Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Carga horária:

2.000h - 2 anos e meio

Turno:

EAD

Modalidade:

A Distância

Atos legais

Início de funcionamento: A/18

Autorização: Resolução 016-2/Consun/UNIVATES, de 29/08/17
Reconhecimento: Portaria MEC 748, de 14/07/2022

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

Formar gestores de TI que contribuam efetivamente para o desenvolvimento das organizações a partir da aplicação de conhecimentos de forma inovadora, acompanhando a evolução das empresas, por meio da busca de diferentes soluções em diferentes setores e ramos de negócio. O profissional deve auxiliar na tomada de decisões em ambientes corporativos caracterizados pelo uso da tecnologia de informação, de forma a proporcionar vantagens competitivas para a organização.

Perfil do Egresso

O perfil do egresso foi elaborado observando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos superiores de tecnologia, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação na área de Computação, bem como as especificidades previstas no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.
O profissional habilitado no curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação deverá estar apto a trabalhar nas organizações com atividades relacionadas à gerência e gestão de projetos e processos referentes à TI. Deve ser capaz de especificar, gerenciar recursos de hardware, software e pessoal de Tecnologia da Informação, em articulação com os objetivos e o planejamento estratégico das organizações. Atua tanto na coordenação de recursos e equipes quanto no desenvolvimento e gerência dos sistemas informatizados, para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais.
A formação desse profissional está comprometida com o desenvolvimento de habilidades que possibilitem abordar de forma sistêmica os problemas organizacionais, propondo e desenvolvendo soluções em tecnologia da informação.
Os conteúdos trabalhados ao longo do curso objetivam desenvolver as habilidades, gerando competências que visam a possibilitar aos alunos o melhor desenvolvimento de sua capacidade de inovação, das habilidades técnicas, do raciocínio lógico e abstrato, proporcionando ao egresso capacidade analítica e senso crítico para avaliar as tecnologias da informação dentro de uma visão sistêmica.

Competências

A seguir são apresentadas as competências esperadas para o egresso e abaixo de cada uma são listadas as habilidades que formam a referida competência.
 
Avaliação da viabilidade econômica, planejamento, supervisão, elaboração e coordenação de projetos e serviços de tecnologia da informação:
- apresentar resolução e modelagem de problemas quantitativos;
- realizar experimentos quantitativos;
- utilizar ferramentas de apoio à resolução de problemas matemáticos;
- conhecer conceitos básicos de matemática e estatística;
- desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico;
- analisar criticamente informações provenientes de diferentes fontes;
- otimizar a utilização de recursos;
- ter senso de urgência e utilização;
- avaliar criticamente os resultados alcançados;
- gerir recursos, riscos e qualidade;
- identificar oportunidades;
- ter iniciativa e atitude empreendedora;
- implementar projetos organizacionais;
- elaborar e interpretar cenários;
- conhecer os fundamentos de planejamento e governança em TI;
- conhecer as técnicas e as ferramentas para desenvolvimento de gestão de TI.
 
Avaliação do impacto das atividades de tecnologia da informação nos contextos social e ambiental:
- ter comprometimento com a responsabilidade sociocultural;
- analisar a realidade a partir do diálogo argumentativo coerente;
- desenvolver a visão estratégica;
- compreender a importância das teorias clássicas e contemporâneas para pensar a sociedade atual;
- compreender a importância dos projetos de software para a sociedade;
- identificar os contextos e as comunidades que podem ser beneficiar de soluções baseadas em software;
- identificar as características ambientais regionais e globais;
- avaliar criticamente a relação homem-ambiente;
- compreender a interdisciplinaridade socioambiental;
- refletir sobre os processos socioambientais;
- aplicar os princípios de mediação ambiental;
- construir posicionamento crítico sobre os valores ambientais no desenvolvimento.
 
Avaliação e emissão de pareceres técnicos em sua área de formação:
- interpretar e avaliar documentação;
- compreender normas técnicas e padrões de operação;
- analisar os recursos linguísticos relacionando o texto ao contexto;
- compreender o texto como processo e resultado de produção de conhecimento;
- empregar diferentes estratégias de leitura;
- qualificar a produção oral e a escrita;
- elaborar documentação de software;
- conhecer as técnicas e as ferramentas para desenvolvimento de gestão de TI;
- conceber, aplicar e validar princípios, padrões e boas práticas no desenvolvimento de software.
 
Definição da política e avaliação da segurança das tecnologias da informação nas organizações:
- definir soluções de comunicação de dados e conectividade;
- compreender normas técnicas e padrões de operação;
- compreender as normas e as boas práticas de segurança de TI, considerando a segurança física, lógica e operacional;
- propor soluções preventivas e corretivas contra incidentes de segurança de TI;
- gerir recursos, riscos e qualidade;
- gerir ameaças, riscos e vulnerabilidade;
- agir ética, moral e legalmente, considerando os preceitos legais, direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e à utilização de sistemas de computação;
- aplicar resposta a incidentes de segurança;
- avaliar e definir a política de segurança em TI;
- aplicar normas técnicas e padrões de operação;
- identificar falhas e propor ações corretivas.
 
Conhecimento e aplicação das metodologias de engenharia de software para especificação de requisitos, projeto e modelagem de software e dados:
- interpretar e analisar modelos de dados;
- identificar e utilizar técnicas de modelagem de dados, análise e projeto de sistemas;
- aplicar técnicas de modularização, especificação e verificação de software;
- aplicar orientação a objetos na construção da hierarquia de classes do sistema;
- utilizar técnicas para modelagem de dados;
- interpretar e aplicar diferentes formas de representação gráfica;
- conhecer o paradigma de programação orientado a objetos;
- compreender e aplicar processos de engenharia de software;
- dominar técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software;
- aplicar técnicas da engenharia de software;
- documentação de software;
- utilizar métodos e modelos da engenharia de software;
- utilizar ferramentas para modelagem de sistemas;
- identificar e propor soluções com modelos de maturidade;
- aplicar técnicas para solução, verificação, validação e manutenção de software;
- avaliar a qualidade de sistemas de software;
- conceber, aplicar e validar princípios, padrões e boas práticas no desenvolvimento de software;
- aplicar boas práticas para desenvolvimento de software (IHC e qualidade de software);
- conhecer recursos da engenharia de software.
 
Desenvolvimento e utilização de novas ferramentas, sistemas e recursos tecnológicos:
- identificar recursos de programação;
- conhecer a lógica booleana e a lógica proposicional;
- aplicar técnicas de modularização, especificação e verificação de software;
- utilizar ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software;
- aplicar orientação a objetos na construção da hierarquia de classes do sistema;
- conhecer conceitos básicos de matemática e estatística;
- reconhecer a estrutura e as instruções da DDL e DML usadas para interagir com um sistema gerenciador de banco de dados;
- entender o que é e como funciona um sistema gerenciador de banco de dados;
- implementar um modelo de dados lógico em um sistema gerenciador de banco de dados;
- implementar tarefas automatizadas, utilizando estruturas de programação;
- resolver problemas de recuperação e manipulação de dados;
- aplicar conhecimentos prévios de algoritmos;
- interpretar enunciados de problemas;
- desenvolver a capacidade de abstração;
- desenvolver o pensamento computacional;
- reconhecer padrões;
- resolver problemas usando ambientes de programação;
- desenvolver software;
- resolver problemas usando ambientes de programação;
- conhecer métodos, técnicas, estratégias e componentes para resolução de problemas;
- identificar problemas que tenham solução algorítmica;
- utilizar ferramentas de apoio à concepção de sistemas, produtos e processos;
- identificar e selecionar os recursos necessários para desenvolvimento de sistemas, produtos e processos;
- identificar os requisitos do sistema, do produto ou processo;
- conhecer a atividade do profissional de ciência de dados;
- conhecer e aplicar métodos para aprendizado de máquina.
 
Gerência de recursos humanos relacionados à tecnologia da informação:
- compreender a cultura organizacional;
- planejar, organizar, dirigir e controlar;
- acompanhar e intervir nos processos de mudanças organizacionais exercendo a liderança;
- coordenar os processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais de seus membros;
- gerir processos eficazes e a aprendizagem organizacional;
- gerenciar o conhecimento organizacional.
 
Identificação das necessidades organizacionais e das tecnologias adequadas para atendimento dessas necessidades:
- conhecer os recursos e as funcionalidades de softwares básicos, aplicativos e utilitários;
- utilizar corretamente as unidades de medida de armazenamento de dados e velocidade de processamento;
- conhecer métodos, técnicas, estratégias e componentes para resolução de problemas;
- identificar os elementos constitutivos e relevantes do problema a ser resolvido;
- atuar com visão estratégica e sistêmica;
- compreender a cultura organizacional;
- compreender os modelos de gestão, modelagem e arquitetura de negócios;
- compreender as variáveis que influenciam a tomada de decisões;
- identificar os elementos que integram o planejamento;
- identificar e compreender as características de processos e sistemas;
- modelagem e arquitetura de negócios;
- conhecer as formas de especificação e funcionalidades;
- conhecer os requisitos e as necessidades organizacionais para seleção de sistemas.
 
Planejamento, especificação e gerência de recursos de hardware, comunicação e software:
- identificar e caracterizar os diversos componentes de um computador;
- conhecer os recursos e as funcionalidades de softwares básicos, aplicativos e utilitários;
- avaliar criticamente os resultados alcançados;
- definir soluções de comunicação de dados e conectividade;
- compreender e integrar diferentes sistemas, tecnologias e plataformas de comunicação;
- aplicar soluções para sistemas de comunicação de abrangência local, metropolitana e larga abrangência;
- identificar, compreender e aplicar as topologias, arquiteturas e protocolos de comunicação de dados a serem utilizados em redes de computadores e sistemas de telecomunicações;
- planejar, elaborar e implantar projetos físicos para redes de computadores e infraestrutura de telecomunicações;
- conhecer recursos de infraestrutura de redes;
- elaborar projeto de infraestrutura de redes;
- especificar infraestrutura de servidores, estações, rede e comunicações (nível mais elevado);
- conhecer recursos tecnológicos;
- aplicar normas técnicas e padrões de operação.
 
Supervisão e avaliação da operação e da manutenção de sistemas:
- utilizar corretamente as unidades de medida de armazenamento de dados e velocidade de processamento;
- utilizar a escrita para documentação de recursos computacionais;
- utilizar ferramentas de apoio para a resolução de problemas matemáticos;
- gerenciar a implantação de sistemas;
- identificar as funcionalidades e especificações para customização de projeto;
- categorizar os sistemas.
 
Consciência humanística, estímulo para o trabalho em grupo, desenvolvimento de habilidades de liderança, inovação e colaboração:
- apresentar conduta ética na solução de problemas;
- ser autônomo para execução de atividades;
- questionar conceitos preestabelecidos;
- agir em harmonia com o interesse coletivo, colaborando com o grupo na resolução de problemas de manipulação de dados;
- identificar estratégias que favoreçam a acessibilidade e a inclusão digital;
- acompanhar e intervir nos processos de mudanças organizacionais exercendo a liderança;
- compreender, reconhecer e valorizar as diferentes linguagens e produções culturais manifestas nas sociedades contemporâneas e suas funções na produção do conhecimento;
- comunicar-se na Língua Brasileira de Sinais encadeando as experiências culturais e as relações interpessoais, de trabalho e de gênero que se articulam por meio da língua;
- compreender as relações e as problemáticas envolvidas nas questões que abrangem as diversidades sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras em face à afirmação dos direitos humanos.

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica.

Estágio Curricular Supervisionado

O curso não prevê estágios. O estudante, no entanto, pode solicitar a realização de atividades de estágio de forma a constar no seu currículo profissional. As regras de estágio para constar no currículo seguem as normas da Univates.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior. Constitui-se em uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso que tem como objetivo preparar o estudante para o trabalho e para a vida cidadã, possibilitando vivências profissionais que contribuam para o aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes.
 
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estagiário ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, promovendo vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação da Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na sua área de formação;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas, necessárias para a atuação profissional.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades cumpridas pelo aluno em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de aluno portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, podendo o aluno receber bolsa ou outra forma de contraprestação pelas atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro acidente pessoal com apólice compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
No estágio curricular não obrigatório do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, o estagiário pode atuar como auxiliar em atividades relacionadas à tecnologia da informação, em especial em segurança em TI, programação de aplicativos, no projeto físico e lógico, implantação, configuração e administração de redes de computadores, entre outras relacionadas à área de atuação profissional, a serem desenvolvidas em organizações formais ou não formais da sociedade.
O  estagiário somente pode auxiliar nas atividades profissionais se houver um profissional habilitado, indicado pela unidade concedente, para acompanhamento.
O estudante deverá estar matriculado ou ter cursado com aprovação no mínimo 120 horas do curso.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio
Cabe ao coordenador do curso ou a um professor indicado por ele acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade concedente.
 
Do supervisor local
O supervisor local é um profissional do quadro de pessoal da unidade concedente responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades e deve ter formação superior na área de Informática. Caso o supervisor não tenha formação na área indicada, deverá ter experiência profissional em área de conhecimento desenvolvida no curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, sendo comprovada mediante entrega de Declaração de Supervisão de Estágios assinada pelo responsável pela empresa, conforme modelo disponibilizado pela Univates.
 
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual, tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos alunos matriculados nos cursos de ensino superior da Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no presente regulamento e na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
O curso não possui Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais informações
Não se aplica.

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Evandro Franzen
efranzen@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5599

Localização

Sala 216 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608