Módulos

MÓDULOS

COMPONENTES CURRICULARES

MÓDULO 1
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.      
Co-requisitos: 
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)


PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
Carga Horária: 80
Ementa: Teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, planos e espaços.
Co-requisitos: 
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)


SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
Carga Horária: 40
Ementa: Formação e carreira docente. 
Co-requisitos: 
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)


MÓDULO 2
DIDÁTICA GERAL (1425210)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da escola moderna à escola contemporânea: sujeitos, saberes, práticas docentes, articulação entre ensino, pesquisa e organização, planejamento e avaliação do fazer pedagógico em diferentes níveis e contextos.
Co-requisitos: 
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM (9412207)


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.
Co-requisitos: 
DIDÁTICA GERAL (1425210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM (9412207)


SEMINÁRIO INTEGRADOR II: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM (9412207)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do panorama geral dos fenômenos da linguagem para a compreensão das noções de língua, fala, linguagem, texto e discurso como objetos das ciências linguísticas.  
Co-requisitos: 
DIDÁTICA GERAL (1425210)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)


MÓDULO 3
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania.
Co-requisitos: 
TEORIA LITERÁRIA (2231219)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412209)


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural do ensino e da aprendizagem em espaços escolares e não escolares.
Co-requisitos: 
TEORIA LITERÁRIA (2231219)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412209)


SEMINÁRIO INTEGRADOR III: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412209)
Carga Horária: 40
Ementa: Leitura, estudo e reflexão sobre a literatura infantil e a formação do leitor na Educação Básica.
Co-requisitos: 
TEORIA LITERÁRIA (2231219)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)


TEORIA LITERÁRIA (2231219)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da teoria, história e crítica literárias, fundamentado em conceitos de arte, estética e literatura.  
Co-requisitos: 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412209)


MÓDULO 4
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da formação pessoal e relacional na formação profissional, problematização de questões relativas a sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.
Co-requisitos: 
LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412211)


LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e por meio da coesão e coerência textuais.
Co-requisitos: 
TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412211)


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412211)
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de propostas de ensino fundamentadas nos diversos tipos e gêneros textuais, na perspectiva das teorias do discurso e da enunciação.  
Co-requisitos: 
LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)


TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
Carga Horária: 40
Ementa: Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação para compreensão do texto como entidade dialógica, sócio-discursiva e enunciativa.  
Co-requisitos: 
LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412211)


MÓDULO 5
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da Literatura Brasileira das origens ao Romantismo.  
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412215)


ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da legislação educacional, políticas públicas e normas dos sistemas de ensino.
Co-requisitos: 
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412215)


PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
Carga Horária: 40
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412215)


SEMINÁRIO INTEGRADOR V: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412215)
Carga Horária: 40
Ementa: Leitura, estudo e reflexão sobre a literatura juvenil e a formação do leitor na Educação Básica.  
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)


MÓDULO 6
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar como princípios formativos em diferentes campos e dimensões educacionais escolares, considerando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino. 
Co-requisitos: 
LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412217)


LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da Literatura Brasileira do Pré-modernismo até a geração de 45, contemplando o Romance de 30 e refletindo sobre questões étnico-raciais na literatura.  
Co-requisitos: 
LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412217)


LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da Literatura Brasileira realista e seus desdobramentos.  


SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412217)
Carga Horária: 40
Ementa: Leitura e estudo dos principais escritores e obras produzidas no Brasil entre os anos 1970 e os dias de hoje.  
Co-requisitos: 
LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)


MÓDULO 7
EMPREENDEDORISMO (3453401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos: 
ESTRUTURAS FRASAIS (2233207)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA (9412219)


ESTRUTURAS FRASAIS (2233207)
Carga Horária: 120
Ementa: Estudo morfossintático do comportamento das formas linguísticas na organização da frase simples e da frase complexa em Língua Portuguesa, destacando conceito, tipos, estrutura e relações semânticas.      
Co-requisitos: 
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA (9412219)


SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA (9412219)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes abordagens teóricas da gramática para compreensão de aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos que interferem na constituição de uma língua e implicações desses componentes no ensino.  
Co-requisitos: 
ESTRUTURAS FRASAIS (2233207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)


MÓDULO 8
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos: 
FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412220)


FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos conceitos básicos da fonética e da fonologia do português e estudo sobre a consciência fonológica e suas implicações no ensino.
Co-requisitos: 
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412220)


SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412220)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das concepções de língua na perspectiva sociolinguística e de teorias da variação para elaboração de propostas de ensino de Língua Portuguesa.  
Co-requisitos: 
FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)


TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Co-requisitos: 
FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412220)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)


MÓDULO 9
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS (2233208)
Carga Horária: 120
Ementa: Estudo da formação e produção do vocabulário numa visão diacrônica e sincrônica e estudo do verbo e do pronome numa dimensão morfológica, sintática e discursiva.
Co-requisitos: 
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: ENSINO DO LETRAMENTO (9412213)


PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  
Co-requisitos: 
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS (2233208)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: ENSINO DO LETRAMENTO (9412213)


SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: ENSINO DO LETRAMENTO (9412213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da leitura e da escrita como práticas sociais e das relações entre os diferentes letramentos e a escola.  
Co-requisitos: 
ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS (2233208)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)


MÓDULO 10
LITERATURA: REGIONALISMO E ESPAÇOS (2235227)
Carga Horária: 40
Ementa: Seminários sobre regionalismo e literatura: do regional à globalização dos espaços.
Co-requisitos: 
LITERATURAS LUSÓFONAS: SEMINÁRIOS DE LEITURA (2235226)
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: ENSINO DE LITERATURA (9412222)


LITERATURAS LUSÓFONAS: SEMINÁRIOS DE LEITURA (2235226)
Carga Horária: 40
Ementa: Seminários de leitura de obras representativas da Literatura Portuguesa e de expressão africana.  
Co-requisitos: 
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: ENSINO DE LITERATURA (9412222)
LITERATURA: REGIONALISMO E ESPAÇOS (2235227)


SEMINÁRIO INTEGRADOR X: ENSINO DE LITERATURA (9412222)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo e reflexão sobre metodologia para o ensino da Literatura no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e critérios de seleção de obras literárias.  
Co-requisitos: 
LITERATURAS LUSÓFONAS: SEMINÁRIOS DE LEITURA (2235226)
LITERATURA: REGIONALISMO E ESPAÇOS (2235227)


MÓDULO 11
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (9202238)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das diretrizes legais sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e de Literatura no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e suas implicações para a elaboração de propostas de ensino interdisciplinares das línguas materna e adicionais.  


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.
Co-requisitos: 
PRÁTICAS DE ENSINO - METODOLOGIAS DE ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE (1454206)


PRÁTICAS DE ENSINO - METODOLOGIAS DE ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE (1454206)
Carga Horária: 80
Ementa: Planejamento em Língua Portuguesa e Literatura na perspectiva da interdisciplinaridade.
Co-requisitos: 
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)


MÓDULO 12
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2231211)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.  
Co-requisitos: 
PROCESSOS DE COMPREENSÃO LEITORA (2231216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: LINGUAGEM E COGNIÇÃO (9412224)


PROCESSOS DE COMPREENSÃO LEITORA (2231216)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.  
Co-requisitos: 
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2231211)
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: LINGUAGEM E COGNIÇÃO (9412224)


SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: LINGUAGEM E COGNIÇÃO (9412224)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da aquisição e do processamento da linguagem e suas implicações no ensino.
Co-requisitos: 
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2231211)
PROCESSOS DE COMPREENSÃO LEITORA (2231216)


MÓDULO 13
ELETIVA I (9309241)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Co-requisitos: 
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
LITERATURA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2235222)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL I (9202250)
Carga Horária: 80
Ementa: Elaboração e análise de propostas de ensino para a aprendizagem de leitura, escrita e expressão oral no Ensino Fundamental.  
Pré-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (9202238)


FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos sócio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.
Co-requisitos: 
LITERATURA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2235222)


LITERATURA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2235222)
Carga Horária: 80
Ementa: Leitura e interpretação de obras clássicas e sua abordagem na Educação Básica.  
Co-requisitos: 
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)


MÓDULO 14
ELETIVA II (9309242)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Co-requisitos: 
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM LETRAS (2269217)
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA (2231217)
Pré-requisitos: 
ELETIVA I (9309241)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL II (9202251)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática docente no ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental.  
Pré-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL I (9202250)


PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM LETRAS (2269217)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo de aspectos básicos do processo de pesquisa e da ciência da linguagem por meio da experimentação de práticas de investigação.
Co-requisitos: 
SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA (2231217)


SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA (2231217)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do significado e dos usos da linguagem sob paradigmas semânticos e pragmáticos.  
Co-requisitos: 
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM LETRAS (2269217)


MÓDULO 15
ELETIVA III (9309243)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares  conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Pré-requisitos: 
ELETIVA II (9309242)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I (9202252)
Carga Horária: 80
Ementa: Elaboração e análise de propostas de ensino para a aprendizagem de leitura, escrita e expressão oral e da Literatura no Ensino Médio.
Pré-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL II (9202251)


MÓDULO 16
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (9901206)
Carga Horária: 200
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento de sua formação.  


ELETIVA IV (9309244)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares  conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Co-requisitos: 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (9901206)
Pré-requisitos: 
ELETIVA III (9309243)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II (9202253)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática docente no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura no Ensino Médio.  
Pré-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I (9202252)


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 54

ELETIVOS
PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA I(1441225)
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de estudos teórico-práticos que contribuam para a formação inicial de professores.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA II(1441226)
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de situações de aprendizagem que oportunizem criação, participação, inovação e  transversalidade em experiências pedagógicas.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III(1441227)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos de ensinar e de aprender como fundamento para o planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV(1441228)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos planejamento de práticas pedagógicas  no contexto educacional das escolas de Educação Básica.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V(1441229)
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos que oportunizem a criação, participação, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VI(1441230)
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos acerca dos processos de avaliação da aprendizagem.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA I(9201219)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades iniciais de ambientação e estudo.   


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA II(9201220)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas de ambientação, planejamento e observação semi-estruturada.


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA III(9201221)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades intensificadas de ambientação, planejamento, observação e regência.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA IV(9201222)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com aprofundamento de estudos para inserção no campo da prática.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA V(9201223)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência e de investigação científica.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA VI(9201224)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência, de investigação científica e de sistematização e compartilhamento de experiências.  


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I(9102214)
Carga Horária: 40
Ementa: Sistematização de temas teóricos e práticos relacionados à área das linguagens por meio da elaboração de projeto de pesquisa.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II(9102219)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento do referencial teórico referente ao projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão I.
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9102214)


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III(9102220)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento da pesquisa planejada anteriormente e elaboração de um artigo científico.
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9102219)


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV(9102221)
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de um artigo científico.  
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9102220)