Diplomados Destaque

27 Outubro de 2015

Laura Soares e Luísa Prediger - diplomadas em Arquitetura e Urbanismo

Com o propósito de promover o consumo consciente e aperfeiçoar os ambientes com os mesmos móveis, Laura Soares e Luisa Prediger, diplomadas em Arquitetura e Urbanismo pela Univates, decidiram investir em uma ideia diferenciada na região. Então nasceu a Anello, empresa que aposta em repensar os hábitos de consumo, decorando espaços sem a necessidade de adquirir novo mobiliário.

Laura conta que a proposta surgiu em uma conversa informal com sua cunhada, Caroline Capitani, que trabalha com projetos de inovação e percebeu que esse poderia ser um nicho de mercado promissor. “Comentávamos sobre a ideia de duas estilistas de Porto Alegre, que visitam a casa da cliente, fotografam peça por peça do guarda-roupa e propõem combinações para os mais variados eventos. Elas acreditam que o problema das mulheres não é a falta de roupas, mas sim não saber combiná-las”, afirma. Além disso, a diplomada ressalta que hoje em dia é comum o arquiteto projetar o ambiente todo com móveis novos, por isso acredita que o momento em que estamos vivendo pede para nos reinventarmos.

A ideia estava formada, então Laura resolveu procurar Luísa, que aceitou a parceria na hora. Foi quando as duas começaram a montar o plano de negócios. Luísa lembra que considerou ótima a ideia, pois acredita que este mercado é pouco explorado na região. Mesmo assim, conta que, antes de lançar a proposta, as diplomadas buscaram conselhos com professores e profissionais mais experientes.

Durante a graduação, Laura já pensava em ter seu próprio negócio. “A ideia de trabalhar para uma empresa não era uma opção para mim”, lembra. Sobre a base oferecida pelo curso na Univates, Laura ressalta que, mais importante do que ter lhe oferecido o preparo necessário, a Instituição a ensinou a buscar. “Não fico paralisada diante do problema, vejo como desafio, busco a informação, a comunicação com as pessoas, saber como funciona. O curso me proporcionou essa visão”, afirma.

Para Luísa não foi diferente. Ela sempre quis ser profissional autônoma e ter o próprio escritório, lembrando que, na graduação, aprendeu a buscar soluções para os desafios encontrados. Além disso, ressalta a disponibilidade dos professores mesmo após a graduação. “Faz muita diferença quando as portas da universidade não se fecham ao recebermos o canudo”, salienta.

Conforme Luísa, o que a Anello busca é, com olhar crítico e profissional, transformar ambientes, tornando-os mais aconchegantes, por meio de alterações na disposição dos móveis no ambiente, na decoração, nas cores do espaço. Além desse serviço, as diplomadas também fazem o trabalho convencional de um escritório de arquitetura.

O local de trabalho também é novidade. As diplomadas apostam no modelo home office. “Acreditamos que nós somos a empresa, então, onde estamos, a empresa está. A proposta é nós irmos até o cliente, agilizando o processo, principalmente nos pacotes básicos, em que um dos pontos principais é a agilidade”, conta Luísa.

Para finalizar, elas deixam uma mensagem aos arquitetos em curso: as pessoas só têm a ganhar compartilhando ideias, iniciativas e aprendizados. É muito importante ser colaborativo na sociedade hoje em dia e ajudar um ao outro, pois essas relações são levadas para a vida.

Texto: Bruna Alves