Univates foi escolhida para execução de etapa de projeto socioambiental que promoveu plantio de 1.000 mudas no Vale do Taquari

Postado as 24/09/2025 09:09:44

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari – Univates colaborou com o projeto socioambiental Cooplantar, desenvolvido pela Banricoop, que uniu cooperativismo, ciência e mobilização comunitária em ações voltadas à recuperação ambiental e à prevenção de desastres ao longo deste ano. O projeto incluiu um mutirão para o plantio de 1.000 mudas nativas na margem do rio Forqueta em Marques de Souza, ocorrido em 30 de agosto.

Sob a coordenação da professora Elisete Maria de Freitas, a Univates foi responsável por oferecer suporte técnico e científico. A instituição indicou o local mais adequado para o plantio, auxiliou na definição das espécies nativas, o modo correto de inserção no solo e o período ideal para a realização da atividade. Esse acompanhamento garantiu a efetividade e a sustentabilidade da ação. 

 

“O envolvimento da Univates demonstrou como o conhecimento acadêmico pode ser colocado a serviço da sociedade, gerando impacto positivo em questões urgentes, como a contribuição para a prevenção de enchentes e deslizamentos e a sensibilização para os problemas ambientais vividos atualmente, como é o caso da recuperação das matas ciliares”, destacou Elisete.

O projeto desenvolvido pela Banricoop também contou com oficinas gratuitas e online, que levaram à comunidade reflexões e práticas ligadas às mudanças climáticas. Foram três encontros: o primeiro abordou a relação entre o excesso de CO₂ e os eventos extremos; o segundo apresentou ações cotidianas para reduzir emissões; e o terceiro trouxe atividades práticas para implementação de iniciativas ambientais.

A execução das oficinas ficou a cargo da empresa Botanismo, por meio das biólogas Keli Bernardes e Alana Freitas, que conectaram teoria e prática em metodologias de educação ambiental. O apoio da OCERGS e do SESCOOP/RS também foi importante para viabilizar parte das ações.

De acordo com os organizadores, restaurar a vegetação ciliar é uma medida urgente para a Região. As árvores ajudam a estabilizar o solo, absorver o excesso de água e reduzir a força das enxurradas, fatores que se mostraram decisivos diante da enchente de 2024 no Rio Grande do Sul.

A iniciativa, segundo a Banricoop, ressalta o compromisso do cooperativismo com a sustentabilidade e evidencia a importância de unir esforços entre instituições acadêmicas, setor produtivo e comunidade. “O conhecimento técnico da Univates foi decisivo para que o Cooplantar se tornasse uma ação efetiva de recuperação ambiental, alinhada com critérios científicos e com benefícios duradouros para toda a região”, destacou a cooperativa em nota.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DAS ATIVIDADES

Lançamento (online)
DISPONÍVEL EM 26/05
(Clique aqui e assista)
Assista até o dia 17/06 e ganhe 100 pontos

Oficina 1 (online)
DISPONÍVEL EM 17/06
Tema: O Ar que Pesa: O Invisível que Provoca o Incontrolável
Assista até o dia 27/06 e ganhe 100 pontos

Oficina 2 (online)
DISPONÍVEL EM 15/07
Tema: Missão CO₂ – 10 Ações que o Mundo Agradece
Assista até o dia 25/07 e ganhe 100 pontos

Oficina 3 (online)
DISPONÍVEL EM 12/08
Tema: Plante Essa Ideia: O Guia Prático da Mudança
Assista até o dia 22/08 e ganhe 100 pontos

DIA 30/08 | Replantio de 1.000 mudas nativas em Marques de Souza/RS (presencial)

 

DIA 15/09 | Evento de Encerramento (presencial) ocorrido no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre.

 

MAIS NOTÍCIAS