Diplomados Destaque

22 Fevereiro de 2016

Diogo Casagranda - diplomado em Administração

Decidido quanto ao curso que escolheu, Diogo Casagranda prestou vestibular na Univates aos 17 anos e ainda recorda da convicção que sentiu ao participar do processo seletivo. Diplomado em Administração pela Instituição, ele iniciou sua carreira profissional bem cedo, na Diamaju, uma empresa de distribuição de produtos agropecuários, na qual ainda desenvolve sua carreira atualmente.

No cargo de diretor comercial, ele dirige os gerentes e supervisores comerciais com suas equipes de vendas, somando 72 profissionais. As atividades de Diogo objetivam buscar os resultados projetados, desenvolver novos negócios com os clientes e ampliar os que já existem, além de aumentar as opções de produtos vendidos, buscando fortalecer as relações com fornecedores e parceiros.

Dos 25 anos que a empresa está no mercado, o diplomado atua nela há 19, fazendo parte do crescimento da Diamaju, que foi fundada por seus pais. “Atualmente estou me desenvolvendo na área de gestão para, no futuro, assumir a administração geral da empresa”, comenta Diogo.

Além de ter se identificado com a área ainda antes de prestar o vestibular, ele teve uma grande referência. “Meu pai sempre foi meu espelho e tinha certeza de que o curso de Administração traria conhecimento para apoiá-lo no desenvolvimento da empresa”, afirma. Além do pai, que atua na presidência da Diamaju, mais dois irmãos também são sócios da empresa.

Diogo considera que o curso de Administração lhe proporcionou a base necessária para sua atuação. “Desde o início com as teorias, depois com as técnicas, fui associando os conteúdos ao dia a dia e, conforme o tempo passava, o entendimento era cada vez maior para aplicar aos negócios os conhecimentos adquiridos”, lembra o diplomado.

Para os estudantes de Administração, ele destaca algumas experiências que considera importantes. “O primeiro ponto-chave é tentar de alguma forma aplicar o que se aprende em aula. Se não for em empresa, é importante desenvolver projetos, discutir com colegas, entender o que pode dar certo ou errado”, aconselha.

O diplomado também destaca a importância de se aprofundar na área por meio da leitura, além de palestras, visitas técnicas e outras oportunidades. Outra dica é a troca de informações com os colegas. “Temos muito o que aprender com nossos colegas e com os trabalhos em grupo, ou seja, sempre devemos estar nos relacionando e aprendendo” salienta.

Diogo aposta na constante atualização profissional. Além de ter cursado MBA em Gestão de Empresas após a graduação, ele realizou diversos cursos de curta duração para melhoria em áreas específicas. “Após a faculdade, é preciso se especializar, e não é só pela profissão, mas também para nos motivarmos sempre a seguir em frente, fazer novos amigos e ter novas oportunidades de vida”, ressalta.

O futuro de Diogo aguarda por muitos planos na sua vida pessoal e profissional. “O objetivo daqui para frente é tentar equilibrar esses planos para viver uma vida tranquila e feliz”. Profissionalmente, ele deseja manter seu desenvolvimento profissional, organizar e desenvolver as equipes de trabalho para continuar crescendo na empresa. Já na vida pessoal, o acontecimento mais esperado é o nascimento do seu primeiro filho, uma menina, que chegará no mês de agosto.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA