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Univates

Carga horária:

2.000h - 2 anos e meio

Turno:

EAD

Modalidade:

A Distância

Atos legais

Início de funcionamento: A/18

Autorização: Resolução 016-2/Consun/UNIVATES, de 29/08/17

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

Formar gestores de TI que contribuam efetivamente para o desenvolvimento das organizações a partir da aplicação de conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a evolução das  empresas, por meio da busca de diferentes soluções em diferentes setores e ramos de negócio. O profissional deve auxiliar na tomada de decisões em ambientes corporativos caracterizados pelo uso da tecnologia de informação, de forma a proporcionar vantagens competitivas para a organização.

Perfil do Egresso

O profissional habilitado no curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação deverá estar apto a trabalhar nas organizações com atividades relacionadas à gerência e gestão de projetos e processos referentes à TI. Deve ser capaz de especificar, gerenciar recursos de hardware, software e pessoal de Tecnologia da Informação, em articulação com os objetivos e o planejamento estratégico das organizações. Atua tanto na coordenação de recursos e equipes quanto no desenvolvimento e gerência dos sistemas informatizados, seja para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.
A formação deste profissional está comprometida com o desenvolvimento de habilidades que possibilitem abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais, propondo e desenvolvendo soluções em tecnologia da informação.
Os conteúdos trabalhados ao longo do curso objetivam desenvolver as habilidades, gerando competências, que visam a possibilitar aos alunos o melhor desenvolvimento de sua capacidade de inovação, das habilidades técnicas, do raciocínio lógico e abstrato, proporcionando ao egresso capacidade analítica e senso crítico para avaliar as tecnologias da informação dentro de uma visão sistêmica.

Competências

A seguir são apresentadas as competências esperadas para o egresso e abaixo de cada uma são listadas as habilidades que formam a referida competência.
 
Avaliação da viabilidade econômica, planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos e serviços de tecnologia da informação:
- resolução e modelagem de problemas quantitativos;
- realização de experimentos quantitativos;
- utilização de ferramentas de apoio à resolução de problemas matemáticos;
- conhecimento de conceitos básicos de matemática e estatística;
- desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico;
- análise crítica de informações provenientes de diferentes fontes;
- otimização da utilização de recursos;
- senso de urgência e utilização;
- avaliação crítica dos resultados alcançados;
- gestão de recursos, riscos e qualidade;
- identificação de oportunidades;
- iniciativa e atitude empreendedora;
- implementação de projetos organizacionais;
- elaboração e interpretação de cenários;
- conhecimento dos fundamentos de planejamento e governança em TI;
- conhecimento das técnicas e ferramentas para desenvolvimento de gestão de TI;
- utilização de frameworks de planejamento e governança.
 
Avaliação do impacto das atividades de tecnologia da informação nos contextos social e ambiental:
- comprometimento com a responsabilidade sociocultural;
- análise da realidade a partir do diálogo argumentativo coerente;
- desenvolvimento da visão estratégica;
- compreensão da importância das teorias clássicas e contemporâneas para pensar a sociedade atual;
- desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico;
- identificação das características ambientais regionais e globais;
- avaliação crítica da relação homem-ambiente;
- compreensão da interdisciplinaridade socioambiental;
- reflexão sobre os processos socioambientais;
- aplicação dos princípios de mediação ambiental;
- construção de posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento.
 
Avaliação e emissão de pareceres técnicos em sua área de formação:
- conhecimento e interpretação de termos técnicos das áreas de informática e computação;
- uso da variedade linguística adequada ao gênero e à situação comunicativa, tanto na linguagem oral quanto na escrita, com foco na linguagem formal;
- interpretação e avaliação de documentação;
- leitura e interpretação conceitual de questões fundamentais nas diversas ciências;
- compreensão de normas técnicas e padrões de operação;
- documentação de software;
- conhecimento das técnicas e ferramentas para desenvolvimento de gestão de TI;
- concepção, aplicação e validação de princípios, padrões e boas práticas no desenvolvimento de software.
 
Definição da política e avaliação da segurança das tecnologias da informação nas organizações:
- definição de soluções de comunicação de dados e conectividade;
- compreensão de normas técnicas e padrões de operação;
- compreensão das normas e das boas práticas de segurança de TI, considerando a segurança física, lógica e operacional;
- proposição de soluções preventivas e corretivas contra incidentes de segurança de TI;
- gestão de recursos, riscos e qualidade;
- gestão de ameaças, riscos e vulnerabilidade;
- ação ética, moral e legal, considerando os preceitos legais, direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de computação;
- aplicação de resposta a incidentes de segurança;
- avaliação e definição da política de segurança em TI;
- aplicação de normas técnicas e padrões de operação;
- identificação de falhas e proposição de ações corretivas.
 
