Submissão de Artigo

ARTIGOS

Importante: A responsabilidade pelo preenchimento dos dados do resumo/dados da inscrição é do autor.

Serão aceitos trabalhos em duas modalidades: (1) relato de caso, experiências e vivências dos estágios e (2) trabalhos científicos, sendo este dividido em dois eixos: (2.1) temática relacionada diretamente ao envelhecimento e à longevidade e (2.2) temática diversa, não relacionada diretamente com o tema do evento. Os trabalhos científicos envolvendo a pesquisa com seres humanos ou animais devem obrigatoriamente apresentar na metodologia do artigo o número de aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa.

Os artigos completos devem ser estruturados conforme as diretrizes para submissão, contendo no mínimo quatro e no máximo oito páginas, sem contar as referências. O encaminhamento do trabalho deverá ser feito pelo sistema de submissão, clicando aqui. O envio do arquivo deve ser feito em dois formatos: um em PDF, que deve estar escrito com letra Times New Roman tamanho 12 e contendo nome dos autores, orientador e instituição de ensino, conforme o template disponível aqui; e o outro em formato .doc ou .docx, o qual deve conter apenas o título do trabalho, o corpo do trabalho e referências. Neste último não deve constar o nome dos autores e orientadores, pois será utilizado para avaliação, mantendo o sigilo perante os avaliadores. Ambos os arquivos devem ser nomeados com o título do trabalho (Exemplo: A QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS HIPERTENSOS.docx).

DIRETRIZES PARA AUTORES

Os artigos completos devem ser estruturados conforme as instruções abaixo, contendo no mínimo quatro e no máximo oito páginas, sem contar as referências.

1. TÍTULO: ser conciso e indicar claramente a natureza da investigação, estar em negrito, com letras maiúsculas, com no máximo 300 caracteres, sem contar espaços.

2. AUTORES: os nomes dos autores devem ser inseridos no sistema, no item “Autores”, no momento da submissão. É necessário indicar a instituição de ensino a que os autores pertencem, bem como e-mail para contato. A ordem dos autores deve obedecer primeiro autor, seguido dos demais autores, em campos específicos do sistema. Em trabalhos acadêmicos é obrigatório o cadastro do professor orientador, que deve ser preenchido no campo específico para isso. Os autores não devem constar no corpo do artigo no arquivo em .doc ou .docx, apenas no arquivo em PDF.

3. RESUMO: deve conter no máximo 300 palavras, fonte Times New Roman em tamanho 12 e espaçamento simples. Evitar ao máximo o uso de abreviaturas; se necessárias, colocá-las entre parênteses, após a palavra inteira, no seu primeiro emprego no texto. Os seguintes subtítulos são exigidos para preparo do resumo estruturado: Introdução, Objetivo, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Conclusão. Incluir no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave. O resumo não deve conter citações nem referências. Todos os resumos devem passar por rigorosa revisão do português.

4. CORPO DO TRABALHO: os seguintes subtítulos são exigidos para o trabalho estruturado: Introdução, Procedimentos Metodológicos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. A formatação do texto deve ser em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço um e meio, folha A4 e com todas as margens de 2,5 cm. As figuras e gráficos, quando for o caso, devem ser incluídos no corpo do texto, com boa qualidade de resolução (300dpi). Todos os trabalhos devem passar por rigorosa revisão do português.

5. REFERÊNCIAS: as referências bibliográficas não entram na contagem das páginas para o trabalho. A apresentação delas deve seguir os padrões da ABNT (NBR 6023/2002), estando dispostas em ordem alfabética, de acordo com o sistema utilizado para citação no texto (Sistema Autor-Data, NBR 10520/2002), no final do trabalho.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O horário e o local da colocação do pôster será divulgados por e-mail e no site do evento.

2. Não há limite de autores por trabalho.

3. A comissão científica recomendará quais trabalhos serão indicados para a menção honrosa (apresentação oral) e quais serão apresentados em forma de pôster. O resultado será enviado via e-mail e disponibilizado na página do evento (www.univates.br/sisa).

4. O tamanho do pôster deve ser de 60 cm x 90 cm. Nele devem constar o título do trabalho, autores, instituição, introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, conclusões ou resultados esperados e referências (somente as utilizadas no pôster, quando for o caso). Tabelas e figuras poderão ser utilizadas para melhor compreensão do trabalho. Não utilizar nomes de produtos, empresas ou marcas registradas. É imprescindível que pelo menos um dos autores permaneça ao lado do pôster no momento das avaliações para responder a eventuais perguntas.

5. A apresentação oral terá duração de 10 minutos, com mais 10 minutos para perguntas. Será disponibilizado o recurso audiovisual datashow.

6. Será emitido certificado para a apresentação de pôster e para a apresentação oral. Apenas os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento.

7. Data-limite para envio de trabalhos: 15/04/2019.

8. O autor terá até 3 dias para fazer as correções se solicitadas pelo avaliador.

9. IMPORTANTE: é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) cadastrar corretamente seu endereço de e-mail, certificar-se do recebimento das notificações de submissão (caixa de spam) e, em caso de não recebimento de aviso, entrar em contato com a comissão científica do evento.

10. Os critérios de avaliação dos trabalhos ficam a cargo da comissão científica.

11. E-mail de contato da comissão científica do evento para sanar eventuais dúvidas: sisa.trabalhos@univates.br ou eventos@univates.br.