Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Componentes curriculares

Semestre 1

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos órgãos e dos sistemas que compõem o corpo humano.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos principais conceitos das ciências biológicas e instrumentação das ferramentas tecnológicas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.        

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das bases biológicas das células, do desenvolvimento embrionário e da morfofisiologia tecidual humana.

Semestre 2

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo teórico-prático da célula e dos tecidos vegetais. Caracterização morfológica dos órgãos vegetativos e reprodutivos e de suas inter-relações ambientais. Estudo dos fenômenos básicos relacionados com o metabolismo, desenvolvimento e fisiologia das plantas superiores. Manuseio de equipamentos ópticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das bases moleculares, alterações do material genético, enfatizando as relações morfológicas, funcionais e moleculares da célula.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da estrutura, das funções, das características físico-químicas de biomoléculas e dos elementos do metabolismo.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da estrutura eletrônica dos átomos com ênfase nas propriedades periódicas dos elementos químicos. Estudo teórico e prático das funções inorgânicas e das reações químicas.

Semestre 3

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da sistemática, evolução e ecologia de invertebrados a partir dos principais grupos animais. Atividades práticas em laboratório e no campo.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação de práticas de pesquisa em espaços educativos não escolares.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das bases moleculares e cromossômicas da hereditariedade e dos mecanismos de herança de doenças e características humanas, abordando também os aspectos éticos relativos ao aconselhamento genético e ao diagnóstico pré-natal de anomalias genéticas.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da origem, dinâmica e constituição do Sistema Terra correlacionado com as evidências deixadas pela vida no registro fóssil.

Semestre 4

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos protozoários, fungos verdadeiros, pseudofungos e líquens sob os aspectos filogenético, morfológico, reprodutivo, fisiológico, nutricional e ecológico. Diversidade morfológica e estrutural das algas micro e macroscópicas, estratégias reprodutivas, aspectos evolutivos, filogenéticos e ecológicos. Importância e aplicabilidade das algas e dos fungos. Atividades práticas de campo e laboratório.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo de genética de populações e equilíbrio de Hardy-weiberg. Fatores que afetam o equilíbrio. Teorias evolutivas, filogenia, especiação, micro e macroevolução.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos conceitos estruturantes de Física Básica, com ênfase na fenomenologia e na experimentação investigativa, para o desenvolvimento de aulas no ensino fundamental.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo e discussão de estratégias pedagógicas e metodologias de ensino buscando potencializar o agir docente e discente, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências. Organização e planejamento do trabalho pedagógico a partir de diferentes estratégias pedagógicas.

Semestre 5

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da evolução e sistemática do Filo Chordata considerando seus contextos ecológicos, adaptativos, funcional. Aulas práticas de laboratório e de campo.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos conceitos ecológicos. Estrutura e conservação de populações e Comunidades. Manutenção do potencial genético/evolutivo das espécies. Estratégias de manejo e conservação da biodiversidade e sua relação com a sustentabilidade. Padrões, processos, perdas e ameaças à diversidade biológica.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Observação, planejamento e desenvolvimento de atividades teórico-práticas no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, séries finais (sexto e sétimo ano), sob a orientação e supervisão docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e indentitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania. Elaboração e execução de projetos sobre Educação Ambiental.

Semestre 6

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a diversidade e relações filogenéticas de briófitas e traqueófitas, aprofundado com práticas de campo e de laboratório.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da educação básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da Educação Integral.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de espaços escolares e não escolares e a produção de subjetividades de jovens e adultos na contemporaneidade.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Observação, planejamento e desenvolvimento de atividades teórico-práticas no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, séries finais (oitavo e nono ano), sob a orientação e supervisão docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivências dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo e discussão de estratégias pedagógicas e metodologias de ensino buscando potencializar o agir docente e discente, qualificando os processos de ensino e de aprendizagem em Biologia no Ensino Médio. Organização e planejamento do trabalho pedagógico a partir de diferentes estratégias pedagógicas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos principais grupos de agentes microbianos, seus mecanismos de ação e formas de controle e estudo de mecanismos imunológicos e do sistema imunitário.

Semestre 7

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo do histórico, conceitos, técnicas e aplicações da biotecnologia.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Observação, planejamento e desenvolvimento de atividades teórico-práticas no ensino de Biologia no Ensino Médio (primeiro e segundo ano), sob a orientação e supervisão docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudos sobre desenvolvimento de soluções inovadoras. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos protozoários, helmintos e artrópodes de importância para saúde humana e animal.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O componente pretende servir como base estruturante para promover a integração de conteúdos de diferentes disciplinas da graduação, sendo uma prática transdisciplinar.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa.

Semestre 8

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Observação, planejamento e desenvolvimento de atividades teórico-práticas no ensino de Biologia no Ensino Médio (terceiro ano), sob a orientação e supervisão docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo, avaliação, prevenção, controle, mitigação e compensação dos impactos causados por empreendimentos com potencial de alterar a qualidade do ambiente e da sociedade.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O componente pretende servir como base estruturante para promover a integração e a consolidação de conteúdos relacionados à área da saúde.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Elaboração de artigo científico ou monografia, dando sequência ao projeto de pesquisa desenvolvido no TCCI.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.   

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 60