Diplomados Destaque

16 Setembro de 2015

Rosilene Weissheimer – diplomada em Direito

A diplomada em Direito pela Univates Rosilene Weissheimer publicou recentemente a obra “A (In)Constitucionalidade da Penhora do Único Bem de Família do Fiador em Contrato Locatício”, que aborda os bens de família, penhora e fiança locatícia.

A motivação para escrever sobre o tema começou quando Marco Aurélio Rozas Munhoz, professor da Univates, solicitou um trabalho a respeito do assunto. “O fato de o fiador perder a casa para pagar a dívida do inquilino me incomodou muito”, relata. Por não concordar com a medida, a diplomada decidiu aprofundar os conhecimentos acerca da temática, contando com o apoio de outro professor da Univates, Renato Luiz Hilgert.

A obra é fruto da monografia realizada para o trabalho de conclusão de curso de Rosilene. O resultado foi tão satisfatório que despertou interesse em dar continuidade e ir em busca dos procedimentos necessários para transformá-lo em livro.

Segundo a diplomada, o título extenso foi escolhido de forma proposital. “Poderia colocar somente Penhora e Fiança Locatícia, mas seria apenas mais um livro sobre Penhora e Fiança. Quis especificar para que o leitor soubesse que se tratava de um assunto específico e diferenciado”, conta.

O livro é cadastrado no International Standard Book Number –  ISBN, sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os por edição. Ela explica que o material da monografia foi totalmente atualizado e reformulado para a publicação.

Um exemplar foi doado à Biblioteca da Univates e estará disponível, em breve, para a retirada dos alunos e demais usuários do acervo. Rosilene também presenteou com a obra a professora Beatris Chemim e o professor Renato Hilgert, além de amigos próximos.

O livro conta com um agradecimento especial ao professor Renato, além de constar seu nome nas referências bibliográficas, já que a diplomada usou a dissertação de mestrado dele como base para a obra. Ela acredita que a publicação pode servir como incentivo aos demais alunos e diplomados da Instituição.

Os interessados em adquirir a obra podem encontrá-la na Livraria Nobel, localizada no Shopping, em Lajeado, que sediará o lançamento do livro no dia 9 de setembro, a partir das 19h30min. O valor sugerido para venda é de R$ 35,00.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA