Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
Carga Horária: 80
Ementa: Teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, planos e espaços.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos sobre a formação e a carreira docente.
Co-requisitos:
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da escola moderna à escola contemporânea: sujeitos, saberes, práticas docentes, articulação entre ensino, pesquisa e organização, planejamento e avaliação do fazer pedagógico em diferentes níveis e contextos.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)
DIDÁTICA GERAL (1425210)
Carga Horária: 40
Ementa: Experimentação de recursos tecnológicos na sua interface com a Educação.
Co-requisitos:
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
DIDÁTICA GERAL (1425210)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da infância na atualidade, por meio das representações de infância, de criança e do conceito devir-criança.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural do ensino e da aprendizagem em espaços escolares e não escolares.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
Carga Horária: 40
Ementa: Entrecruzamentos entre infâncias moderna e contemporânea e a produção discursiva sobre o sujeito infantil.
Co-requisitos:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da formação pessoal e relacional na formação profissional, problematização de questões relativas a sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo e reflexão sobre a literatura infantil e a formação do leitor na Educação Básica.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da linguagem escrita e da relação entre consciência linguística e alfabetização.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
Carga Horária: 40
Ementa: Experimentações corporais, literárias e de escritura em meio à educação.
Co-requisitos:
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
Carga Horária: 80
Ementa: A filosofia da educação como questionamento do processo pedagógico e como elaboração teórica da experiência educativa.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da legislação educacional, políticas públicas e normas dos sistemas de ensino.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
Carga Horária: 40
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo acerca dos desafios colocados à educação nacional com relação às diferenças e aos processos de inclusão escolar.
Co-requisitos:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das tendências no ensino de Matemática e suas contribuições na constituição de práticas pedagógicas e alfabetização matemática.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar como princípio formativo em diferentes campos e dimensões educacionais escolares, considerando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo genealógico das práticas de alfabetização, planejamento e desenvolvimento de ações educacionais para a construção da leitura e da escrita.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das implicações da gestão escolar sobre o planejamento de propostas pedagógicas nas práticas de alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais.
Co-requisitos:
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas em educação e currículo.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da linguagem matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das repercussões do currículo escolar sobre o ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais e suas repercussões no currículo escolar.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da área de ciências da natureza com enfoque no mundo natural e educação ambiental na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo investigativo das condições de sustentabilidade ambiental e produção de materiais pedagógicos para a educação infantil e anos iniciais.
Co-requisitos:
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Co-requisitos:
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
Carga Horária: 40
Ementa: Avaliação como acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e como estratégia disciplinar na escola.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do corpo, da cultura corporal e de práticas pedagógicas em Educação Física, considerando as dimensões histórica, cultural e social da construção de práticas corporais.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar articulada a processos avaliativos na educação infantil e nos anos iniciais.
Co-requisitos:
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
Carga Horária: 80
Ementa: Observação, acompanhamento e reflexão sobre a prática pedagógica docente em em gestão educacional e formação de professores.
Carga Horária: 80
Ementa: Construção do conceito de tempo e espaço na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)
SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)
Carga Horária: 80
Ementa: Propostas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino da arte na escola básica.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar na educação infantil e nos anos iniciais.
Co-requisitos:
SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das concepções sobre a Educação Infantil e suas implicações no trabalho com crianças de 0 a 5 anos e as políticas públicas.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Ementa: O brincar e suas implicações na educação e nos processos de ensino e aprendizagem.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta de vivência pedagógica interdisciplinar na educação infantil.
Co-requisitos:
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da estrutura pedagógica das escolas de Educação Infantil.
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e construção coletiva de um projeto de investigação.
Pré-requisitos:
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos socio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR XII: EDUCAÇÃO E CINEMA (9411212)
Carga Horária: 40
Ementa: O cinema como trampolim de uma prática ético-estética docente.
Co-requisitos:
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.
Carga Horária: 80
Ementa: - Desenvolver um projeto de investigação organizando o planejamento de um prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos.
Pré-requisitos:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (9201236)
Carga Horária: 80
Ementa: Pesquisa em Pedagogia e em Educação.
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.
Co-requisitos:
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
Carga Horária: 200
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do acadêmico.
Co-requisitos:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (9201215)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.
Carga Horária: 40
Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de estudos teórico-práticos que contribuam para a formação inicial de professores.
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de situações de aprendizagem que oportunizem criação, participação, inovação e transversalidade em experiências pedagógicas.
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos de ensinar e de aprender como fundamento para o planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos que oportunizem a criação, participação, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos acerca dos processos de avaliação da aprendizagem.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades iniciais de ambientação e estudo.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas de ambientação, planejamento e observação semi-estruturada.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades intensificadas de ambientação, planejamento, observação e regência.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com aprofundamento de estudos para inserção no campo da prática.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência e de investigação científica.
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência, de investigação científica e de sistematização e compartilhamento de experiências.
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de um Projeto de Pesquisa sob a orientação de um professor.
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento do referencial teórico referente ao projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão I.
Pré-requisitos:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101203)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento da pesquisa planejada anteriormente e elaboração de um artigo científico.
Pré-requisitos:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9101204)
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de um artigo científico.
Pré-requisitos:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9101206)