Conhecimento e aplicação das metodologias de engenharia de software para especificação de requisitos, projeto e modelagem de software e dados:
- interpretação e análise de modelos de dados;
- identificação e utilização de técnicas de modelagem de dados, análise e projeto de sistemas;
- aplicação de técnicas de modularização, especificação e verificação de software;
- aplicação de orientação a objetos na construção da hierarquia de classes do sistema;
- utilização de técnicas para modelagem de dados;
- interpretação e aplicação de diferentes formas de representação gráfica;
- conhecimento do paradigma de programação orientado a objetos;
- identificação de recursos e ferramentas para desenvolvimento de sistemas;
- compreensão e aplicação de processos de engenharia de software;
- domínio de técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software;
- aplicação de técnicas da engenharia de software;
- documentação de software;
- utilização de métodos e modelos da engenharia de software;
- utilização de ferramentas para modelagem de sistemas;
- identificação e proposição de soluções com modelos de maturidade;
- aplicação de técnicas para solução, verificação, validação e manutenção de software;
- avaliação da qualidade de sistemas de software;
- concepção, aplicação e validação de princípios, padrões e boas práticas no desenvolvimento de software;
- aplicação de boas práticas para desenvolvimento de software (IHC e qualidade de software);
- conhecimento de recursos da engenharia de software.
 
Desenvolvimento e utilização de novas ferramentas, sistemas e recursos tecnológicos:
- identificação de recursos de programação;
- conhecimento da lógica booleana e da lógica proposicional;
- aplicação de técnicas de modularização, especificação e verificação de software;
- utilização de ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software;
- aplicação de orientação a objetos na construção da hierarquia de classes do sistema;
- conhecimento de como extrair informações de dados utilizando métodos estatísticos;
- conhecimento de conceitos básicos de matemática e estatística;
- reconhecimento da estrutura e das instruções da DDL e DML usadas para interagir com um sistema gerenciador de banco de dados;
- utilização de conectores de banco de dados;
- entendimento do que é e de como funciona um sistema gerenciador de banco de dados;
- implementação de um modelo de dados lógico em um sistema gerenciador de banco de dados;
- implementação de tarefas automatizadas, utilizando estruturas de programação;
- resolução de problemas de recuperação e manipulação de dados;
- aplicação de conhecimentos prévios de algoritmos;
- desenvolvimento de software;
- resolução de problemas usando ambientes de programação;
- conhecimento de métodos, técnicas, estratégias e componentes para resolução de problemas;
- identificação de problemas que tenham solução algorítmica;
- conhecimento e utilização de APIs para desenvolvimento gráfico;
- desenvolvimento de aplicação com interface gráfica;
- utilização de ferramentas de apoio à concepção de sistemas, produtos e processos;
- identificação e seleção dos recursos necessários para desenvolvimento de sistemas, produtos e processos;
- identificação dos requisitos do sistema, do produto ou processo.
 
Gerência de recursos humanos relacionados à tecnologia da informação:
- análise da realidade a partir do diálogo argumentativo coerente;
- compreensão das relações de poder entre as partes envolvidas;
- compreensão das redes e relações interorganizacionais;
- gestão de conflitos e interesses;
- compreensão da cultura organizacional;
- planejamento, organização, direção e controle;
- acompanhamento e intervenção nos processos de mudanças organizacionais exercendo a liderança;
- coordenação dos processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais de seus membros;
- geração de processos eficazes e de aprendizagem organizacional;
- gerenciamento do conhecimento organizacional.
 
Identificação das necessidades organizacionais e das tecnologias adequadas para atendimento dessas necessidades:
- conhecimento dos recursos e funcionalidades de softwares básicos, aplicativos e utilitários;
- utilização correta das unidades de medida de armazenamento de dados e velocidade de processamento;
- conhecimento e identificação de recursos tecnológicos;
- desenvolvimento da visão estratégica;
- conhecimento de métodos, técnicas, estratégias e componentes para resolução de problemas;
- identificação dos elementos constitutivos e relevantes do problema a ser resolvido;
- atuação com visão estratégica e sistêmica;
- compreensão da cultura organizacional;
- compreensão dos modelos de gestão, modelagem e arquitetura de negócios;
- compreensão das variáveis que influenciam a tomada de decisões;
- identificação dos elementos que integram o planejamento;
- identificação e compreensão das características de processos e sistemas;
- identificação dos requisitos do sistema, produto ou processo;
- modelagem e arquitetura de negócios;
- conhecimento das formas de especificação e funcionalidades;
- conhecimento dos requisitos e necessidades organizacionais para seleção de sistemas;
- identificação das funcionalidades e especificações para customização de projeto.
 
Planejamento, especificação e gerência de recursos de hardware, comunicação e software:
- identificação e caracterização dos diversos componentes de um computador;
- conhecimento dos recursos e funcionalidades de softwares básicos, aplicativos e utilitários;
- avaliação crítica dos resultados alcançados;
- definição de soluções de comunicação de dados e conectividade;
- compreensão e integração de diferentes sistemas, tecnologias e plataformas de comunicação;
- aplicação de soluções para sistemas de comunicação de abrangência local, metropolitana e larga abrangência;
- identificação, compreensão e aplicação das topologias, arquiteturas e protocolos de comunicação de dados a serem utilizados em redes de computadores e sistemas de telecomunicações;
- planejamento, elaboração e implantação de projetos físicos para redes de computadores e infraestrutura de telecomunicações;
- conhecimento de recursos de rede;
- elaboração de projeto de redes;
- especificação de infraestrutura de servidores, estações, rede e comunicações (nível mais elevado);
- conhecimento de recursos tecnológicos;
- aplicação de normas técnicas e padrões de operação.
 
Supervisão e avaliação da operação e da manutenção de sistemas:
- utilização correta das unidades de medida de armazenamento de dados e velocidade de processamento;
- utilização da escrita para documentação de recursos computacionais;
- utilização de recursos matemáticos e estatísticos para a definição de grandezas e frequência de ocorrência de eventos;
- utilização de ferramentas de apoio para a resolução de problemas matemáticos;
- gerenciamento da implantação de sistemas;
- identificação das funcionalidades e especificações para customização de projeto;
- categorização dos sistemas.
 
Consciência humanística, estímulo para o trabalho em grupo, desenvolvimento de habilidades de liderança, inovação e colaboração:
- apresentação de conduta ética na solução de problemas;
- autonomia para execução de atividades;
- emprego de diferentes estratégias de leitura adequadas ao contexto textual, aos objetivos de leitura e às intenções comunicativas;
- percepção da leitura e da escrita como processo de construção e de produção de sentidos na interação autor-texto-leitor;
- questionamento de conceitos preestabelecidos;
- compreensão e uso dos mecanismos de coesão e de recursos de coerência na construção do texto e na produção de sentidos;
- desenvolvimento da postura investigativa e autonomia de estudo;
- leitura e interpretação conceitual de questões fundamentais nas diversas ciências;
- ação em harmonia com o interesse coletivo, colaborando com o grupo na resolução de problemas de manipulação de dados;
- identificação de estratégias que favoreçam a acessibilidade e a inclusão digital;
- acompanhamento e intervenção nos processos de mudanças organizacionais exercendo a liderança;
- compreensão, reconhecimento e valorização das diferentes linguagens e produções culturais manifestas nas sociedades contemporâneas e de suas funções na produção do conhecimento;
- comunicação na Língua Brasileira de Sinais encadeando as experiências culturais e as relações interpessoais, de trabalho e de gênero que se articulam por meio da língua;
- compreensão das relações e problemáticas envolvidas nas questões que abrangem as diversidades sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras em face à afirmação dos direitos humanos.
 

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica.

Estágio Curricular Supervisionado

O curso não prevê estágios, no entanto o estudante pode solicitar a realização de atividades de estágio de forma a constar no seu currículo profissional. As regras de estágio para constar no currículo seguem as normas da Univates.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior. Constitui-se em uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, que tem como objetivo preparar o estudante para o trabalho e para a vida cidadã possibilitando vivências profissionais que contribuam para o aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
 
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, promovendo vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas, necessárias para a atuação profissional.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo aluno em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estagiário será de 6 (seis) horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aluno portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, podendo o aluno receber bolsa ou outra forma de contraprestação pelas atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro acidente pessoal com apólice compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
No estágio curricular não obrigatório do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação o estagiário pode atuar como auxiliar em atividades relacionadas à tecnologia da informação, em especial em segurança em TI, programação de aplicativos, no projeto físico e lógico, implantação, configuração e administração de redes de computadores, entre outras relacionadas à área de atuação profissional, a serem desenvolvidas em organizações formais ou não formais da sociedade.
O  estagiário somente pode auxiliar nas atividades profissionais se houver um profissional habilitado, indicado pela unidade concedente, para acompanhamento.
O estudante deverá estar matriculado ou ter cursado com aprovação no mínimo 120 (cento e vinte) horas do curso.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso ou a um professor indicado por ele acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade concedente.
 
Do supervisor local
O supervisor local é um profissional do quadro de pessoal da unidade concedente responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades e deve possuir formação superior na área de Informática. Caso o supervisor não possua formação na área indicada, deverá ter experiência profissional em área de conhecimento desenvolvida no curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, sendo comprovada mediante entrega de Declaração de Supervisão de Estágios assinada pelo responsável pela empresa, conforme modelo disponibilizado pela Univates.
 
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual, tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Carreiras, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos alunos matriculados nos cursos de ensino superior da Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no presente regulamento e na Resolução 129/Reitoria/Univates, de 28 de setembro de 2012.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
O curso não possui Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais informações
Não se aplica.

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Atendimento

Quarta-feira: das 13:30 às 17:30
Quinta-feira: das 13:30 às 17:30
Terça-feira: das 08:00 às 12:00

Contato

Evandro Franzen
ti-ead@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5599

Localização

Sala 226 - Prédio 2

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate o seu centro.