Estudos

Sua mente tem poderes: descubra quais são alguns deles

5 maio 2022

➡ É fato que muitos de nós gostaríamos de ter sido abençoados com as capacidades paranormais de Raven Baxter* (Raven-Symoné, uma linda mulher**, assim como Julia Roberts, é claro) para conseguirmos prever nosso próximo date com o crush futuro. Sem medo de parecermos loucos, arriscamos dizer que, mesmo na pele de uma pessoa comum, você, de maneira inconsciente, já usa habilidades incríveis para viver sua vida com graça e leveza da melhor forma possível. O post de hoje apresenta alguns poderes que são exclusivos apenas da mente humana (Professor Xavier*, o senhor está CHORANDO?!) e que ajudam os indivíduos a enfrentar situações típicas do dia a dia. Veja como o cérebro da gente, reles mortais, também é um pouquinho de outro mundo:

1) É verdade este bilhete: a primeira impressão é mesmo a que fica 👀

Foto: Divulgação/Pexels

No início da década de 1990, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizaram um experimento que provou que a primeira impressão que temos das pessoas é mesmo a que fica (tchau, senhora dignidade, foi um privilégio e também um milagre ter podido passar um tempinho ao seu lado!). Na ocasião, voluntários precisaram dar notas para professores (e agora, José?!) de acordo com características como competência, confiança e honestidade. Os participantes do estudo puderam observar as ações dos mestres em clipes de vídeo que duravam um piscar de olhos meros dois, cinco ou dez segundos.

Surpreendentemente, os resultados do experimento conseguiram prever as avaliações que os alunos fizeram desses professores no final do semestre letivo. As impressões de dois segundos foram mais precisas do que as mais longas. O estudo concluiu que a mente humana tem o poder de “classificar” a personalidade das pessoas baseando-se apenas na linguagem corporal que elas apresentam.

É sexto sentido que fala, não é, Cole Sear (Haley Joel Osment)***?
(Foto: Divulgação/Walt Disney Studios Motion Pictures)

2) Confie no seu subconsciente para tomar decisões complexas 🤔

Foto: Divulgação/Pexels

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nijmegen, na Holanda, teve um resultado chocante: o subconsciente consegue fazer melhores escolhas do que o consciente (é por isso que dormir muito nos torna extremamente sábios #ficaadica). De acordo com o estudo, distrair-se dos problemas que sempre tiram o nosso sono mas nunca a nossa fome pode ser uma solução eficaz, já que, quando damos um chega para lá temporário nas paranoias que criamos com todo amor e carinho do mundo, nosso inconsciente consegue ir além da capacidade da memória ativa no momento de tomarmos decisões importantes.

Bom demais para ser verdade, o estudo causou dividiu opiniões no ambiente acadêmico. Alguns cientistas até tentaram replicá-lo, mas não obtiveram resultados concretos. Ap Dijksterhuis, autor da pesquisa em Nijmegen, segue defendendo a veracidade da sua tese. Até que se prove o contrário, muitos acreditarão no que esse cara de sobrenome impronunciável diz sobre o poder da mente humanaCan I hear an amen****?

3) Conte com o poder da sua mente para identificar sons e imagens antecipadamente 🔮

Pesquisas mostraram que, quando as pessoas esperam que sons ou imagens apareçam, o cérebro é capaz de se adiantar (rapidinho ele!) e gerar sinais antecipados com sensores do córtex. Isso faz com que surpreender a mente humana seja, até mesmo para o todo poderoso James Bond, uma missão impossível.

(Foto: Divulgação/Banco de Imagens)

A habilidade de sempre estar um passo à frente é importante para que você, por exemplo, consiga entender discursos. De acordo com Matt Davis, professor da Universidade de Cambridge, “o cérebro continuamente prevê sons, palavras e significados que os indivíduos estão tentando produzir ou comunicar. Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcula sua importância”. Em linhas gerais: Raven Baxter conseguiu enganar a todos dizendo que era uma vidente raiz.

Foto: Divulgação/Disney Channel

* Raven Baxter (Disney) e o mutante Professor Xavier (Marvel) são dois personagens da ficção que podem prever o futuro e ler mentes, respectivamente.

** Uma Linda Mulher: filme lançado em 1990 e protagonizado pela atriz Julia Roberts.

*** Cole Sear é o protagonista do filme “O Sexto Sentido”, lançado em 1999.

**** Can I hear an amen?: Eu posso ouvir um amém? (traduzido do inglês).

Quer descobrir outros poderes que sua mente tem? 🧠

Ingressando no curso de Psicologia, você terá a chance de estudar o funcionamento da mente humana. Para saber detalhes a respeito dessa graduação da área da saúde, basta dar play no vídeo abaixo:

🎬 Filmes a que todo futuro psicólogo deveria assistir

🎒 Bixo aos 70 anos de idade, Genésio Rockenbach volta às aulas no curso de Psicologia da Univates

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades