Diplomados Destaque

04 Novembro de 2020

Dan Cristian Gheno dos Santos - diplomado em Publicidade e Propaganda

A admiração pela criatividade em anúncios de TV, rádio e impressos e o interesse pela redação e pela criação de ideias despertaram em Dan Cristian Gheno dos Santos a vontade de seguir caminho na Comunicação.

Nosso diplomado em Publicidade e Propaganda iniciou sua trajetória na área atuando em uma gráfica, onde era responsável pelas matrizes. Dali, surgiu a sua familiaridade com acabamentos, formatos e padrões de cores utilizados na mídia impressa.

O início da graduação, aos 27 anos, também marcou o início de um novo desafio: fazer parte da equipe de marketing da Dália Alimentos, uma “virada de chave” na carreira do diplomado. Logo nas primeiras disciplinas, tudo começou a fazer sentido e a motivá-lo a querer aprender mais. O apoio de professores como Fábio Kraemer e Lúcio Amaral foi fundamental na sua graduação, fazendo com que Dan se esforçasse ao máximo para ser um bom profissional e se tornar referência para outras pessoas. Outro professor que impactou de forma positiva sua trajetória na Universidade foi Adriano Moritz, lembrado com carinho pelo nosso diplomado. As aulas de Moritz auxiliaram na escolha do tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, em que Dan estudou o storytelling (técnica utilizada para transformar uma história em algo envolvente) aplicada na campanha de despedida do automóvel Kombi. O conhecimento adquirido em cinco anos de graduação foi além da sala de aula: em oficinas oferecidas pelo curso e com os colegas que conheceu neste período.

Sua dedicação na área acadêmica e profissional deram ao diplomado a oportunidade de atuar na agência Attitude Comunicação e Marketing, onde Dan pôde aprender a navegar por diversas áreas da criação, desde roteiros para rádio e TV, até design de embalagens e construção de marcas. Há 3 anos, Dan trabalha na área de criação da Lab8284 - Agência de Marketing Digital, onde o diplomado tem adquirido mais conhecimento na área digital. Atualmente, também dá seus primeiros passos como ilustrador 3D freelancer

Aliás, sua afinidade com a ilustração vem de muito estudo para aprimorar técnicas e ter um diferencial entre os ilustradores. A vontade de aprender despertou um amor pelo 3D e seu talento, rico em detalhes, oportunizou a Dan realizar um de seus trabalhos mais desafiadores: desenvolver peças para a Feira de Cursos 2020 da Univates, que ocorreu de forma on-line, no mês de outubro. “Meu maior medo era quanto aos prazos, pois eu tinha somente algumas horas durante a noite e/ou final de semana para desenvolver as peças que são bem trabalhosas e exigem atenção a todos os detalhes.” Hoje, depois de dois meses de muito esforço, Dan olha com orgulho para as suas ilustrações que contemplam um mapa dividido em quinze trilhas de conhecimento e avatar (um personagem digital em que o participante poderia escolher roupas, cabelo e acessórios para interagir nas redes sociais e navegar pela Feira). Mesmo sendo desafiador, o diplomado não poderia perder a oportunidade de fazer parte de um projeto tão completo e de aprender com a equipe de Marketing da Universidade. Para ele, é gratificante saber que faz parte desse grande projeto junto com outros ótimos profissionais.

Formado em 2015 pela Instituição, Dan considera que o curso de Publicidade e Propaganda serviu como filtro para os diversos caminhos que um publicitário poderia seguir. “Entre essas áreas (design, mídia, tecnologia, roteiro, produção audiovisual, vendas) fiz (e ainda faço) vários roteiros, mas tive a sensação de que não teria tanta demanda em nossa região para fazer só isso. Então, com o decorrer do tempo fui encontrando mais oportunidades e me identificando mais com o design”, comenta.

Atento às transformações que ocorrem no mercado e que impactam sua área de atuação, Dan percebe no cenário de pandemia uma mudança nas marcas em relação ao seu conteúdo e a forma de se comunicar com seus consumidores. “Muitas estão mostrando seu lado mais humano neste momento, e não apenas preocupadas em vender serviços/produtos”, complementa.

Aos estudantes que estão ingressando na área da Publicidade, Dan aconselha a arriscar, aproveitar os trabalhos acadêmicos para “sair da casinha”, tentar novas experiências e conversar com outros profissionais e professores. “Tudo isso fará a diferença dentro da sala de aula e no mercado de trabalho”.

Para o futuro, nosso diplomado pretende continuar aprimorando seus conhecimentos em design focado no 3D e estudar mais sobre construção de personagens e animação. “Quem sabe, sem pressa, um dia ser reconhecido como ilustrador e trabalhar exclusivamente com essas habilidades”, finaliza.

Ficou interessado(a) em conhecer mais os trabalhos desenvolvidos pelo nosso diplomado? Contate Dan pelo seu Instagram no perfil @dancristian_art
Acompanhe outros projetos do diplomado em www.behance.net/dancristian