Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Módulos

Trimestre 1

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)

Carga Horária: 80

Ementa: Teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, planos e espaços.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre a formação e a carreira docente.

Co-requisitos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)

Trimestre 2

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da escola moderna à escola contemporânea: sujeitos, saberes, práticas docentes, articulação entre ensino, pesquisa e organização, planejamento e avaliação do fazer pedagógico em diferentes níveis e contextos.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)
DIDÁTICA GERAL (1425210)

Carga Horária: 40

Ementa: Experimentação de recursos tecnológicos na sua interface com a Educação. 

Co-requisitos: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
DIDÁTICA GERAL (1425210)

Trimestre 3

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da infância na atualidade, por meio das representações de infância, de criança e do conceito devir-criança.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural do ensino e da aprendizagem em espaços escolares e não escolares.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)

Carga Horária: 40

Ementa: Entrecruzamentos entre infâncias moderna e contemporânea e a produção discursiva sobre o sujeito infantil. 

Co-requisitos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)

Trimestre 4

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da formação pessoal e relacional na formação profissional, problematização de questões relativas a sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo e reflexão sobre a literatura infantil e a formação do leitor na Educação Básica.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da linguagem escrita e da relação entre consciência linguística e alfabetização.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)

Carga Horária: 40

Ementa: Experimentações corporais, literárias e de escritura em meio à educação.

Co-requisitos: EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)

Trimestre 5

Carga Horária: 80

Ementa: A filosofia da educação como questionamento do processo pedagógico e como elaboração teórica da experiência educativa. 

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da legislação educacional, políticas públicas e normas dos sistemas de ensino.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)

Carga Horária: 40

Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo acerca dos desafios colocados à educação nacional com relação às diferenças e aos processos de inclusão escolar.

Co-requisitos: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)

Trimestre 6

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das tendências no ensino de Matemática e suas contribuições na constituição de práticas pedagógicas e alfabetização matemática. 

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar como princípio formativo em diferentes campos e dimensões educacionais escolares, considerando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino. 

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo genealógico das práticas de alfabetização, planejamento e desenvolvimento de ações educacionais para a construção da leitura e da escrita.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das implicações da gestão escolar sobre o planejamento de propostas pedagógicas nas práticas de alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais.

Co-requisitos: GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)

Trimestre 7

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas em educação e currículo.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da linguagem matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das repercussões do currículo escolar sobre o ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais e suas repercussões no currículo escolar.  

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)

Trimestre 8

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da área de ciências da natureza com enfoque no mundo natural e educação ambiental na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo investigativo das condições de sustentabilidade ambiental e produção de materiais pedagógicos para a educação infantil e anos iniciais.

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)

Trimestre 9

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)

Carga Horária: 40

Ementa: Avaliação como acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e como estratégia disciplinar na escola.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do corpo, da cultura corporal e de práticas pedagógicas em Educação Física, considerando as dimensões histórica, cultural e social da construção de práticas corporais.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar articulada a processos avaliativos na educação infantil e nos anos iniciais. 

Co-requisitos: PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)

Trimestre 10

Carga Horária: 80

Ementa: Observação, acompanhamento e reflexão sobre a prática pedagógica docente em  em gestão educacional e formação de professores.

Carga Horária: 80

Ementa: Construção do conceito de tempo e espaço na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)
SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)

Carga Horária: 80

Ementa: Propostas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino da arte na escola básica.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar na educação infantil e nos anos iniciais. 

Co-requisitos: SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)

Trimestre 11

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das concepções sobre a Educação Infantil e suas implicações no trabalho com crianças de 0 a 5 anos e as políticas públicas.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)

Carga Horária: 80

Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Carga Horária: 40

Ementa: O brincar e suas implicações na educação e nos processos de ensino e aprendizagem.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento de proposta de vivência pedagógica interdisciplinar na educação infantil. 

Co-requisitos: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)

Trimestre 12

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da estrutura pedagógica das escolas de Educação Infantil.

Carga Horária: 80

Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Trimestre 13

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Carga Horária: 80

Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e construção coletiva de um projeto de investigação.

Pré-requisitos: AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos socio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR XII: EDUCAÇÃO E CINEMA (9411212)

Carga Horária: 40

Ementa: O cinema como trampolim de uma prática ético-estética docente.

Co-requisitos: FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)

Trimestre 14

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Carga Horária: 80

Ementa: - Desenvolver um projeto de investigação organizando o planejamento de um prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos.

Pré-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (9201236)

Carga Horária: 80

Ementa: Pesquisa em Pedagogia e em Educação.

Trimestre 15

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)

Trimestre 16

Carga Horária: 200

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do acadêmico.  

Co-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (9201215)

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 55

Núcleo Optativo

COMPONENTE CURRICULAR DE OUTRO CURSO DE LICENCIATURA EAD DA INSTITUIÇÃO (9909212)

Carga Horária: 40

Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA I (1441225)

Carga Horária: 40

Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de estudos teórico-práticos que contribuam para a formação inicial de professores.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA II (1441226)

Carga Horária: 40

Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de situações de aprendizagem que oportunizem criação, participação, inovação e  transversalidade em experiências pedagógicas.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III (1441227)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos processos de ensinar e de aprender como fundamento para o planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV (1441228)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos processos planejamento de práticas pedagógicas  no contexto educacional das escolas de Educação Básica.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V (1441229)

Carga Horária: 40

Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos que oportunizem a criação, participação, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VI (1441230)

Carga Horária: 40

Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos acerca dos processos de avaliação da aprendizagem.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA I (9201219)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades iniciais de ambientação e estudo.   

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA II (9201220)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas de ambientação, planejamento e observação semi-estruturada.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA III (9201221)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades intensificadas de ambientação, planejamento, observação e regência.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA IV (9201222)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com aprofundamento de estudos para inserção no campo da prática.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA V (9201223)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência e de investigação científica.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA VI (9201224)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência, de investigação científica e de sistematização e compartilhamento de experiências.  

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101203)

Carga Horária: 40

Ementa: Elaboração de um Projeto de Pesquisa sob a orientação de um professor.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9101204)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento do referencial teórico referente ao projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão I.  

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101203)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9101206)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento da pesquisa planejada anteriormente e elaboração de um artigo científico.  

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9101204)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (9101207)

Carga Horária: 40

Ementa: Elaboração de um artigo científico.  

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9101206)