Lucas George Wendt

Projeto busca transformar resíduos em ativos econômicos no Vale do Taquari

Postado as 24/04/2024 13:08:02

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

No dia 18 de março, Univates e Codevat (Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari) se reuniram para tratar sobre o projeto da Consulta Popular 2022/2023, que está em andamento no Vale do Taquari. O referido projeto, cuja proposta foi encaminhada via Codevat e está sob liderança da Universidade do Vale do Taquari - Univates em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS), e envolve o Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS) da Univates, tem como objetivo transformar o que antes era um passivo ambiental em uma fonte de oportunidades econômicas sustentáveis.

O valor investido na iniciativa, que foi de R$ 785.714,28, é oriundo da votação da Consulta Popular de 2022, aprovado em 2023, e está relacionado a um dos projetos mais votados, com proposta para “Desenvolver um diagnóstico de resíduos agroindustriais e urbano gerados no Vale do Taquari, que forneça suporte técnico para análise de projeto regional sustentável para o tratamento de resíduos e geração de energia renovável (bioenergia) e bioinsumos, visando a transformação de um passivo ambiental para um ativo econômico”.

Nesta direção, o projeto, que teve início em fevereiro deste ano (2024), visa desenvolver um diagnóstico abrangente dos resíduos agroindustriais e urbanos na região, com o propósito de criar um projeto regional sustentável para o tratamento desses resíduos. Isso inclui a geração de energia renovável, como bioenergia, e a produção de bioinsumos, aspectos nos quais a expertise em pesquisa desenvolvida pela Universidade soma para a solução de problemas regionais, sendo o prazo final de entrega do projeto em janeiro de 2026.

Entre os objetivos específicos da proposta estão a obtenção de dados sobre os resíduos na região, o desenvolvimento de um Atlas das Biomassas do Vale do Taquari - uma edição semelhante ao Atlas do Rio Grande do Sul desenvolvido em 2016 (com apoio do Estado do RS e parceria entre Univates e Sulgás), porém agora focado na região do Vale do Taquari - e a criação de cenários para o tratamento adequado desses resíduos. Ao promover a economia circular, o projeto busca mitigar impactos ambientais, e também impulsionar a prosperidade econômica e a equidade social na região. Espera-se que a análise dos resíduos desempenhe um papel importante nesse processo, ao oferecer possibilidades para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e eficientes.

A colaboração entre universidade, órgãos públicos, empresas e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto, especialmente considerando o desafio de coletar dados de 36 municípios que integram o Vale do Taquari. O envolvimento de todas as partes interessadas - que serão acionadas pela equipe da Universidade conforme forem avançando nas etapas propostas - é essencial para garantir a abrangência e precisão do diagnóstico.

Após a conclusão do diagnóstico e o desenvolvimento dos cenários para o tratamento de resíduos, os próximos passos incluem a elaboração de um projeto executivo para uma Usina de Tratamento de Resíduos, Geração de Energia e Bioinsumos.

O contexto

O Vale do Taquari apresenta um sistema agroalimentar diversificado, com uma variedade de produtores de diferentes escalas, que resulta em uma geração significativa de resíduos de origem animal, industrial e urbana. Nesse contexto, surge um desafio regional relacionado à destinação e ao uso apropriado dos resíduos de origem animal.

A transformação desses resíduos interage entre o desenvolvimento econômico e a gestão responsável dos recursos naturais, que está impulsionando a criação de novos modelos de negócios e visam otimizar os processos de produção, reduzindo a dependência de matéria-prima virgem e dando prioridade a insumos recicláveis e renováveis. Essa abordagem não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também oferece oportunidades econômicas significativas para a região.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods