28 de maio de 2018

19h10min
Cerimônia de abertura

19h30min
Palestra de abertura com Carlos Nieto: “Transnacionalismo e redes sociais no processo migratório”.
Doutor em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Católica de Lovaina. Funcionário Internacional da Secretaria Geral da Comunidade Andina, encargado de temas de migração, mobilidade humana e segurança social. Local: Auditório Prédio 7.

29 de maio de 2018

8h30min às 11h30min
Mesa Redonda: Relato de experiências em projetos de extensão universitária destinados a atender às demandas de imigrantes. Participantes: Daniel Nascimento (GAIRE, UFRGS), Giuliana Redin –UFSM; Grasiela Kieling Bublitz –UNIVATES; Marcia Blanco Cardoso – FEEVALE; Mariana Dalalana Corbellini - UNISC. Coordenação: Jane Mazzarino - UNIVATES. Local: Auditório Prédio 7.

14h
Reunião dos GTs:

1) Direitos humanos e Cidadania dos imigrantes
Coordenadores: Daniel Braga Nascimento –UFRGS; Luciana Turatti –UNIVATES. Sala: 204 do prédio 7.

2) Gênero e saúde da mulher
Coordenadores: Natalia Gavazzo - Universidad Nacional de San Martín (Argentina); Margarita Rosa Gaviria Mejía – UNIVATES Sala: 226 do prédio 7.

3) Papel da educação na inclusão social dos imigrantes
Coordenadores: Cristiane Feldmann – UniRitter; Tania Miorando – UNIVATES; Márcia Volkmer - UNIVATES Sala: 217 do prédio 7.

4) Transnacionalismo, redes e religião
Maria Catarina Zanini – UFSM; João Carlos Tedesco – UPF; Rosmari Cazarotto -UNIVATES. Sala: 219 do prédio 7.

5) Trabalho, direitos humanos e migrações
Giuliana Redin – UFSM e Maria do Carmo Santos Gonçalves – Coordenadora do Centro de Atendimento ao Imigrante de Caxias do Sul; Tiago Weizenmann, UNIVATES .Sala: 300 do prédio 7.

6) Migrações internacionais, configurações espaciais e identidades
Carlos Nieto - Secretaria Geral da Comunidade Andina; Paulo Muller – UFFS; Fernanda Brod - UNIVATES. Sala: 301 do prédio 7.

7) Sociedades tradicionais e relações interétnicas
Coordenadores: Rogério Réus Gonçalves da Rosa – UFPEL; Magna Lima Magalhães- FEEVALE; Luís Fernando da Silva Laroque – UNIVATES. Sala: 302 do prédio 7.

16h
Intervalo

18h:30min
Encontro com representantes de movimentos sociais (indígena, quilombos, negros, agroecologistas). E relato da experiência dos imigrantes cubanos participantes do programa “Mais Médicos” .Coordenado pelo Professor do CCHS, doutorando do PPGAD: Sérgio Nunes Lopes. Auditório Prédio 7.

19h
Mesa redonda sobre a experiência migratório de três imigrantes contemporâneos, vindos do Senegal, Haiti e Bangladesh para o Vale do Taquari. Coordenado pela doutoranda do PPGAD: Marcele Scapin. Auditório Prédio 7.

30 de maio de 2018

Reunião dos GTs:

1) Direitos humanos e Cidadania dos imigrantes
Coordenadores: Daniel Braga Nascimento –UFRGS; Luciana Turatti –UNIVATES. Sala: 205 do prédio 7.

2) Gênero e saúde da mulher
Coordenadores: Natalia Gavazzo - Universidad Nacional de San Martín (Argentina); Margarita Rosa Gaviria Mejía – UNIVATES Sala: 217 do prédio 7.

3) Papel da educação na inclusão social dos imigrantes
Coordenadores: Cristiane Feldmann – UniRitter; Tania Miorando – UNIVATES; Márcia Volkmer - UNIVATES Sala: 300 do prédio 7.

4) Transnacionalismo, redes e religião
Maria Catarina Zanini – UFSM; João Carlos Tedesco – UPF; Rosmari Cazarotto -UNIVATES. Sala: 301 do prédio 7.

5) Trabalho, direitos humanos e migrações
Giuliana Redin – UFSM e Maria do Carmo Santos Gonçalves – Coordenadora do Centro de Atendimento ao Imigrante de Caxias do Sul; Tiago Weizenmann, UNIVATES .Sala: 302 do prédio 7.

6) Migrações internacionais, configurações espaciais e identidades
Carlos Nieto - Secretaria Geral da Comunidade Andina; Paulo Muller – UFFS; Fernanda Brod - UNIVATES. Sala: 219 do prédio 7.

7) Sociedades tradicionais e relações interétnicas
Coordenadores: Rogério Réus Gonçalves da Rosa – UFPEL; Magna Lima Magalhães- FEEVALE; Luís Fernando da Silva Laroque – UNIVATES. Sala: 229 do prédio 7.

Reunião almoço dos pesquisadores do MIPESUL. Sala 205-7

14h
Palestra de encerramento “Jóvenes, mujeres y migrantes: cuestiones generacionales y formas de organización en Buenos Aires” com a Prof. Dra. Natalia Gavazzo, da Universidad Nacional de San Martín, Argentina. Auditório Prédio 7.