Sobre o Ecovates

Inaugurado em 2019, o Ecovates é o local que foi construído para receber os resíduos gerados pelas atividades realizadas na Univates e para desenvolver novas pesquisas e projetos voltados à área ambiental.

Na elaboração e execução do projeto do espaço, foram pensadas alternativas para minimizar os impactos ambientais e os resíduos da obra.

O Ecovates foi projetado e construído com blocos de concreto, uma obra modular, o que minimiza a geração de resíduos e aproveitando materiais que sobraram de outras obras.

O local dispõe de uma cisterna, que armazena a água da chuva captada no telhado do Ecovates e aproveitada nos sanitários e na limpeza dos ambientes.

Além disso, foram utilizadas técnicas para melhorar a iluminação e a ventilação natural.

O Ecovates também dispõe de um wetland para o tratamento dos efluentes gerados pelas atividades do local. O sistema conta com um processo convencional para o tratamento de efluente, cujo polimento final é realizado pelo wetland. Este utiliza plantas aquáticas com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade do efluente de saída.

Em média, todos os dias o Ecovates recebe cerca de 350 kg de resíduos “comuns” - resíduos potencialmente recicláveis (saco azul) e resíduos úmidos/rejeitos (saco preto).