Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Postado as 17/01/2024 14:40:51

Por Assessoria de Imprensa Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

A terceira edição do Prêmio Melhores do Biogás está aberta a indicações de candidatos para todas as categorias. O reconhecimento é promovido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), evento realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera). A Universidade do Vale do Taquari - Univates é apoiadora do Fórum.

A iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023. “O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência, dar visibilidade às experiências positivas que temos no biogás, para que se possa replicá-las dentro da cadeia do biogás”, salienta Airton Kunz, pesquisador da Embrapa e coordenador do 6º Fórum.

A primeira etapa de indicações recolhe, de forma on-line, sugestões públicas de candidatos para todas as categorias até o dia 3 de fevereiro. Após a verificação do cumprimento do regulamento e da confirmação da candidatura pelos próprios indicados, uma nova etapa pública, também on-line, devolve a lista ao público para a escolha dos vencedores. A premiação será entregue, no dia 16 de abril de 2024, em cerimônia que integra a programação oficial do Fórum, em Chapecó (SC).

Podem concorrer ao Prêmio Melhores do Biogás: profissionais, organizações, instituições e plantas/unidades produtoras de biogás que estejam em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O regulamento do Prêmio e o formulário para indicação de candidatos estão disponíveis no site do Fórum, pelo link biogasebiometano.com.br.

Conheça as categorias

Profissional: compreende os profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2023; 

Organização: envolve as organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano;

Planta/Unidade Geradora de Biogás: considera as plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e no uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato.

As plantas de biogás compreendem os seguintes setores:

Saneamento:  planta/unidade geradora de biogás a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou Esgoto Sanitário;

Indústria: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (ex.: sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias etc.);

Pecuária: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos ou outros animais.

Leandro Leite/Divulgação

Cerimônia de premiação da 2ª Edição do Prêmio Melhores do Biogás, em 2023, em Foz do Iguaçu (PR)

Cerimônia de premiação da 2ª Edição do Prêmio Melhores do Biogás, em 2023, em Foz do Iguaçu (PR)

O Fórum

O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado, de 16 a 18 de abril de 2024, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O Fórum retorna a Chapecó (SC), onde teve sua segunda edição em 2019. Santa Catarina é um dos estados que mais crescem em número de plantas de biogás com potencial para a produção de biogás a partir de dejetos de animais, especialmente de suínos e de aves.

A programação prevê painéis com temas que contribuem para o avanço da cadeia de biogás e biometano, além de visitas técnicas e Espaço de Negócios. Antes do evento presencial, serão realizados webinars com temáticas da cadeia do biogás. Além dos painéis principais, o Fórum reserva espaço para eventos paralelos, como encontros, reuniões e workshops.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-7

Notícias Relacionadas