Ana Luísa de Mattos Reckziegel

Univates eleva pontuação e conquista título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil pela terceira vez

Postado as 11/12/2023 15:02:56

Por Natalia Nissen

O GreenMetric World University Ranking 2023 foi divulgado na terça-feira, 5, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, e certificou a Universidade do Vale do Taquari - Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. O ranking é realizado pela Universidade da Indonésia (UI) e aponta as instituições ao redor do mundo que articulam ações em conjunto com a comunidade para reduzir sua pegada de carbono e combater a mudança climática global.

O GreenMetric considera 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa. Nesta edição, a Univates atingiu 7.800 pontos, em uma escala de até 10 mil pontos, e alcançou o 204º lugar no ranking mundial. No ano passado, a Instituição havia ficado em 252º lugar, com 7.275 pontos. Em relação às instituições brasileiras, subiu uma posição e agora ocupa o oitavo lugar entre as avaliadas. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa a posição de campeã brasileira neste ranking

Ao todo, participaram 1.183 universidades, sendo 43 brasileiras. Na região Sul, são 12 universidades participantes, sendo seis gaúchas, duas de Santa Catarina e quatro do Paraná. A partir da avaliação dos critérios estabelecidos pela UI, a Univates conquistou a primeira colocação no Sul do Brasil. A holandesa Wageningen University & Research segue na liderança do ranking mundial.

De acordo com o engenheiro ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, participar do ranking é importante pois ajuda a avaliar as ações desenvolvidas pela Instituição em relação às questões envolvendo a sustentabilidade no campus. Ele explica que a participação tem como principais objetivos contribuir para os debates acadêmicos sobre sustentabilidade, tornar os campi universitários mais verdes, promover uma mudança social liderada pela universidade em relação aos objetivos de sustentabilidade e, principalmente, ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo.

Neste ano, conforme Schäfer, das seis categorias que o ranking avalia, em duas a Univates se manteve com a mesma pontuação (Energia & Mudanças Climáticas e Água) do último ranking e, nas outras quatro categorias, conquistou pontuação maior (Configuração & Infraestrutura, Resíduos,Transporte e Educação & Pesquisa).

Ele explica que o questionário sempre se refere às atividades desenvolvidas no ano anterior. Em 2022, a Univates funcionou a pleno, em um momento pós-pandemia, e isso fez com que um número maior de ações relacionadas à sustentabilidade fossem realizadas no campus.

Considerando que o número de universidades participantes no ranking segue aumentando anualmente, estar avançando posições todos os anos demonstra que estamos no caminho certo. O empenho de diversas equipes da IES é fundamental para a evolução a cada novo ranking
Gustavo Schäfer, engenheiro ambiental da Univates.

O presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, lembra que, desde 2017, a Instituição reforça sua contribuição para uma sociedade mais consciente em relação à sustentabilidade, à igualdade social, à saúde e ao meio ambiente e aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Ao longo dos anos, a Univates alinha suas atividades de prestação de serviço, ensino, pesquisa e extensão para gerar conhecimento e soluções para os desafios globais e para construir um futuro mais justo e sustentável para todos.

Entenda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-13