Estudos Explore

Qual a diferença entre ensino médio e faculdade?

31 jul 2023

Está chegando a hora de deixar a escola para respirar novos ares (os da educação superior, especificamente). Como sabemos que esse é um momento que gera dúvidas e, às vezes, até um friozinho na barriga dos estudantes, resolvemos explicar detalhadamente no post de hoje qual a diferença entre ensino médio e faculdade. Leia nosso conteúdo para se preparar para ingressar na universidade!

Conheça as diferenças entre ensino médio e faculdade.
Foto: Divulgação/Pexels

Entendendo as principais diferenças entre ensino médio e faculdade

A faculdade não é igual ao ensino médio e quase todos os estudantes sabem disso. No entanto, algumas pessoas ainda não têm um conhecimento claro sobre as principais diferenças entre essas duas etapas da educação. Se esse é o seu caso, não se preocupe: vamos esclarecer suas dúvidas já na primeira parte deste post

Logo que ingressam na universidade, os estudantes sentem que vão desfrutar de uma maior autonomia na hora de estudar. Se durante o ensino médio os alunos precisam seguir uma grade com matérias definidas, na faculdade existe a possibilidade de eles escolherem disciplinas eletivas de acordo com seus interesses, por exemplo. Além disso, também há uma mudança significativa na carga horária das aulas, já que, em alguns casos, os estudantes podem determinar a distribuição das disciplinas por semestre.

É claro que, com a conquista da independência, há também as responsabilidades no momento de administrar o próprio aprendizado. Durante a faculdade dificilmente os professores vão ficar insistindo para você estudar para as provas ou entregar os trabalhos (afinal de contas, essa nem é a função deles, concorda?). Estar no ensino superior significa, sobretudo, assumir o controle da sua trajetória acadêmica. Para fazer isso, é necessário ser proativo na busca do conhecimento.

Com que carreira eu vou?

Outra diferença relevante entre o ensino médio e a faculdade é que, na universidade, os alunos são estimulados a buscar o seu lugar no mercado de trabalho. Nesse sentido, a Univates oferece muitas oportunidades para os estudantes vivenciarem a realidade prática de suas futuras profissões e escolherem a carreira que melhor combina com eles.

No curso de Direito, por exemplo, os estudantes têm inúmeras possibilidades de estágios. O legal é que eles podem começar a desenvolver competências profissionais na Clínica de Atendimento Jurídico-Empresarial. O projeto objetiva oportunizar vivência real de atividade jurídica por meio de atendimento às empresas incubadas e instaladas no Tecnovates. Para saber mais sobre a iniciativa, basta clicar aqui.

A galera do curso de Design teve a oportunidade de criar uma identidade visual para uma cerveja alemã. Professores e alunos da graduação desenvolveram um material inspirado em imagens de discos e fotos antigas do auge da Bossa Nova para trazer as cores e as referências da tipografia. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

Atividades para além da sala de aula

Quando você ingressar na faculdade, vai notar que as atividades realizadas pelos alunos ultrapassam os limites da sala de aula. Sabemos que algumas escolas de ensino médio já oferecem experiências complementares aos seus estudantes. No entanto, na universidade elas ocorrem com mais frequência (a todo instante, mesmo!) e fazem o maior sucesso.

Os alunos dos cursos de gestão da Univates, por exemplo, podem participar de imersões na área realizando viagens internacionais! Em 2018, 35 estudantes de Administração de Empresas, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Relações Internacionais e Comércio Exterior estiveram em Montevidéu, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina, para uma viagem de estudos. Confira como foi a experiência do grupo clicando aqui.

A VIDA UNIVERSITÁRIA É INCRÍVEL!

Você deve ter concluído o seguinte após chegar ao fim deste post : a vida universitária é incrível! Sabendo disso, fica muito mais fácil encarar o restante do ensino médio e se preparar para a nova fase que virá, não é?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades