Carreira Estudos

Como uma graduação pode fazer diferença na minha carreira profissional?

9 maio 2022

Pesquisas realizadas pelo Portal de Notícias da Globo, o G1, comprovam: ter uma graduação pode fazer diferença na sua carreira profissional. De acordo com dados divulgados pelo site, trabalhadores com ensino superior completo recebem quase seis vezes mais do que brasileiros que não frequentaram a universidade. Hoje em dia, a construção de uma trajetória de sucesso depende exclusivamente do quanto você está disposto a buscar atualizações constantes dentro da área de formação que escolher (nem adianta clamar pela vinda de fadinhas que solucionam perrengues de forma instantânea, pois elas têm permissão somente para modificar vidas de príncipes e princesas, ok? São regras lá do Mundo Encantado, oras!). Como (ainda) não podemos resolver seus problemas usando mágica, decidimos compilar uma série de dicas e informações que certamente irão o ajudar a vislumbrar um futuro repleto de oportunidades. Ingressar numa faculdade ou num curso técnico é o ponto de partida para você, por exemplo, começar a formar uma rede bacana de networking e, por meio dela, conseguir inserir-se no mercado de trabalho. Esqueça a ideia de comprar pó de pirlimpimpim e continue com a gente para descobrir alternativas igualmente capazes de transformar sonhos em realidade.

Unidunitê universitário: qual é a modalidade de ensino superior certa para mim?

O que você queria ser quando crescesse? Provavelmente algumas opções de  carreira já passaram pela sua cabeça, não? Atire o primeiro estetoscópio quem nunca se imaginou vestindo um jaleco todo branquinho, atendendo pacientes e dizendo a eles que tudo ficará bem?

(Foto: Nicole Morás)

Tem gente que pula de alegria ao passar em frente a um tribunal, acreditando que leva jeito para defender causas e bater o malhete (o martelinho do juiz) com total convicção no momento de proferir sentenças. Seja lá quais forem suas ambições profissionais, saiba que existem inúmeras alternativas que oportunizam a conquista do tão sonhado diploma. Abaixo é possível conferir algumas delas.

(Foto: Tuane Eggers)

1) Cursos Superiores de Tecnologia

Não se desespere, pequeno aprendiz: ao ingressar em um curso superior de tecnologia, você não precisará desenvolver itens altamente complexos e sofisticados, como, por exemplo, as vassouras voadoras que a turma de Harry Potter utiliza para passear por aí. Neste contexto em particular, a palavra tecnologia está relacionada ao grau acadêmico de tecnólogo que estampa o diploma de quem conclui o curso.

Estão aptos a matricularem-se nos cursos superiores de tecnologia candidatos que tenham finalizado o ensino médio ou formação equivalente. Essa modalidade de graduação objetiva capacitar especialistas para atender campos específicos do mercado de trabalho. A duração dos cursos é, em média, de três anos, fato que pode fazer diferença na vida de quem conta as horas, os minutos e os segundos para começar a construir uma carreira profissional de sucesso.

As grades curriculares dos cursos superiores de tecnologia estão recheadas de atividades práticas e, ao realizá-las, o aluno coloca a mão na massa e tira as primeiras impressões da futura carreira profissional que o aguarda. Pois é, você já deve ter percebido que não são apenas os estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts que se divertem enquanto estudam para obter seus diplomas… 😉

Foto: Elise Bozzetto

2) Cursos de Graduação: Bacharelados

Ofertados por universidades públicas e privadas, os cursos de bacharelado têm duração média entre três e seis anos. Ao longo da graduação, os estudantes recebem formação generalista e sólida preparação para iniciarem carreiras profissionais como médicos, dentistasadvogadosjornalistasarquitetos… Você provavelmente deve estar se perguntando como escolher entre tantas opções, né? A Pocahontas, uma das princesas da Disney, o aconselha a ouvir o que seu coração diz (e a gente concorda super com ela!).

Foto: Tuane Eggers

Algumas instituições de ensino superior ofertam cursos de bacharelado em duas modalidades: presencial ou a distância (você pode escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo de vida). As pessoas que finalizam esse tipo de graduação recebem um diploma que lhes confere o grau acadêmico de bacharel em alguma área do conhecimento.

3) Cursos de Licenciatura

Os cursos de licenciatura são indicados para quem, depois de concluir a graduação, imagina-se desfrutando de uma carreira profissional como a do Professor Girafales. Talvez você já sinta que seu lugar no mundo é dentro de uma sala de aula, questionando as causas, os motivos, as razões e as circunstâncias da aprendizagem. 

Os cursos de licenciatura seguem a mesma lógica do bacharelado: oferecem noções aprofundadas sobre ramos do conhecimento específicos e possuem duração média entre quatro e cinco anos. A única diferença é que, nessa modalidade de graduação, os estudantes recebem formação voltada ao exercício da docência, para, posteriormente, poderem lecionar para turmas de alunos do jardim de infância, do ensino fundamental e do ensino médio. Quem conclui um curso de licenciatura obtém um diploma que lhe confere o grau acadêmico de licenciado e uma carreira que pode fazer diferença na vida de todos que são transformados pela educação.

Foto: Elise Bozzetto

E num futuro nem tão distante assim…

Às vezes pensar nas coisas que o futuro nos reserva parece difícil, né? Nem mesmo a galera de Os Simpsons (que, diga-se de passagem, já está habituada a fazer algumas previsões bombásticas) consegue vislumbrar o mundo daqui dez ou quinze anos sem sentir um friozinho na barriga típico de incerteza.

Se você frequentar a faculdade e obter um diploma, imaginar o que está por vir a partir de então torna-se uma atividade emocionante, prazerosa e um pouquinho mais certeira. Elaboramos uma listinha com alguns dos inúmeros benefícios que podem fazer diferença na vida pessoal e na carreira profissional de quem é diplomado. Confira:

Foto: Ana Luísa de Mattos Reckziegel

1) trabalhadores com ensino superior completo recebem quase seis vezes mais do que pessoas que não frequentaram a faculdade;

2) a possibilidade de construir uma boa e sólida rede de contatos profissionais aumenta, já que na universidade você será apresentado a professores e colegas que podem o ajudar a conseguir jobs diversos dentro da sua área de formação;

3) o conhecimento adquirido na universidade ultrapassa os âmbitos acadêmico e profissional, sabia? Durante a faculdade, você aprende a lidar com prazos, a administrar novas responsabilidades e a conviver com pessoas que têm pontos de vista diferentes sobre as coisas. Esta é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades que são essenciais também na vida pessoal;

4) quando você conclui a faculdade, pode se especializar fazendo uma pós-graduação para ficar ainda mais expert na carreira que tiver escolhido.

Estude aqui

Você já conhece os benefícios de estudar em nossa Universidade? Segundo dados da avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Univates está entre as dez melhores instituições privadas do Rio Grande do Sul. Isso mesmo! Aqui os estudantes aprendem com um corpo docente altamente qualificado e podem contar com uma infraestrutura de ponta para intercalar momentos de estudo e de relaxamento. 

Faça um tour virtual pela Univates

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3