Saiba como a Univates evita a proliferação do mosquito transmissor da dengue no campus

Postado as 16/05/2022 16:45:11

Por Redação

Na semana passada, Lajeado passou a ser o município gaúcho com mais casos de dengue em 2022. Já são 2.844 confirmados, de acordo com a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo governo do Estado.

O número de registros coloca autoridades e população em alerta máximo, já que a dengue é uma doença febril aguda, que pode evoluir para um quadro grave, e todas as faixas etárias estão igualmente suscetíveis à doença. No entanto, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos críticos e desenvolver complicações que podem levar à morte.

Os sintomas mais comuns são febre alta (superior a 38°C), dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A febre alta geralmente dura de 2 a 7 dias, mas a infecção também pode ser assintomática.

Ao apresentar os sintomas, a pessoa deve procurar um serviço de saúde para realizar o diagnóstico e o tratamento adequados. A automedicação é contraindicada e pode agravar o quadro.

Prevenção

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada, no ciclo humano-vetor-humano. A forma mais eficaz de prevenção à dengue é a eliminação de criadouros. Além disso, manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos, impedindo a postura de ovos do mosquito, também é fundamental.

Como medidas de proteção individual, é recomendado o uso de calças e camisas de mangas compridas e repelentes. 

Pietra Darde

Combate à proliferação do Aedes aegypti no campus

O setor de Engenharia e Manutenção da Univates, por meio da equipe de Gestão Ambiental/Ecovates, realiza inspeções e aplicação de inseticidas em diversos locais do campus. Nos pontos que costumam ter acúmulo de água, é feita aplicação de produtos específicos para combater o Aedes aegypti.

Caso seja identificada alguma área com acúmulo de água ou possível local de proliferação de mosquitos no campus, a equipe do Ecovates deve ser comunicada pelo e-mail ecovates@univates.br ou pelo telefone 3714-7000, ramal 5577.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

MAIS NOTÍCIAS