Normas para Submissão de Resumos

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os participantes que tiverem interesse em apresentar resumos científicos no I ENCONTRO DE BOTÂNICOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL deverão estar inscritos no evento, realize a sua inscrição clicando aqui, e submeter os resumos por meio do Sistema de Submissões da Univates, disponível aqui.

As inscrições estarão abertas de 15 de julho a 20 de setembro de 2021.

Cada participante inscrito no evento poderá enviar até dois resumos.

Os resumos serão submetidos à avaliação de pareceristas e os autores serão comunicados por e-mail sobre a aprovação dos trabalhos pela Comissão Científica e apresentação na forma de apresentação oral virtual (10 minutos).

Caso o avaliador solicite correções, as alterações deverão ser realizadas em até três dias, caso contrário, o sistema reprova o trabalho automaticamente, sendo necessário realizar uma nova submissão.

Os resumos aceitos pela Comissão Científica farão parte dos Anais do Evento e deverão estar escritos em língua portuguesa ou inglesa, observando-se as normas citadas abaixo.

NORMAS PARA PRODUÇÃO DO RESUMO CIENTÍFICO

A qualidade do texto (gramática, ortografia e formatação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Avaliadora dos Resumos.
Haverá um campo para listar os autores do trabalho e outro para as respectivas afiliações. Na descrição da afiliação deverá constar a Instituição de origem de cada autor, na mesma ordem do campo dos autores. Quando for a mesma Instituição para todos, basta escrever uma vez a instituição. Ex.: Universidade do Vale do Taquari, Univates.

O e-mail para contato dos autores e apresentador deve vir após as afiliações.

TÍTULO: Deverá ser informativo e breve, com a primeira letra e as letras iniciais de substantivos próprios em maiúsculo, em TIMES NEW ROMAN 12 E NEGRITO, espaçamento simples, centralizado.

Nome(s) científico(s), quando referido(s) no título, deve(m) ser escrito(s) em itálico e vir(em) acompanhado(s) dos autores e do(s) nível(is) taxonômico(s) ao(s) qual(is) é(são) subordinado(s), entre parênteses. No entanto, no momento da submissão, ao colar o título e o resumo no sistema, será preciso formatar os nomes científicos, colocando-os em itálico, mesmo que estejam em itálico no texto original.

TEXTO: Deverá ser escrito em parágrafo único, espaçamento simples, com até 2.500 caracteres com espaços (não entram nessa contagem de caracteres o título, nome, e-mail e instituição de afiliação dos respectivos autores), em TIMES NEW ROMAN 12 e estruturado com introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusões. O texto do resumo é contínuo e subtítulos, como “introdução ”, “metodologia ” e etc., não devem ser incluídos.

1. Resumos com número de caracteres maior que 2.500 não serão aceitos.
2. Nomes científicos (espécie e gênero) devem ser grafados em itálico.
3. Nomes de espécies devem vir acompanhados do nome dos respectivos autores na primeira vez em que for citado no texto.
4. Outros grifos, tais como negrito ou sublinhado, não deverão ser utilizados.
5. Tabelas, gráficos, citações ou referências bibliográficas, não deverão constar no texto.

INSTITUIÇÃO DE FOMENTO: A inclusão é opcional, deve ser escrita em TIMES NEW ROMAN 12.

PALAVRAS-CHAVE: Três a cinco, apresentadas em campo específico, em ordem alfabética e em linha individualizada, em Times New Roman 12. Deverão ser separadas por vírgula e com iniciais minúsculas, salvo aquelas que cientificamente são usadas com inicial maiúscula.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL:

1. Os resumos aprovados deverão ser apresentados de forma síncrona por meio de slides, conforme template disponibilizado na aba “Template modelo para apresentação” disponível neste site, por um dos autores, já identificado no momento da submissão.
2. Tempo de apresentação: 10 minutos, mais 5 minutos de questionamentos.
3. As apresentações serão realizadas em salas virtuais, conforme áreas temáticas de submissão dos resumos. Previamente ao evento o apresentador deverá realizar a inscrição na respectiva Sala de Apresentação em que irá expor o seu trabalho. A informação será enviada para quem realizou a submissão do resumo, juntamente com a ordem de apresentações.
4. O apresentador será responsável pela projeção do arquivo da sua apresentação.
5. Mais esclarecimentos serão fornecidos junto ao e-mail de divulgação dos resumos selecionados para apresentação oral.
6. Em cada sala temática haverá um monitor para eventuais problemas e validar a apresentação.
7. Somente será fornecido o certificado a quem fizer a apresentação.