Fale conosco

Curso de graduação • Bacharelado Engenharia Mecânica

Sobre o curso de graduação em Engenharia Mecânica

Gosta de física e matemática, tem interesse por máquinas e curiosidade por sistemas mecânicos? O curso de Engenharia Mecânica é para você.
 
Você será preparado para realizar desde a seleção e o cálculo da matéria-prima necessária até a construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, sendo responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo o tipo de indústria.
 
O curso conta com ótimos laboratórios, que possibilitam colocar em prática toda a teoria aprendida em sala de aula. Outro diferencial é a participação no Projeto Baja, uma competição mundial que desafia estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road.
 
Carga Horária
4.040h - 5 anos

Turno
Integral (Predominância para o turno da noite)

Modalidade
Presencial
Opções de pagamento

Cursos de graduação com até o dobro do tempo para pagar e juro zero.

saiba mais

"
O curso está muito bem atendido por uma série de laboratórios, o que viabiliza a realização de atividades práticas.
" Prof. Ricson Rocha de Souza

Diferenciais

Projeto Baja
Competição entre Instituições de Ensino Superior para projetar, construir e testar um veículo off-road

Aulas práticas
Em laboratórios de última geração, que contam com os mesmos softwares e equipamentos empregados nas melhores indústrias do Brasil

Visitas técnicas
Realização de visitas técnicas em grandes empresas, relacionadas à área de atuação do Engenheiro Mecânico

 
 
 

Mercado de trabalho do curso de Engenharia Mecânica

O diplomado pode atuar em indústrias nos mercados regional e nacional, na área de sua competência e seus diversos segmentos, desde que contemplem conhecimentos técnico-científicos das principais áreas da engenharia mecânica, como fenômenos de transporte, engenharia térmica, processos de fabricação, mecânica dos sólidos e projetos de máquinas.
 
O campo de atuação desse profissional é bastante amplo, por isso é possível encontrar boas oportunidades, por exemplo, em montadoras de automóveis, fábricas de autopeças, indústrias dos setores petroquímico, indústrias de alimentos, metalomecânicas, metalúrgicas e até mesmo de produção naval.
 
Além disso, o engenheiro mecânico pode trabalhar na produção de máquinas para agroindústria e aeronáutica e também com mecânica computacional (projeto, análise e testes assistidos por computador), entre outras. Um setor que cresce e tem absorvido profissionais, principalmente empreendedores, é o desenvolvimento de sistemas para o aproveitamento da energia solar. Também merece destaque a possibilidade de atuação em hospitais, nas áreas de manutenção hospitalar e de biomecânica, desenvolvendo sistemas que melhorem a mecânica do corpo humano.
Formas de Ingresso

A Univates oferece diversas opções para ingresso na Instituição: a prova do vestibular, que ocorre em dois períodos no ano, por meio da nota do ENEM, Portadores de Diploma de Curso Superior e Transferência Externa (transferência de outra instituição).

saiba mais
Financiamentos
Conheça as opções de financiamento estudantil que a Univates oferece para o curso de Engenharia Mecânica. saiba mais
Intercâmbio
A Univates possibilita diversas opções de intercâmbio para destinos como: Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. saiba mais
 
Ficou com dúvidas?
Contate-nos.

Coordenação
ricson rocha de souza
eng-mecanica@univates.br

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5227 e 5323
Sala 218-11
 
Inscrições abertas quero me inscrever
Receba mais informações sobre este curso tenho interesse