvore virtual é plantada. Estudar é ótimo, mas estudar preservando o meio ambiente é melhor ainda!
  • Anki: o Anki é um app por meio do qual você pode criar flashcards, pequenos cartões que servem para testar a memória. Esse método de estudo promove o aprendizado ativo e também contribui para reforçar a retenção de informações em longo prazo. Tudo de bom, não é mesmo?

Como dissemos anteriormente, o que não faltam são ferramentas virtuais para ajudar a manter a concentração na hora de estudar. Clique aqui e aqui para conhecer mais apps úteis e incríveis.

3) Dica nº 3: Participe das reuniões com seu orientador

No decorrer do mestrado ou do doutorado, é necessário estabelecer uma boa comunicação com o orientador para garantir que a pesquisa saia conforme o planejado. Assim, é importante conversar regularmente com ele e comparecer a todos os encontros de orientação que forem marcados. Nessas reuniões, aproveite para fazer contribuições e tirar dúvidas. Nunca se esqueça de que, quanto mais domínio você tiver sobre seu objeto de estudo, maiores serão as chances de seu trabalho atingir os objetivos aos quais se propõe.

4) Dica nº 4: Ouça o que seu orientador tem a dizer

Ah, já que mencionamos o orientador, vale ressaltar que ele é a pessoa mais capacitada para conduzir a realização da sua pesquisa. Ouvindo e considerando as opiniões do professor, é possível evitar erros que podem atrapalhar o andamento da dissertação ou da tese. É claro que você também deve expor suas ideias, afinal, o trabalho é seu, mas é importante manter-se aberto às sugestões que forem dadas. Lembre-se de que o orientador tem a experiência necessária para oferecer insights capazes de aprimorar seus estudos.

Quer saber mais sobre como funcionam os mestrados e doutorados da Uni? Então fique de olho em nosso blog, pois vamos postar muitas matérias com informações valiosíssimas a respeito de nossos programas. Não perca!

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades