Como descartar os seus resíduos

Os resíduos são classificados conforme a norma NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A classificação do resíduo é o que determina o tipo de tratamento e como deve ser realizado o descarte correto. Essa norma classifica os resíduos em três classes.

Resíduos Classe I

Estopas, latas de tintas, pilhas e baterias, filtros, EPIs contaminados, tintas e thinners, eletrônicos, medicamentos, lâmpadas, resíduos infectantes, embalagens contaminadas e efluentes de laboratório.

Resíduos Classe IIA - Não Inertes

Resíduos que possam apresentar propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Restos de alimentos, folhagens e resíduos orgânicos não contaminados.

Resíduos Classe IIB - Inertes

Resíduos que, quando submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor. Resíduos de construção civil, metais, vidros, madeiras, isopor e latas de alumínio.

Na Universidade do Vale do Taquari, o Ecovates é a equipe responsável por identificar todos os coletores do campus, que estão designados conforme a geração de resíduos de cada local, de acordo com os adesivos abaixo: