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Nutrição

Informações do curso

Carga horária 3.335h - 4 anos
Turno Noturno
Modalidade Presencial

Atos legais

Autorização: Resolução 46/reitoria/univates, de 15 de maio de 2002

Reconhecimento: Portaria mec nº 111, de 04 de fevereiro de 2021 - dou de 05 de fevereiro de 2021, seção 1, pág. 136

Catálogo Institucional

acessar as informações

Coordenação do curso

Contato

FERNANDA SCHERER ADAMI

Professor e coordenador
nutricao@univates.br (51) 3714-7000 - Ramal 5090

Localização

Sala 209 Prédio 2

Projeto pedagógico do curso

O curso de Graduação em Nutrição, bacharelado, tem como objetivo formar um profissional generalista, com visão interdisciplinar, humanista, ética, crítica, autônoma, criativa e inovadora para atuar no desenvolvimento de ações de prevenção de doenças e promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, respeitando as características locorregionais e com vistas a novas práticas emergentes, na área da saúde, atenção dietética, segurança alimentar e nutricional e atenção integral à saúde da população.

Nutricionista com formação generalista, interprofissional, humanista, ética, crítica, autônoma, criativa e inovadora, com liderança para atuar na atenção dietética e na segurança alimentar e nutricional, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Profissional apto a desenvolver ações de prevenção de doenças e promoção, proteção e reabilitação da saúde, baseando suas condutas em conhecimentos científicos, pautados na realidade econômica, social, política, cultural e locorregional, tanto em nível individual quanto coletivo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Atentando para o atual cenário profissional e para as novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho, o curso de Nutrição da Univates tem enfoque nas áreas de Alimentação Coletiva, Saúde Coletiva e Nutrição Clínica. 
O curso apresenta inserção comunitária de forma a articular a teoria e a prática na área da Nutrição com as necessidades locorregionais, sabendo que, segundo Estimativas Populacionais do IBGE (2018), o Vale do Taquari está situado na região central do Rio Grande do Sul, formado por 36 municípios, com a maioria da população de origem alemã, italiana ou açoriana. Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita em 2019 e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o excesso de peso atinge 60,3% da população brasileira de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens. De acordo com a Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL, 2020), a prevalência de pessoas com excesso de peso na capital do estado do Rio Grande do Sul é de 58,8%. 
Tendo presente essa realidade, por meio do Ambulatório de Nutrição, pertencente a Diretoria de Serviços em Saúde (DSS), são realizados atendimentos nutricionais à população por meio do SUS e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa). Desenvolvendo ações de saúde, nos âmbitos individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver atenção integral nas instâncias primária e terciária da saúde e ampliar a resolutividade do sistema de referência e contrarreferência da região.
Na área da alimentação coletiva, o Vale do Taquari necessita de profissionais preparados para atuar no gerenciamento de serviços de alimentação em empresas, indústrias de alimentos, escolas, hospitais, restaurantes comerciais, hotéis, Instituições de Longa Permanência, spa, entre outras, a fim de estimular o desenvolvimento de ações para suprir as novas demandas da população em relação à alimentação e saúde.
A área de alimentos para fins especiais tem ampliado muito a gama de novos produtos à nutrição saudável e especial. Desde 2018, o trabalho do nutricionista na indústria de alimentos é regulado pelo Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), a resolução nº 600, que definiu as diretrizes de atuação na cadeia de produção, na indústria e no comércio. Segundo o CFN, a indústria de alimentos emprega apenas 2,6% dos profissionais nutricionistas (CFN, 2021). O Vale do Taquari é um pólo industrial no setor de alimentos, o qual possui grande importância para o desenvolvimento econômico da região, considerado o "Vale dos Alimentos". Na região dos vales existem mais 1.220 indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas, cadeia que emprega 16.600 pessoas (CIC VT, 2022). O curso de Nutrição da univates busca formar profissionais nutricionistas capazes de atuar nessa área, por meio de componentes curriculares, estágios e práticas que contemplam o desenvolvimento de produtos e a atuação na indústria de alimentos.

Competências do curso de Nutrição descritas por Eixo:
Eixo da Atenção e Cuidado em Saúde: 
Desenvolvimento de ações voltadas à prevenção da doença, promoção, proteção e reabilitação da saúde, para indivíduos e coletividades, dentro dos princípios do sistema de saúde e da ética/bioética.
 
Eixo da Ciências dos Alimentos:
Capacidade de assumir posições de liderança no exercício profissional e em equipes interprofissionais e interdisciplinares, pautadas nos princípios éticos da área de atuação;
Aptidão para gerenciar e administrar a força de trabalho, as informações e os recursos físicos, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Realização do trabalho fundamentado na capacidade de tomar decisões voltadas à saúde, às medidas e aos procedimentos eficazes e científicos, assegurando racionalização dos custos-benefício, da força do trabalho, dos equipamentos e das práticas adotadas;
Habilitação para atuar na área de gestão da produção e segurança dos alimentos por meio do conhecimento técnico acerca de suas transformações e dos perigos envolvidos na sua produção, voltada para uma visão sistêmica e para a tomada de decisões baseada em fatos e dados.
 
Eixo da Gestão e Tomada de Decisão:
Realização do trabalho fundamentado na capacidade de tomar decisões voltadas à saúde, às medidas e procedimentos eficazes e científicos, assegurando racionalização dos custos-benefício, da força do trabalho, dos equipamentos e das práticas adotadas;
Aptidão para gerenciar e administrar a força de trabalho, as informações e os recursos físicos, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Capacidade de assumir posições de liderança no exercício profissional e em equipes interprofissionais e interdisciplinares, pautadas nos princípios éticos da área de atuação.
 
Eixo da Educação Permanente:
Aprimoramento da comunicação verbal, não verbal, escrita, leitura e do domínio de uma língua estrangeira;
Respeito e sigilo nas relações profissionais com clientes, parceiros e colegas;
Atualização contínua para aprimoramento dos conhecimentos científicos e aperfeiçoamento na atuação prática;
As habilidades a serem desenvolvidas, referentes a cada competência, estão descritas nos respectivos componentes curriculares.

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

O estudante do curso de Nutrição, bacharelado, deve demonstrar proficiência em Língua Inglesa ou Espanhola, considerada necessária para a sua formação e futura atuação profissional. Para tanto, o acadêmico deverá prestar exame de proficiência em Língua Inglesa ou Espanhola ou cursar e solicitar o aproveitamento do componente curricular de Língua Inglesa ou Espanhola frequentado com aprovação. O exame de proficiência é oferecido semestralmente, divulgado por Edital, seguindo regulamentação específica. A obtenção de aprovação constitui pré-requisito para evolução do estudante no curso, conforme previsto na matriz curricular.

O estágio supervisionado consiste em uma atividade curricular individual eminentemente prática e obrigatória para os cursos da Área Ciências da Vida da Univates e do curso de Nutrição, bacharelado, e do qual depende a outorga de grau e o respectivo registro de diploma de conclusão de curso. As atividades são supervisionadas por um profissional habilitado e devem ser desenvolvidas e realizadas pelo estudante EM nível local, regional ou estadual. Visa a buscar uma identidade própria na comunidade, à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, à complementação e à vivência em situação real de solução de problemas e aquisição de novos conhecimentos para poder exercer de maneira plena a profissão.
O estudante só pode matricular-se no componente Estágio Supervisionado caso tenha cumprido os pré-requisitos obrigatórios especificados na matriz curricular. As atividades de estágio estão fundamentadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Superior e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. É entendido como estágio o ato de educar supervisionado e tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. Na Univates, os estágios curriculares obrigatórios são regidos pela Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. Da carga horária total do curso, 3.335 (três mil, trezentas e trinta e cinco) horas, 20,24%, ou seja, 675 (seiscentos e setenta e cinco) horas são destinadas aos estágios curriculares.
Os Estágios Curriculares Supervisionados no curso de Nutrição constituem importantes experiências práticas pedagógicas de ensino orientadas pelos professores do curso nos diferentes campos de atuação do bacharel, configurando espaços de reflexão e trocas de experiências entre os acadêmicos, nutricionistas (supervisores locais) e professores (supervisores acadêmicos). Nos locais concedentes para a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados devem ser desenvolvidas atividades ligadas à área de alimentos, nutrição humana e saúde, sob a presença de nutricionista responsável técnico. Para isso, primeiramente, há uma avaliação do ambiente de trabalho do nutricionista, no local de estágio, pelo supervisor acadêmico da Instituição formadora, para que haja, em caso de aprovação, posterior assinatura do convênio de estágio. 
O Estágio Curricular Supervisionado é atividade curricular obrigatória para o curso de graduação em Nutrição, do qual depende a outorga de grau do acadêmico. 
 
Dos componentes curriculares e carga horária
Os estágios obedecem a três grandes áreas de atuação do nutricionista: Nutrição em Saúde Coletiva, Nutrição Clínica e Alimentação Coletiva. 
Os Estágios Curriculares Supervisionados, dos quais trata o presente regulamento, são desenvolvidos nos seguintes componentes curriculares e com as seguintes cargas horárias: 
- Estágio em Alimentação Coletiva I, com carga horária de 80 (oitenta) horas, e Estágio em Alimentação Coletiva II, com carga horária de 145 (cento e quarenta e cinco) horas, totalizando 225 (duzentas e vinte e cinco) horas; 
- Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I, com carga horária de 80 (oitenta) horas, e Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva II, com carga horária de 145 (cento e quarenta e cinco) horas, totalizando 225 (duzentas e vinte e cinco) horas; 
- Estágio em Nutrição Clínica, com carga horária 225 (duzentas e vinte e cinco) horas. 
Cada estudante, obrigatoriamente, deve integralizar a carga horária total de estágio, devendo, para isso, cursar os três componentes curriculares de Estágio Curricular mencionados acima. 
A carga horária diária máxima é de seis horas, durante cinco dias na semana, totalizando, no máximo, 30 (trinta) horas semanais, conforme a Lei do Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O estudante estagiário conta com supervisão acadêmica e com supervisão local, além do coordenador de estágio.
 
Os objetivos dos componentes curriculares Estágio Curricular Supervisionado são: 
- contatar com as diversas áreas de atuação do nutricionista, conduzindo o estudante a uma postura profissional adequada, propiciando a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos no curso;
- constituir-se em elemento articulador entre a formação teórica e a prática; 
- possibilitar ao estudante estagiário o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades e competências, bem como a produção de novos saberes; 
- contribuir para que o estudante estagiário possa consolidar a formação de conduta profissional ética e responsável no desenvolvimento de prática criativa e inovadora na solução de problemas; 
- fortalecer o papel social do trabalho profissional por meio da reflexão e intervenção na área específica de atuação; 
- contribuir para o fortalecimento do espírito de pesquisa e a busca de novas ideias para o aperfeiçoamento da proposta pedagógica dos cursos e da sistemática de estágio.
 
Organização do estágio quanto aos locais concedentes 
Podem matricular-se nos componentes curriculares de Estágio Supervisionado os estudantes que cumpriram os pré-requisitos exigidos na matriz curricular. Os estágios curriculares são desenvolvidos em situações reais de trabalho para a capacitação do graduando. 
O desenvolvimento de atividades nos serviços públicos ou privados é uma prática presente nos cursos da área da saúde. Para garantir o desenvolvimento das práticas, a Univates regulariza os estágios via convênio, estabelecendo as competências de ambos os setores para o desenvolvimento das ações. 
Assim, tendo em vista a necessidade de regular as práticas, as atribuições para o desenvolvimento dos estágios estão descritas na Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. A Univates possui convênio com os municípios da região para o desenvolvimento de estágios na sua rede de serviços. 
Nesse sentido, a partir da Portaria Interministerial nº 1.124, de 4 de agosto de 2015, a qual estabeleceu as diretrizes para os Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) com vistas ao fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS, a Univates iniciou o processo de contratualização. Esse processo foi mais uma importante ferramenta na busca da aproximação entre ensino e serviço. 
Por se tratar de uma instituição com foco no desenvolvimento regional, optou-se por desenvolver o Coapes intermunicipal, composto pelos municípios que manifestaram interesse no processo de contratualização. Nesse sentido, o contrato foi assinado em maio de 2016, ficando a coordenação a cargo do gestor municipal de Lajeado e as ações de decisão na Comissão Integração Ensino-Serviço (Cies) da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. O Coapes tem como proposta aproximar as ações de ensino e estágio dos municípios. Nesse sentido, as ações desenvolvidas serão planejadas semestralmente, conforme a disponibilidade dos municípios e dos cursos de graduação. Em 2021, o Coapes foi renovado e com a contratualização de 10 municípios da região.
É importante destacar que, além dos serviços de saúde pública, são desenvolvidos estágios nos serviços privados e comunitários, tais como hospitais da região, Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), empresas alimentícias, entre outras.
 
Instituições conveniadas ao curso de Nutrição
Os estágios supervisionados realizados no curso de Nutrição são regidos pelo convênio de estágio obrigatório da Univates e renovados sistematicamente. A escolha dos locais segue os objetivos do estágio e as habilidades a serem desenvolvidas durante a prática. Para realização dos estágios, as documentações necessárias passam a ser de forma digital. O estudante fornece os dados do local de estágio ao coordenador de estágios e a Central de Estágios da Univates emite um termo de compromisso de forma digital que é enviado por e-mail ao estudante e ao representante legal da empresa. Eles devem assinar os documentos pelo programa Clicksign, autorizado legalmente.
O local no qual será realizado o Estágio Curricular Supervisionado deve apresentar condições necessárias para o desenvolvimento das atividades de estágio e proporcionar experiência prática na área de formação do estudante estagiário, reconhecendo-o como aprendiz e considerando-o sujeito em processo de formação e qualificação. 
O responsável por contatar o nutricionista supervisor da unidade concedente do estágio é o coordenador de estágio e/ou o supervisor acadêmico, e não o estudante, a fim de combinar o início do estágio, bem como as atividades a serem desenvolvidas. 
São organizações concedentes de estágio: organizações públicas, privadas e organizações não governamentais, com convênio assinado com a Univates e que dispõem de um supervisor local de estágio. São organizações que podem sediar o estágio dos estudantes do curso de Nutrição: hospitais, unidades de saúde da família, empresas, escolas de ensino fundamental, escolas de educação infantil, entre outras instituições. O estágio curricular obrigatório pode ser realizado em uma ou mais organizações concedentes, desde que haja anuência do supervisor acadêmico, que deve basear-se no que está previsto no presente Regulamento de Estágio e em orientações internas da Instituição.
A distribuição dos locais de estágio será feita com base nas vagas disponibilizadas pela unidade concedente e, quando houver necessidade, haverá seleção, tendo como critério a média geral do estudante no curso. O estágio só será válido quando devidamente encaminhado pela Instituição, conforme a Resolução 022/Consun/Univates, de 27 de abril de 2018. 
 
Estabelecimentos vinculados à IES:
A Diretoria de Serviços em Saúde foi criada em 2019 para reunir as ações da área da saúde da Univates, fortalecendo as relações entre ensino, serviço, entes públicos e privados e a população em geral. É responsável pela gestão das ações dos serviços de saúde disponíveis no campus da Universidade, bem como pelas ações de prestação de serviço para prefeituras, contemplando atendimentos ambulatoriais, gestão de pessoas e administração compartilhada de Unidade de Pronto Atendimento. Estão sob os cuidados da área de Saúde Univates os seguintes serviços: Assistência Profissional em Saúde (APS); Centro Clínico; Fisioterapia; Laboratório de Apoio ao Diagnóstico (LAD); Nutrição; Odontologia; Programa de Qualificação em Saúde; Psicologia; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 
Centro Clínico
O Centro Clínico (chamado Ambulatório de Especialidades Médicas até junho de 2020) foi inaugurado em março de 2016 e implantado de acordo com o avanço da grade curricular do bacharelado em Medicina da Univates. Atualmente estão em funcionamento no local um ambulatório de Diabetes & Hipertensão e 17 especialidades médicas: alergia e imunologia clínica, anestesiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.
Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto são acompanhadas por estudantes do curso e por professores médicos. Nesse mesmo espaço atuam os serviços de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, que compõem a equipe multiprofissional e contribuem para o cuidado integral em saúde. Um dos diferenciais da proposta de atendimento é a oferta do serviço de avaliação de Enfermagem e de Farmácia. O primeiro, com ênfase no histórico de saúde e identificação de alergias, visando à segurança do paciente. O segundo, de conciliação medicamentosa e orientação terapêutica, com o objetivo de instruir e esclarecer o usuário, ocorrendo antes da consulta médica e ao final, a critério do médico. O usuário também é informado quanto ao acesso à terapia medicamentosa, visando à adesão ao tratamento. 
 Além das ações desenvolvidas em consultórios, são realizados os seguintes procedimentos ambulatoriais: radiografias simples, ecocardiografia, ultrassonografias, endoscopia digestiva alta e baixa, espirometria, Holter, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), eletrocardiograma, biópsias, punções, pequenos procedimentos dermatológicos e de otorrinolaringologia.

Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures):
A Cures é a única clínica-escola do Rio Grande do Sul na qual alunos e docentes da área da saúde realizam atividades de estágio constituindo equipes multiprofissionais, articuladas com as redes de serviços dos municípios conveniados.
A Clínica promove a integração de professores e estudantes da Univates com as equipes profissionais dos municípios conveniados da região, oportunizando práticas de interdisciplinaridade e de integralidade na atenção à saúde.
Os atendimentos são realizados a partir dos convênios estabelecidos entre a Univates e as prefeituras da região do Vale do Taquari, que encaminham as pessoas à Cures para participar de atividades de cuidado em saúde. As ações de cuidado são planejadas e desenvolvidas em parceria com profissionais dos municípios. O trabalho oportuniza, de modo simultâneo, o atendimento às pessoas, a qualificação dos trabalhadores de saúde e a formação dos estudantes.
Tendo como referência a integralidade da atenção em saúde, as atividades priorizam as necessidades sociais das pessoas ou famílias atendidas e são planejadas em conjunto com as equipes locais, de acordo com as necessidades de cada usuário. Isso significa que as atividades da Cures são desenvolvidas de forma articulada e em interação com as redes locorregionais de cuidado.
Todas as ações da Cures são desenvolvidas por estagiários dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia com a supervisão de profissionais e professor orientador de estágio.
 
Atribuições do coordenador de estágios 
A coordenação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios será realizada por um professor do curso de Nutrição designado pelo coordenador do curso para este fim. O coordenador de estágios será responsável pelo planejamento, desenvolvimento e avaliação do andamento das atividades. 
São atribuições do coordenador de estágios: 
- planejar as atividades; 
- selecionar os locais para a realização dos estágios obrigatórios, sendo aprovados em reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso; 
- orientar a matrícula nos componentes curriculares de estágios obrigatórios; 
- definir os supervisores acadêmicos em conjunto com o coordenador do curso para a orientação específica no desenvolvimento das atividades; 
- planejar atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos estágios; 
- aplicar a Lei do Estágio nº 11.788/2008 e legislação específica da área;
- assegurar a aplicação da legislação específica para desenvolvimento da atuação profissional, com vistas à ética do cuidado; 
- acompanhar a regularização dos documentos necessários para as atividades de estágios, sejam estas realizadas na Instituição ou fora dela; 
- conferir a carga horária total de atividade realizada pelo estagiário, com vistas à legislação específica; 
- acompanhar o desenvolvimento das atividades com os supervisores locais e acadêmicos: 
- realizar encontros sistemáticos com supervisores locais, conforme possibilidade, e supervisores acadêmicos para a avaliação das atividades desenvolvidas e assegurar que estas contemplem os objetivos definidos para cada estágio; 
- realizar encontros com os estagiários para a avaliação das atividades; 
- garantir que os objetivos de estágio sejam contemplados no desenvolvimento das práticas, com vistas ao ensino;
- assegurar o desenvolvimento de atividades profissionais nos cenários de prática que contribuam para o desenvolvimento do profissional, voltados ao perfil do egresso, previsto no PPC do curso; 
- orientar a avaliação de desempenho sistemática dos estagiários.
 
Atribuições do supervisor acadêmico
Todos os estágios são supervisionados por professores nutricionistas da Instituição, os quais são designados pelo coordenador do curso de Nutrição e denominados de supervisor acadêmico. No local de estágio, a supervisão fica ao encargo do nutricionista que atua na unidade concedente de estágio, denominado supervisor local.
São atribuições do supervisor acadêmico de estágio: 
- realizar reuniões com os estagiários a fim de organizar os horários dos estudantes e o local de estágio; 
- acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio; 
- orientar o estagiário na elaboração do trabalho final de estágio; 
- organizar o cronograma dos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário;
- registrar frequência e combinações efetuadas nos encontros de supervisão acadêmica com o estagiário; 
- registrar participação em reuniões e visitas ao campo de estágio; 
- avaliar o estagiário com base nos relatórios apresentados, nos pareceres do supervisor local e no desempenho demonstrado pelo estagiário nas supervisões efetuadas; 
- visitar o local de estágio, objetivando não somente as avaliações, mas, também, a integração das propostas do curso e da Univates com o campo de estágio, bem como dos próprios supervisores envolvidos nesse processo. Caso o estudante queira fazer o estágio em outro município, que não seja na sede (Lajeado), o supervisor acadêmico avaliará a possibilidade de sua realização no município solicitado, para que seja possível a realização da supervisão do estágio. Quando a distância de ida e volta for superior a 30 (trinta) quilômetros, constitui-se a condição de estágios fora da sede (Lajeado). A supervisão de estágio fora de sede dar-se-á prioritariamente por meio de supervisão virtual, conforme a Resolução 114/Reitoria/Univates, de 03 de dezembro de 2021; 
- avaliar o local de estágio considerando os requisitos estabelecidos pelo NDE do curso, para a manutenção das atividades no campo de estágio; 
- participar das reuniões sempre que solicitados. 
Os estagiários que exercem atividades profissionais em serviço de nutrição dirigidos por nutricionistas podem realizar estágio na própria entidade onde trabalham, a critério do NDE do curso, desde que seja no turno inverso ao período de trabalho. Os plantões de fim de semana ficam a critério do nutricionista supervisor local, de acordo com as necessidades do serviço, resguardadas as condições de supervisão.
 
Atribuições do supervisor local de estágio 
O supervisor local de estágio deve ter formação profissional em curso de nível superior em Nutrição, bacharelado. 
Cabem ao supervisor local de estágio as seguintes atribuições: 
- informar sobre o número de vagas existentes e os requisitos exigidos pelo local de estágio; 
- realizar o processo seletivo dos candidatos, quando for norma da empresa concedente; 
- apresentar um plano das atividades a serem realizadas pelo estagiário; 
- orientar e acompanhar o estagiário no planejamento, execução e avaliação das atividades de estágio, tendo em vista as competências e habilidades pertinentes à atuação do profissional; 
- oferecer espaços de aprendizagem e formação teórica, como seminários, possibilitando ao estagiário a reflexão sobre a sua prática; 
- auxiliar o estagiário no engajamento com a equipe local, estimulando as trocas e a construção de novas propostas de trabalho; 
- realizar supervisão sistemática; 
- registrar frequência nos encontros de supervisão local com o estagiário e, quando necessário, comunicar ao coordenador de estágios as combinações efetuadas; 
- assinar as fichas de controle de frequência e relatórios do estagiário; 
- preencher o documento de avaliação de desempenho do estagiário; 
- compartilhar com o supervisor acadêmico o desempenho do estagiário; 
- participar das reuniões de colegiado, quando necessário. 
 
Atribuições do Estudante Estagiário 
Cabe ao estudante estagiário: 
- definir, com a assessoria do supervisor acadêmico e, se necessário, com o coordenador de estágios, a organização em que desenvolverá o estágio; 
- providenciar a formalização do Termo de Compromisso;
- participar e executar as atividades previstas para o estágio, cumprindo integralmente o total de horas exigidas, devendo ter frequência de 100% (cem por cento) nas atividades a serem desenvolvidas no estágio e nos seminários; 
- respeitar as normas da organização do local concedente de estágio; 
- comparecer ao local de estágio pontualmente nos dias e horários previstos para a realização do estágio; 
- manter sigilo sobre as normas, funcionamento e informações obtidas na organização concedente de estágio; 
- informar ao supervisor acadêmico de estágio e à organização concedente de estágio qualquer alteração no cronograma previsto para o estágio;
- portar-se eticamente, com responsabilidade, empenho, criatividade e profissionalismo; 
- elaborar e apresentar relatório final do estágio, além do resumo e do artigo científico; 
- restringir o uso de computador e celular aos momentos de pesquisa. 
As vivências dos estágios serão representadas sob forma de resumo científico simples ou expandido, os quais serão submetidos à Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e avaliados por uma comissão científica composta por docentes do curso de Nutrição. Em caso de aprovação, serão apresentados nos componentes curriculares específicos do curso que estiverem ocorrendo no semestre do evento, sendo o cronograma com datas, horários e componentes curriculares elaborado pelo coordenador de estágio. 
Não pode ser atribuída ao estagiário a responsabilidade técnica pelos erros ou enganos que cometer quando da ausência do nutricionista do local de estágio, assim como, também, não pode ser obrigado a fazer estágio em unidades de enfermaria infectocontagiosa ou locais que possam apresentar risco à saúde. 
 
Das áreas para o desenvolvimento de estágio
Os estágios podem ocorrer nas dependências da Universidade do Vale do Taquari - Univates ou em estabelecimentos conveniados à Instituição, mediante autorização da coordenação de curso e da Univates.  
 
Disposições gerais 
Os casos omissos são resolvidos pelo coordenador do curso, coordenador de estágio, ouvindo o NDE, e, em caso de necessidade, serão consultadas as instâncias superiores. As disposições gerais do presente Regulamento têm sua base legal na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN, na Lei nº 9.394/1996, nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação e nos Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional da Educação do Ministério de Educação e Cultura que tratam do assunto. 
 
Início dos estágios 
Conforme normas da Univates, todos os estágios devem iniciar no início do semestre. 
Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva 
Para a realização do Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I e II, os serviços devem ser chefiados por nutricionista, conforme a Resolução do Conselho Federal de Nutrição (CFN) nº 698, de 11 de agosto de 2021. 
 
Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I 
O Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I é realizado em Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, totalizando 80 (oitenta) horas.
Campo de estágio: 
As Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, públicas e privadas, constituem os locais de estágio de Nutrição e Saúde Coletiva I. Para a realização do estágio, a Instituição efetua convênio tanto com a prefeitura de Lajeado quanto com a prefeitura de outros municípios vizinhos, bem como com Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental privadas, conforme a necessidade, considerando o interesse do estudante estagiário. Nas Escolas de Educação Infantil, o estudante deverá cumprir, no máximo, 40 (quarenta) horas e realizar atividades em todas as faixas etárias, e nas Escolas de Ensino Fundamental deverá fazer 40 (quarenta) horas e realizar atividades com, no mínimo, três turmas. Obs.: exceções devem ser tratadas no Conselho do Curso ou no NDE. 
Turnos de estágio:
A organização dos turnos de estágio leva em conta o funcionamento do serviço (horários, capacidade do local e supervisão local). Dessa forma, antes do início do estágio, os estudantes matriculados no componente curricular Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I são convocados para a organização referente ao estágio durante o semestre. Esse espaço coletivo é priorizado para a tomada de decisões quanto à definição dos campos de estágio, organização dos horários dos estagiários e períodos de estágio. 
Atividades de estágio: 
As atividades previstas para o desenvolvimento as Escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental compreendem: 
- realizar educação nutricional em todas as faixas etárias da Escola de Educação Infantil e, no mínimo, em três turmas na Escola de Ensino Fundamental, elaborando planos de aula; 
- realizar avaliação nutricional de todos os pré-escolares e escolares ou a critério do supervisor local; 
- realizar capacitações de funcionários responsáveis pela produção da alimentação escolar nas duas escolas, quando pertinente; 
- elaborar insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes. 
Atividades obrigatórias:
Para o estágio de Nutrição em Saúde Coletiva I, nas escolas, o estudante deverá desenvolver um diário de campo, relatório ou portfólio, a critério do supervisor acadêmico. Ele deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates e postado no ambiente virtual. O estudante também deverá produzir um resumo científico simples a ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa da categoria de Nutrição e Saúde Coletiva, ou ainda enviar para outro evento institucional. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento.
Acompanhamento do desenvolvimento do estágio 
O acompanhamento do estagiário é realizado pelas nutricionistas supervisoras locais. O supervisor acadêmico fica responsável por realizar supervisão de estágio semanal com duração de 0,5 (meia) hora por estudante, incluindo visitas de acompanhamento e correção das atividades obrigatórias desenvolvidas no estágio, além de realizar as avaliações formativa e final do estágio, com o estagiário e o supervisor local. 
Uniforme e materiais necessários
Para o desenvolvimento do Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I, nas escolas, o estudante, quando entrar na cozinha, deve fazer uso de uniforme (jaleco de mangas longas, preferencialmente com o logotipo da Univates), calçados fechados, calça, touca, cabelos presos; não usar adornos nem usar esmalte nas unhas; ou usar roupas adequadas, em respeito à ética profissional; e utilizar alguns materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (prancheta, calculadora, lápis, borracha, caneta). Deve-se utilizar obrigatoriamente o crachá de identificação do estudante. 
Componentes curriculares cursados
Para a realização do Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva I, o estudante deverá ter cursado, com aprovação, os componentes curriculares: Nutrição Humana, Segurança Nutricional e dos Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Nutrição e Dietética na Infância e Adolescência.
 
Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva II 
É realizado em Unidades de Saúde e/ou na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), com carga horária de 145 (cento e quarenta e cinco) horas. 
Campos de estágio:
As Unidades de Saúde e/ou a Cures constituem locais de estágio em Nutrição em Saúde Coletiva II.
Para a realização do estágio nas Unidades de Saúde, a Univates dispõe de convênio com a prefeitura de Lajeado e prefeituras de municípios vizinhos, sendo os estágios realizados em Unidades que dispõem de profissional nutricionista. Obs.: exceções devem ser tratadas no Conselho do Curso ou NDE.
Turnos de estágio:
A organização dos turnos de estágio leva em conta o funcionamento do serviço (horários, capacidade do local e supervisão local). Dessa forma, antes do início do estágio, os estudantes matriculados no componente curricular Estágio em Nutrição em Saúde Coletiva II são convocados para a organização referente ao estágio durante o semestre. Esse espaço coletivo é priorizado para a tomada de decisões quanto à definição dos campos de estágio, organização dos horários dos estagiários e períodos de estágio. 
Atividades de estágio:
As atividades previstas para o desenvolvimento do estágio em Nutrição em Saúde Coletiva II, na Unidade de Saúde, incluem: 
- participação nas reuniões de equipe, quando pertinente; 
- ações de educação em nutrição em sala de espera; 
- levantamento e análise de dados da situação de saúde da população do município;
- conhecimento do funcionamento dos programas da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e dos programas desenvolvidos pelos municípios; 
- participação no planejamento e na execução de intervenções multidisciplinares e interdisciplinares em grupos de saúde dos municípios; 
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros; 
- planejamento e execução de oficinas culinárias com grupos de promoção à saúde ou usuários ou profissionais da rede escolar ou de saúde dos municípios conveniados ou nas Unidades de Saúde; 
- realização de atendimento específico da nutrição com avaliação nutricional, planejamento de cardápio e orientações nutricionais pautados nas orientações do Ministério da Saúde; 
- participação em visitas domiciliares na Unidades de Saúde com a equipe de saúde local. 
As atividades previstas para o desenvolvimento do estágio de Nutrição em Saúde Coletiva II, na Cures, incluem:
- participação nas reuniões de equipe; 
- ações de cuidado em saúde no espaço conviver;
 - participação em atendimentos interdisciplinares; 
- construção de Projetos Terapêuticos Singulares em suas equipes de referência, respeitando o fluxo elaborado pela Cures; 
- participação no planejamento e execução de intervenções multidisciplinares e interdisciplinares em grupos de saúde dos municípios conveniados, trazidos como demanda dos profissionais de equipe e usuários dos municípios conveniados, na Cures ou nas Unidades de origem do usuário ou profissional;
- participação nos grupos de apoio matricial e/ou institucional realizados com as equipes de profissionais e/ou usuários dos municípios conveniados; 
- levantamento dos serviços e órgãos públicos e privados que compõem a rede de atenção à saúde dos municípios conveniados para atualizar os mapas e realizar análise de situação de saúde e os projetos terapêuticos singulares; 
- evolução interdisciplinar em prontuários; 
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes; 
- planejamento e execução de oficinas culinárias com grupos de promoção à saúde ou usuários.
Atividades obrigatórias 
Para o estágio em Nutrição e Saúde Coletiva II, na Unidade de Saúde e/ou Cures, o estudante deverá desenvolver um diário de campo, relatório ou portfólio, a critério do supervisor acadêmico. Ele deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates e postado no ambiente virtual. O estudante também deverá produzir um resumo expandido, que deverá ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa da categoria de Nutrição e Saúde Coletiva, ou ainda enviar para outro evento institucional. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento.
Acompanhamento do desenvolvimento do estágio 
O acompanhamento dos estagiários é realizado pelas nutricionistas dos locais concedentes. O supervisor acadêmico fica responsável por realizar supervisão de estágio semanal com duração de 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) hora por estudante, incluindo visitas de acompanhamento e correção das atividades obrigatórias desenvolvidas no estágio, além de realizar as avaliações formativa e final do estágio, juntamente com o estagiário e o supervisor local. 
Uniforme e materiais necessários 
Para o desenvolvimento do estágio em Nutrição em Saúde Coletiva II, o estudante deve fazer uso de uniforme (jaleco de mangas longas, preferencialmente com o logotipo da Univates) e utilizar alguns materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (prancheta, calculadora, lápis, borracha, caneta). Deve-se utilizar obrigatoriamente o crachá de identificação do estudante. 
Componentes curriculares cursados 
Para a realização do Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva II, na Unidade de Saúde, o estudante deverá ter cursado, com aprovação, os componentes curriculares: Saúde Coletiva, Nutrição Humana, Vivência em Ambiente e Saúde, Nutrição e Dietética do Adulto e Idoso, Políticas Públicas de Nutrição e Alimentação, Nutrição e Dietética na Infância e Adolescência e Avaliação Nutricional.
 
Estágio em Nutrição Clínica 
Para a realização do Estágio em Nutrição Clínica, os serviços devem ser chefiados por nutricionista, conforme a Resolução do Conselho Federal de Nutrição (CFN) nº 698, de 11 de agosto de 2021. O Estágio em Nutrição Clínica  é realizado em âmbito hospitalar e ambulatorial, com carga horária total de 225 (duzentas e vinte e cinco) horas, sendo 80 (oitenta) horas no âmbito hospitalar e 145 (cento e quarenta e cinco) horas no ambulatório de Nutrição, pertencente ao Saúde Univates. 
Campo de estágio 
Os estudantes poderão realizar o estágio nos hospitais que possuem convênio com a Univates. O local de estágio (hospital) será definido na reunião inicial de estágio, com o supervisor acadêmico, de acordo com as vagas disponíveis no local. Caso haja solicitação, por parte de algum estudante, para a realização do estágio em hospital não conveniado com a Univates, a possibilidade dessa realização de estágio deverá ser discutida e aprovada pelo NDE do curso, além de a Instituição indicada firmar convênio com a Univates. Obs.: casos específicos serão avaliados no NDE. 
O Ambulatório de Nutrição, pertencente ao Saúde Univates, constitui outro local de estágio em Nutrição Clínica.
Turnos de estágio 
A organização dos estágios leva em conta o funcionamento do serviço (horários, capacidade do local, supervisão local). No hospital, o turno de estágio é combinado previamente com o nutricionista (supervisor local) e o início do estágio fica determinado pelo hospital em relação à organização de folgas e férias do nutricionista. No Ambulatório de Nutrição, o estágio pode ser desenvolvido nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme os horários presenciais do nutricionista (supervisor local) e do supervisor acadêmico de estágio. Particularidades quanto a horários diferenciados de estágio devem ser avaliadas pelo supervisor acadêmico. Dessa forma, antes do início do estágio, os estudantes matriculados no componente curricular Estágio em Nutrição Clínica são convocados para a organização referente ao estágio durante o semestre. Esse espaço coletivo é priorizado para a tomada de decisões quanto à definição dos campos de estágio, organização dos horários dos estagiários e períodos de estágio. 
Atividades de estágio
As atividades previstas para o desenvolvimento do estágio em Nutrição Clínica, no hospital, incluem:
- avaliação e diagnóstico do estado nutricional dos pacientes, de acordo com o protocolo do hospital; 
- prescrição dietética individualizada, conforme a necessidade do paciente, considerando o diagnóstico do estado nutricional e a presença de patologias associadas; 
- evolução em prontuário; 
- elaboração de plano alimentar por meio de cálculo das necessidades energéticas e nutricionais, baseado na prescrição dietética; 
- orientação nutricional quanto a hábitos alimentares saudáveis adequados ao estado nutricional e presença de patologias, de acordo com as necessidades do usuário; 
- orientações nutricionais de alta hospitalar; 
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes. 
As atividades previstas para o desenvolvimento do estágio no Ambulatório de Nutrição incluem: 
- atendimento nutricional individualizado ou em grupo; 
- avaliação do estado nutricional por meio de antropometria e exame físico; 
- avaliação nutricional computadorizada por meio de bioimpedância elétrica;
- realização de diagnóstico do estado nutricional; 
- prescrição dietética individualizada, conforme a necessidade do usuário, considerando o diagnóstico do estado nutricional e a presença de patologias associadas; 
- elaboração de plano alimentar por meio de cálculo das necessidades energéticas e nutricionais, baseado na prescrição dietética; 
- elaboração de lista de substituição adequada ao plano alimentar; 
- orientação nutricional quanto a hábitos alimentares saudáveis, adequados ao estado nutricional e presença de patologias, de acordo com as necessidades do usuário; 
- elaboração de receitas e orientações nutricionais saudáveis para dispor no mural do Ambulatório de Nutrição; 
- atividades de educação em nutrição com vistas à promoção da saúde e prevenção de doenças;
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes. 
Atividades obrigatórias 
Para o estágio em Nutrição Clínica, o estudante deverá desenvolver um diário de campo, relatório ou portfólio, a critério do supervisor acadêmico. Ele deve ser elaborado de acordo com as normas da ABNT do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates e postado no ambiente virtual da Instituição. O estudante também deverá produzir um resumo científico simples a ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa da categoria de Nutrição Clínica, ou outro evento institucional, e um artigo científico que pode ser submetido a uma revista científica da área da saúde, caso o supervisor acadêmico entender possível. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento. Nos casos em que os estagiários são formandos do semestre A poderão enviar e apresentar o resumo científico simples em outro evento institucional que ocorra antes da formatura em consonância com o supervisor acadêmico. No entanto, caso o resumo tenha sido enviado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição, aprovado pela comissão científica do evento e o estudante já graduado não tenha realizado a sua apresentação, este poderá ser publicado nos Anais do evento.
 Acompanhamento do desenvolvimento do estágio
Durante o estágio em Nutrição Clínica, no hospital, o acompanhamento do estágio é realizado pelas nutricionistas funcionárias do local que supervisionam diretamente os estagiários. Todas as dúvidas sobre o local de estágio e pacientes devem ser esclarecidas com elas. O supervisor acadêmico do estágio fica responsável pelo contato entre o estagiário e o supervisor local, correção dos materiais desenvolvidos no estágio, realização de visitas de acompanhamento no hospital, realização da avaliação formativa e do final do estágio, juntamente com o estagiário e o supervisor local. No Ambulatório de Nutrição, o acompanhamento do estágio é realizado pelo supervisor local, o qual acompanha o primeiro atendimento nutricional com o estudante, de forma a observá-lo durante a sua primeira consulta. As consultas posteriores são realizadas somente com a presença do estagiário e do usuário, de forma a desenvolver a sua autonomia perante o desenvolvimento das atividades. O supervisor acadêmico do estágio fica responsável pelo contato entre o estagiário e o supervisor local, correção das atividades obrigatórias desenvolvidas no estágio, visitas de acompanhamento no Ambulatório de Nutrição, realização da avaliação formativa e do final do estágio, juntamente com o estagiário e o supervisor local. O supervisor acadêmico terá 1 (uma) hora por semana por estudante para esse acompanhamento.
Uniforme e materiais necessários 
Para o desenvolvimento do Estágio em Nutrição Clínica , o estudante deve fazer uso de uniforme (jaleco de mangas longas, preferencialmente com o logotipo da Univates), calçados fechados, calça, cabelos presos, maquiagem leve, não usar perfumes fortes, manta e lenços e usar o mínimo de adornos; utilizar alguns materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (prancheta, calculadora, lápis, borracha, caneta). Deve-se utilizar obrigatoriamente o crachá de identificação do estudante. 
Componentes curriculares cursados 
Para a realização do Estágio em Nutrição Clínica, o estudante deverá ter cursado, com aprovação, os componentes curriculares: Patologia e Terapia Nutricional II.
 
Estágio em Alimentação Coletiva I
O Estágio em Alimentação Coletiva I é realizado em serviços de alimentação totalizando 80 (oitenta) horas. Para a realização do Estágio  em Alimentação Coletiva I, os serviços devem ser chefiados por nutricionista, conforme Resolução do Conselho Federal de Nutrição (CFN) nº 698, de 11 de agosto de 2021. 
Campo de estágio 
Os Serviços de Alimentação constituem o campo de estágio do componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva I. São locais concedentes de estágio as organizações públicas, privadas e não governamentais, como restaurantes de autogestão e terceirizados e indústria de alimentos que dispõem da presença de um profissional nutricionista (supervisor local). Os estudantes poderão realizar o estágio nos serviços de alimentação que possuem convênio firmado entre a Univates e o local concedente do estágio. Os locais de estágio oferecidos aos estudantes variam conforme a disponibilidade das organizações nos municípios vizinhos e também conforme a disponibilidade de supervisão de estágio por parte dos supervisores acadêmicos. Os serviços de alimentação devem apresentar condições necessárias para o desenvolvimento das atividades de estágio e proporcionar experiência prática na área de formação do estudante estagiário, reconhecendo-o como aprendiz e considerando-o sujeito em processo de formação e qualificação. Obs.: em caso de necessidade de realização de estágio em outros locais, após aprovação pelo NDE, a Instituição firma convênio com o local requerido para a realização do estágio do estudante. 
Turnos de estágio
A organização do estágio leva em conta o funcionamento do serviço (horários, capacidade do local, supervisão local). Nos locais concedentes, o turno de estágio é combinado previamente com o nutricionista (supervisor local) e o início do estágio fica determinado pelo próprio local concedente em relação à organização de folgas e férias do nutricionista. Dessa forma, antes do início do estágio, os estudantes matriculados no componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva I são convocados para uma reunião que prioriza a tomada de decisões quanto à definição dos campos de estágio, organização dos horários dos estagiários e períodos de estágio. 
Atividades de estágio:
- observação do local e identificação de conformidades e não conformidades quanto às boas práticas em Serviços de Alimentação, conforme as legislações vigentes; 
- avaliação da descrição constante no Manual de Boas Práticas (MBP) e nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionando-a com a realidade do local de estágio;
- treinamento de boas práticas para manipuladores de alimentos; 
- acompanhamento de auditorias nos locais de estágio, conforme a possibilidade; 
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes;
- participação na elaboração e no desenvolvimento de produtos, quando aplicável;
- acompanhamento de análise sensorial de alimentos, quando aplicável.
Atividades obrigatórias
Para o estágio de Alimentação em Saúde Coletiva I, o estudante deverá elaborar, no mínimo, quatro planos de ação, conforme as não conformidades identificadas no local, com aprovação do nutricionista do local. O estudante deverá também desenvolver um diário de campo, relatório ou portfólio, a critério do supervisor acadêmico. Ele deve ser postado no ambiente virtual de acordo com as normas da ABNT do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates. O estudante também deverá produzir um resumo científico simples a ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa da categoria de Alimentação Coletiva, ou ainda enviar para outro evento institucional. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento. 
Acompanhamento do desenvolvimento do estágio 
O acompanhamento do estágio é realizado pelo nutricionista que atua no local concedente de estágio e que supervisiona diretamente o estudante estagiário no seu turno de trabalho. Todas as dúvidas sobre o funcionamento do local de estágio devem ser esclarecidas com o nutricionista local. O supervisor acadêmico do estágio fica responsável pelo contato entre o estagiário e o supervisor local, correção das atividades obrigatórias desenvolvidas no estágio, visitas de acompanhamento no local concedente, realização da avaliação formativa e do final do estágio juntamente com o estagiário e o supervisor local. O supervisor acadêmico terá 0,5 (zero vírgula cinco) hora por semana por estudante para esse acompanhamento.
Uniforme e materiais necessários 
Para o desenvolvimento do Estágio em Alimentação Coletiva I, o estudante deve fazer uso de uniforme (jaleco de mangas longas, preferencialmente com o logotipo da Univates, ou conforme a exigência do local concedente de estágio), calçados fechados, calça, cabelos presos, touca; não usar maquiagem nem esmalte nas unhas, perfume (usar somente desodorante), adornos de quaisquer tipos; e utilizar alguns materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (prancheta, calculadora, lápis, borracha, caneta), além de providenciar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) solicitados pelos locais concedentes de estágio. Deve utilizar obrigatoriamente o crachá de identificação do estudante. 
Componentes curriculares cursados 
Para que o estudante do Curso de Nutrição possa se matricular no componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva I, deve ter cursado, com aprovação, os seguintes componentes curriculares: Segurança Nutricional e dos Alimentos e Microbiologia dos Alimentos.
 
Estágio em Alimentação Coletiva II
O Estágio em Alimentação Coletiva II é realizado em serviços de alimentação, totalizando 145 (cento e quarenta e cinco) horas. Para a realização do Estágio em Alimentação Coletiva II, os serviços devem ser chefiados por nutricionista, conforme Resolução do Conselho Federal de Nutrição (CFN) nº 698, de 11 de agosto de 2021. 
Campo de estágio 
Os Serviços de Alimentação constituem o campo de estágio do componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva II. São locais concedentes de estágio as organizações públicas, privadas e não governamentais, como restaurantes de autogestão e terceirizados, que dispõem da presença de um profissional nutricionista (supervisor local). Os estudantes poderão realizar o estágio nos serviços de alimentação que possuem convênio firmado entre a Univates e o local concedente do estágio. Os locais de estágio oferecidos aos estudantes variam conforme a disponibilidade das organizações nos  municípios vizinhos e também conforme a disponibilidade de supervisão de estágio por parte dos supervisores acadêmicos. Os serviços de alimentação devem apresentar condições necessárias para o desenvolvimento das atividades de estágio e proporcionar experiência prática na área de formação do estudante estagiário, reconhecendo-o como aprendiz e considerando-o sujeito em processo de formação e qualificação. Obs.: em caso de necessidade de realização de estágio em outros locais, após aprovação pelo NDE, a Instituição firma convênio com o local requerido para a realização do estágio do estudante. 
Turnos de estágio
A organização do estágio leva em conta o funcionamento do serviço (horários, capacidade do local, supervisão local). Nos locais concedentes, o turno de estágio é combinado previamente com o nutricionista (supervisor local) e o início do estágio fica determinado pelo próprio local concedente em relação à organização de folgas e férias do nutricionista. Dessa forma, antes do início do estágio, os estudantes matriculados no componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva II são convocados para uma reunião que prioriza a tomada de decisões quanto à definição dos campos de estágio, organização dos horários dos estagiários e períodos de estágio. 
Atividades de estágio:
- observação do local e identificação de conformidades e não conformidades quanto às boas práticas em Serviços de Alimentação, conforme as legislações vigentes; 
- avaliação da descrição constante no Manual de Boas Práticas (MBP) e nos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) relacionando-a com a realidade do local de estágio;
- reconhecimento da estrutura organizacional, do sistema e do tipo de distribuição das refeições; 
- participação na elaboração de cardápios, juntamente com o nutricionista do local, considerando a variedade e a composição do cardápio, bem como o atendimento às determinações nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), conforme o caso; 
- avaliação da relação entre cardápios planejados e realizados no local de estágio;
- verificação das fichas técnicas das preparações e adaptação per capita, conforme a necessidade do local; 
- análise da política de abastecimento de insumos do local concedente; 
- acompanhamento do controle de estoque de insumos; 
- participação na realização de custos planejados, orçados e obtidos, com o nutricionista do local; 
- análise da gestão de recursos humanos do local, considerando o quadro de funcionários (manipuladores), férias, folgas, faltas ao trabalho; 
- participação nas entrevistas de seleção de novos funcionários do local, conforme a possibilidade; 
- treinamento de boas práticas para manipuladores de alimentos; 
- acompanhamento de auditorias nos locais de estágio, conforme a possibilidade;
- verificação do desperdício de alimentos e destinação dos resíduos, visando à sustentabilidade do serviço de alimentação; 
- análise da pesquisa de satisfação dos clientes no local de estágio; 
- desempenho de atividades de educação nutricional com os clientes do serviço de alimentação; 
- elaboração de insumos informativos e de apoio sobre saúde, alimentação e nutrição, tais como fôlderes, cartazes, manuais, entre outros, quando pertinentes. 
Atividades obrigatórias 
Para o estágio em Alimentação Coletiva II, o estudante deverá elaborar, no mínimo, cinco planos de ação, conforme as não conformidades identificadas no local, com aprovação do nutricionista do local. O estudante deverá também desenvolver um diário de campo, relatório ou portfólio, a critério do supervisor acadêmico. Ele deve ser postado no ambiente virtual de acordo com as normas da ABNT do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates. O estudante também deverá produzir um resumo expandido, que deverá ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa da categoria de Alimentação Coletiva, ou ainda enviar para outro evento institucional. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento. Nos casos em que os estagiários são formandos do semestre A poderão enviar e apresentar o resumo científico simples em outro evento institucional que ocorra antes da formatura em consonância com o supervisor acadêmico. No entanto, caso o resumo tenha sido enviado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição, aprovado pela comissão científica do evento e o estudante já graduado não tenha realizado a sua apresentação, este poderá ser publicado nos Anais do evento.
Acompanhamento do desenvolvimento do estágio
O acompanhamento do estágio é realizado pelo nutricionista que atua no local concedente de estágio e que supervisiona diretamente o estudante estagiário no seu turno de trabalho. Todas as dúvidas sobre o funcionamento do local de estágio devem ser esclarecidas com o nutricionista local. O supervisor acadêmico do estágio fica responsável pelo contato entre o estagiário e o supervisor local, correção das atividades obrigatórias desenvolvidas no estágio, visitas de acompanhamento no local concedente, realização da avaliação formativa e do final do estágio juntamente com o estagiário e o supervisor local. O supervisor acadêmico terá 0,75 (zero vírgula setenta e cinco) hora por semana por estudante para esse acompanhamento.
Uniforme e materiais necessários 
Para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado em Alimentação Institucional, o estudante deve fazer uso de uniforme (jaleco de mangas longas, preferencialmente com o logotipo da Univates, ou conforme a exigência do local concedente de estágio), calçados fechados, calça, cabelos presos, touca; não usar maquiagem nem usar esmalte nas unhas, perfume (usar somente desodorante), adornos de quaisquer tipos; e utilizar alguns materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (prancheta, calculadora, lápis, borracha, caneta), além de providenciar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) solicitados pelos locais concedentes de estágio. Deve-se utilizar obrigatoriamente o crachá de identificação do estudante.
Componentes curriculares cursados 
Para que o estudante do Curso de Nutrição possa se matricular no componente curricular Estágio em Alimentação Coletiva II deve ter cursado, com aprovação, os seguintes componentes curriculares: Gestão em Alimentação Coletiva e Processos em Alimentação Coletiva.
 
Avaliação dos estágios 
O estudante estagiário é avaliado pelo supervisor acadêmico com base nas informações do supervisor local e na autoavaliação. O acompanhamento das atividades desenvolvidas no estágio para subsidiar a avaliação e atribuição de grau deve ser contínuo e sistemático, por meio da supervisão, devendo ser considerados os aspectos que seguem: 
- frequência de 100% (cem por cento) nas atividades a serem desenvolvidas no estágio (formulário de frequência de estágio) (anexo 1);
- análise dos objetivos propostos e atingidos pelo estudante estagiário, do desempenho global do acadêmico no período de estágio a ser obtido por meio das informações das fichas específicas de avaliação final (três avaliações: autoavaliação de desempenho do estudante, valendo um ponto, avaliação do supervisor local, valendo quatro pontos, e do supervisor acadêmico, valendo cinco pontos). O supervisor acadêmico terá a responsabilidade de incluir em sua avaliação o cumprimento dos prazos de entrega das atividades obrigatórias de estágio, assim como a apresentação do resumo científico simples ou expandido na Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição, conforme cronograma enviado pelo coordenador de estágios. 
Os supervisores locais e acadêmicos também farão uso de uma avaliação formativa (anexo 2) na metade do estágio para pontuar questões a serem melhoradas pelo estudante. Ao final do estágio, o supervisor acadêmico realizará a avaliação do estudante (anexo 3), de preferência, em conjunto com o supervisor local (anexo 4), assim como acompanhará o estudante em sua autoavaliação (anexo 5). Além da avaliação do acadêmico, é realizada a Avaliação de Desempenho do Supervisor Local de Estágio (anexo 6), a qual é realizada em conjunto, entre supervisor acadêmico e estagiário, com pontuação de 0 a 5, devendo essa avaliação ser entregue em forma impressa, na coordenação do curso, devidamente preenchida e assinada pelo supervisor acadêmico e pelo estagiário. 
Documentos de controle e execução dos estágios 
Nos estágios realizados fora da Univates, após firmado o convênio com o local concedente, os estudantes deverão atender às exigências de documentos específicos solicitados conforme as particularidades de cada local concedente de estágio, além de formalizar o Termo de Compromisso, antes de iniciar o estágio. 
Frequência nos estágios 
O estudante deve cumprir 100% (cem por cento) de frequência da carga horária do estágio, não podendo haver faltas. Em caso de doença, apresentar o atestado médico para a nutricionista local e avisar o supervisor acadêmico de estágio, pois os dias faltados devem ser recuperados. O estudante deve fazer, no máximo, seis horas por dia. 
Aprovação no estágio 
O estudante deve alcançar a nota mínima 6,0 (seis) em cada componente curricular de estágio supervisionado, considerada a especificidade da atividade.

Das disposições gerais 
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes; na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96; na Resolução 051-02*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020; e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Ensino Superior. 
 
Da caracterização do estágio 
O estágio, segundo o art.1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição de Ensino Superior. O estágio não obrigatório que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular. No curso de Nutrição, bacharelado, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como uma atividade complementar, conforme previsto no regulamento das Atividades Complementares do Projeto Pedagógico do Curso aprovado pelo Consun.
 
Dos objetivos 
Geral:

Oportunizar ao estudante estagiário a ampliação dos conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, e proporcionar vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e participação ativa na sociedade. 
 
Específicos:
Possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Nutrição, bacharelado, da Área de Ciências da Vida da Universidade do Vale do Taquari - Univates: 
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na sua área de formação; 
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional; 
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional;
- promover a integração entre ensino e serviço possibilitando o trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar;
- compreender o processo saúde/doença a partir do contato com a realidade e a situação de vida e saúde da população.
 
Das exigências e dos critérios de execução 
Das determinações gerais

A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
- o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates; 
- obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades; 
- as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
- a carga horária máxima da jornada de atividades do estudante estagiário será de seis horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais; 
- o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência; 
- o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício; 
- se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional; 
- a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no Termo de Compromisso firmado com a IES; 
- as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural; 
- cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas; 
- segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
Das exigências e critérios específicos 
O estágio não obrigatório do curso de Nutrição, bacharelado: 
- constitui-se numa oportunidade para os acadêmicos do curso de Nutrição, bacharelado, atuarem como colaboradores no desenvolvimento das atividades previstas no plano; 
- possibilita o desenvolvimento de atividades nas áreas do curso, não sendo permitida a atuação em outras áreas; 
- só pode ser desenvolvido pelo estudante nas diferentes áreas do curso caso tenha cursado os componentes curriculares relacionados como pré-requisitos; 
- pode ser desenvolvido em organizações públicas ou privadas que se dedicam a atividades relacionadas às áreas do curso. O estudante estagiário somente pode assumir atividades nas diferentes áreas da Nutrição se houver um profissional graduado em Nutrição, com o respectivo registro no CRN, indicado pela unidade concedente para supervisionar o estudante.
Das áreas/atividades de atuação e pré-requisitos
São pré-requisitos e atividades a serem desenvolvidas no estágio curricular não obrigatório pelos estudantes do Curso de Nutrição, bacharelado: 
 
Campo de atuação: Nutrição Clínica
Pré-requisitos/ componentes curriculares: Nutrição Humana.
Atividades a serem desenvolvidas: acompanhar a avaliação do estado nutricional; triagem, diagnóstico do estado nutricional; auxiliar na elaboração de  orientações e plano alimentar; acompanhar a evolução dietoterápica em função da evolução clínica, nutricional e da ingestão alimentar, com supervisão direta do nutricionista. 
 
Campo de atuação: Serviços de Alimentação
Pré-requisitos/ componentes curriculares: Nutrição Humana.
Atividades a serem desenvolvidas: sob supervisão de nutricionista, verificar a adequação da infraestrutura do serviço de alimentação quanto aos princípios higiênico-sanitários, considerando as legislações vigentes; acompanhar a elaboração de cardápios nutricionalmente equilibrados e compatíveis às demandas do serviço de alimentação; verificar as fichas técnicas de preparação dos alimentos; analisar e controlar a logística de suprimentos do serviço de alimentação; participar do recrutamento e seleção dos funcionários; elaborar, implementar e supervisionar o programa de boas práticas no serviço de alimentação, conforme as legislações vigentes; planejar a aplicação dos recursos econômicos e financeiros do serviço de alimentação; verificar o desperdício de alimentos e destinação dos resíduos, visando à sustentabilidade do serviço de alimentação; analisar e incentivar a pesquisa de satisfação dos clientes no serviço de alimentação; desenvolver atividades de educação nutricional com os clientes do serviço de alimentação; supervisionar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
 
Campo de atuação: Saúde Coletiva
Pré-requisitos/ componentes curriculares: Nutrição Humana.
Atividades a serem desenvolvidas: contribuir no planejamento, execução e análise de ações voltadas à vigilância alimentar, nutricional e sanitária da população; auxiliar no planejamento, organização e supervisão de campanhas de avaliação nutricional de coletividades; participar de atividades de capacitação e educação permanente aos colaboradores; elaborar e aplicar atividades de educação nutricional individual e/ou coletivas, com supervisão direta do nutricionista.
 
Das atribuições
Do supervisor de estágio 

O acompanhamento do estágio não obrigatório fica ao encargo de um professor designado pelo NDE do curso e registrado em documento fornecido pelo setor responsável da IES. O acompanhamento será realizado via relatório de estágio e/ou visitas locais devidamente registradas. 
 
Do supervisor da unidade concedente 
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários indicado pela empresa contratante como responsável pelo acompanhamento do estudante estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo ter formação superior no curso de Nutrição e registro no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Cabe ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estudante estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do estudante. 
 
Do estudante estagiário 
Cabe ao estudante estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório: 
- indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates; 
- elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas; 
- responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso na Central de Estágios da Univates, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto; 
- ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos; 
- portar-se de forma ética e responsável. 
 
Das disposições finais
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e o coordenador de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, bem como as normas internas constantes no regulamento do estágio não obrigatório e na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020. As unidades concedentes, assim como a Central de Estágios e o coordenador de curso, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento do estágio não obrigatório e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

As atividades complementares são componentes curriculares do curso e ensejam a articulação entre a teoria e a prática e a interação com a realidade social, econômica e cultural e de iniciação à pesquisa e ao ensino.  
Têm como objetivo estimular a participação do estudante em atividades diversificadas que contribuam para a sua formação profissional. Devem ter relação direta com os objetivos do curso e ser devidamente comprovadas. Constituem componentes curriculares obrigatórios, sem que se confundam com o estágio curricular supervisionado.
A participação dos estudantes em monitoria voluntária de estudos colaborativos, projetos de iniciação científica, cursos de extensão, apresentação de trabalhos em seminários e congressos, trabalhos sociais e atividades voluntárias desempenha significativo papel na formação do estudante, além de favorecer a interação entre a teoria e a prática desde o início do curso.  Essas atividades configuram-se como uma prática comprovadamente exitosa pois oportunizam ao estudante a escolha por atividades de seu interesse e que constarão em seu histórico escolar.
As atividades complementares envolvem quatro categorias: Ensino, Extensão, Pesquisa e Profissional, conforme regulamentação da Instituição. As categorias são apresentadas pelo coordenador de curso para permitir que o estudante planeje a sua trajetória acadêmica ainda no início da graduação. Assim, cabe ao estudante distribuir a carga horária das atividades complementares em, pelo menos, duas das categorias mencionadas acima, devendo integralizar o total de 100 (cem) horas de atividades para os cursos Tecnólogos e 120 (cento e vinte) horas de atividade para os cursos de Graduação, não se permitindo o duplo aproveitamento de atividades.
Para validação das atividades complementares, o estudante deve abrir protocolo, anexando os comprovantes das atividades realizadas. A regulação dos documentos é realizada pela Supervisão de Centro do curso ao qual o estudante está vinculado, de acordo com o regramento da Resolução 101/REITORIA/UNIVATES, de agosto de 2007, que normatiza as atividades complementares na Instituição em consonância com o projeto pedagógico do curso. Em caso de dúvidas, a supervisão se reporta à coordenação do curso para esclarecimentos. Após validação, a carga horária validada é inserida no Histórico Escolar do estudante. A tramitação dos documentos comprobatórios segue a regulamentação interna da Instituição. Nos quadros a seguir estão definidos os critérios para distribuição e aproveitamento das atividades complementares:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é regido por resolução própria da Univates, Resolução 055/Reitoria/Univates, de 05 de agosto de 2015. Ele é caracterizado como o trabalho realizado ao final do curso e constitui-se como requisito para colação de grau. O TCC consiste em uma pesquisa individual, orientada por um professor do curso de Nutrição ou um professor da Instituição de área afim e relatada sob a forma de artigo científico. 
Destacam-se como objetivos para realização do TCC: 
I - promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 
II - propiciar aos estudantes do curso a oportunidade de desenvolver habilidades referentes à produção de conhecimento científico; 
III - consolidar os conteúdos do curso, desenvolvendo a capacidade investigativa e o aprofundamento de tema de interesse do estudante; 
IV - aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. 
O TCC constitui um importante espaço de integração teórico-prática do currículo. Sua elaboração compreende o envolvimento dos acadêmicos em uma produção intelectual na área da Nutrição com a utilização de uma metodologia científica adequada, possibilitando a vivência da iniciação científica cunhada desde o primeiro semestre do curso, por meio de um conjunto de conhecimentos oferecidos nos componentes curriculares que antecedem o seu desenvolvimento e decorrentes de experiências adquiridas nos campos de estágio, bem como conteúdos abordados durante a sua fase de elaboração, que devem seguir as normas científicas reconhecidas institucionalmente. Expressa um aprofundamento temático com respectiva produção científica neste campo do saber. As atividades relacionadas ao TCC são desenvolvidas de modo a contribuir para a potencialização e a sistematização das habilidades e competências dos conhecimentos adquiridos pelo aluno, ao longo de sua formação, na forma de pesquisa acadêmico-científica, comprometendo-se para fortalecer o perfil do profissional em Nutrição com o avanço na formação de profissionais qualificados e preparados aos estudos científicos com capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e sistematização das informações coletadas. Também visa a aprimorar o processo de formação dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências pessoais e para a formação continuada.

Dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 
Para a elaboração do TCC, os estudantes terão dois componentes curriculares de apoio, perfazendo um total de seis créditos com 160 (cento e sessenta) horas, Trabalho de Conclusão I (TCC I) (quatro créditos; 80 (oitenta) horas) e Trabalho de Conclusão II (TCC II) (quatro créditos; 80 (oitenta) horas) oferecidas, respectivamente, no quinto e no sétimo semestres do curso.
 
Do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) 
O componente curricular TCC I apresenta como componente do conteúdo programático a elaboração de um projeto de pesquisa. O professor orientador auxilia o estudante na escolha de um assunto específico da área da Nutrição com a proposta de uma metodologia científica adequada e submete o projeto à Plataforma Brasil, para aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (Coep) da Instituição. O projeto deve ser apresentado pelo acadêmico em banca pública. É obrigatório que todos os trabalhos de conclusão que envolvem pesquisas com seres humanos sejam encaminhados e aprovados pelo Coep da Univates antes de serem desenvolvidos. O projeto deverá ser encaminhado pelo professor orientador até o último prazo de envio ao Coep do semestre em que o aluno está matriculado. No caso de o professor orientador já ter projetos aprovados como linha de pesquisa de sua prática, poderá elaborar emenda juntamente com o orientando. No caso de o orientador fazer parte de projetos de pesquisa de mestrado e doutorado, o orientando deverá se adequar às normas desta pesquisa. Se for o caso, o estudante pode realizar um projeto de revisão da literatura, o qual deverá ser discutido com os membros do NDE e, uma vez autorizado, deverá seguir as regras e os prazos dos demais projetos de TCC. Os tópicos que devem compor o projeto de pesquisa desenvolvido no componente curricular TCC I estão descritos no Manual de Trabalhos Acadêmicos da Univates. 
 
Da coordenação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) 
No curso de Nutrição, o componente curricular TCC I é composto pela designação de um professor orientador, indicado pelo coordenador de curso e aprovado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), conforme sua qualificação profissional e linha de pesquisa em relação ao assunto do TCC sugerido pelo estudante. O estudante deve elaborar o projeto de pesquisa e qualificá-lo ao final do semestre, conforme cronograma estipulado. A banca examinadora, que será composta pelo professor orientador e por mais um professor do curso de Nutrição da Instituição ou por um profissional nutricionista egresso que atue na área da temática relacionada ao TCC, será definida pela coordenação de TCC, com o aval do Conselho do Curso e do orientador do estudante em questão. 
A comunicação das respectivas composições das bancas será realizada pelo coordenador de TCC aos orientadores, que, por sua vez, responsabilizar-se-ão por encaminhar essas informações aos seus orientandos. Quando não houver professor qualificado na linha de pesquisa do trabalho do estudante, um dos membros da banca examinadora pode ser um professor ou profissional convidado. O professor orientador deverá enviar à coordenação de TCC, com um mês de antecedência, uma lista contendo os títulos completos dos projetos, com os respectivos nomes de seus orientados, para que o coordenador possa providenciar o encaminhamento das bancas no setor de Eventos da Instituição. Quando o orientador considerar que o projeto não tem condições para ser apresentado pelo aluno na banca, poderá emitir um parecer descritivo à coordenação do curso e à secretaria de apoio acadêmico justificando os motivos da reprovação por meio do Termo de TCC não apto à Banca (anexo 7), a ser assinado pelas partes envolvidas via programa Clicksign. Os orientadores deverão se responsabilizar por averiguar se existe cópia literal nos projetos. Caso for encontrada, o orientador deverá levar o caso para ser discutido no NDE do curso. 
 
Das linhas de pesquisa para escolha do Trabalho de Conclusão do Curso de Nutrição 
Saúde Coletiva:
Esta linha de pesquisa visa a realizar investigação diagnóstica do estado nutricional de grupos populacionais por meio de indicadores antropométricos, bioquímicos, clínicos e de consumo alimentar. Os grupos envolvidos são: gestantes, puérperas, lactentes, pré-escolares, escolares, adultos e idosos. 
Nutrição Clínica:
Esta linha de pesquisa realiza investigação diagnóstica do estado nutricional, de diferentes faixas etárias, por meio de indicadores antropométricos, bioquímicos, clínicos e de consumo alimentar, com indivíduos enfermos, atletas, praticantes de atividade física, grupos hospitalizados e institucionalizados. Visa a avaliar o impacto de políticas agroalimentares, econômicas e sociais na saúde e na nutrição da população; avaliar os programas governamentais e não governamentais de suplementação alimentar; realizar o estudo qualitativo e quantitativo de alimentos e sua produção e consumo, visando a diagnosticar a segurança alimentar e nutricional das populações, assim como estudar a aplicação de tecnologias educacionais para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, desenvolver estudos sobre a constituição e evolução da educação nutricional no Brasil e estudar o marketing aplicado à nutrição enquanto instrumento de educação nutricional. 
Alimentação Coletiva:
Esta linha de pesquisa estuda aspectos das boas práticas em Serviços de Alimentação, incluindo condições higiênico-sanitárias em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), desenvolvendo estudos de matérias-primas, ambientes, manipuladores e fornecedores. Assim como o desenvolvimento de fichas técnicas, elaboração de cardápios, adequação às determinações nutricionais do Programa de Alimentação ao Trabalhador, custos, desperdícios, sustentabilidade e gestão de recursos humanos em UAN. 
Ciências dos Alimentos:
Esta linha de pesquisa estuda o desenvolvimento e a avaliação de produtos, as propriedades funcionais dos alimentos, alterações na composição decorrentes do processamento, valor nutritivo, aceitabilidade e características sensoriais de preparações alimentares, desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos em alimentos, empregando novas tecnologias. 
 
Da padronização de processos referentes às bancas de qualificação (TCC I) e de defesa (TCC II) dos trabalhos: 
Considerando a Resolução 055/Reitoria/Univates, de 05 de agosto de 2015, seguem informações a respeito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs): 
1. na elaboração do Projeto de TCC I, deve ser utilizado o Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos. No TCC II deverão ser consideradas as normas da revista científica para a qual o artigo será submetido; 
2. as versões finais dos TCCs devem ser postadas no Ambiente Virtual, em formato pdf, não sendo necessária sua impressão;
3. a Univates prima pela observância dos direitos autorais e repudia todas as formas e tipos de plágio acadêmico; 
4. em qualquer momento do processo de elaboração, apresentação, defesa do TCC e inclusive após a obtenção do diploma, confirmada a existência de plágio, fraude ou comercialização do TCC, ao estudante podem ser empregadas as normas do regime de componentes curriculares da Univates, sem prejuízo da responsabilização civil e penal. 
 
Da apresentação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)
O estudante terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para sua apresentação e a banca terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para sugestões e questionamentos. O estudante disponibilizará, no ambiente virtual do componente curricular do TCCI, o projeto alterado conforme as sugestões da banca acatadas pelo professor orientador, salvo em arquivo pdf. Não há necessidade da entrega do projeto impresso. Após realizadas as alterações sugeridas pela banca, o professor orientador cadastrará o projeto na Plataforma Brasil para ser avaliado pelo Coep da Univates, quando necessário. 
 
Da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I):
Como habilidade na orientação de TCC I, o estudante deverá estar apto a realizar um projeto de pesquisa. O estudante terá orientação de 30 (trinta) minutos semanais a ser combinada com o professor orientador. O professor orientador deve elaborar um cronograma com o estudante e manter o registro das orientações pelo e-mail institucional. 
 
Da avaliação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I): 
A banca examinadora será composta pelo professor orientador e mais um professor do Curso de Nutrição da Instituição, ou convidado que tenha afinidade com o tema, em concordância com o colegiado do respectivo curso. A avaliação da banca terá peso 3,0 (três) na nota final e a avaliação do orientador terá peso 7,0 (sete). A nota mínima para aprovação do estudante é 6,0 (seis), com base nos critérios acima explicitados, sem direito a exame. 
Para a nota final, cada membro da banca deverá preencher o Instrumento de Avaliação do TCC I, sendo um adaptado para a nota do professor orientador (anexo 8) e o outro para a nota do avaliador convidado para a banca (anexo 9), nos quais estão elencados os quesitos à aprovação do trabalho escrito e à apresentação oral. A nota final obtém-se pelas notas atribuídas pelo membro da banca somadas às notas do professor orientador. Após o consenso da nota final do TCC I entre banca e orientador, dá-se a leitura da Ata de Avaliação da Qualificação do TCC I (anexo 10), projeto de pesquisa, a qual declara a aprovação ou reprovação do estudante no componente curricular TCC I. 
Para fins de aprovação, o estudante precisa apresentar um projeto de pesquisa e realizar a defesa oral no tempo determinado. Após deve responder às arguições da banca. A aprovação deve contemplar os critérios elencados nos Instrumentos de Avaliação do TCC I, tanto do professor orientador quanto da banca, incluindo a nota da banca referente à parte escrita do projeto, normas técnicas, resumo, correção linguística, introdução, referencial teórico e procedimento metodológico e a apresentação oral, recursos audiovisuais, adequação do tempo, clareza, adequação da linguagem, domínio e argumentação. 
Para a nota do professor orientador, a avaliação inclui os mesmos critérios para a parte escrita e a apresentação oral, além da avaliação da proatividade do aluno, comprometimento, organização e cumprimento dos prazos preestabelecidos. Somente será concedida a aprovação após o estudante realizar todas as alterações sugeridas pela banca e acatadas pelo professor orientador, sendo necessária a postagem da versão corrigida do projeto no AVA de TCCI do curso de Nutrição. 
 
Critérios da avaliação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I pelo professor orientador e banca examinadora 
Recomenda-se que o orientador não se manifeste respondendo perguntas ou esclarecendo dúvidas no momento da arguição da banca ao seu orientando. A nota da banca examinadora será sobre 3,0 (três) e a do professor orientador sobre 7,0 (sete) pontos, devendo observar os critérios descritos na avaliação.

Do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II):
O componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) refere-se à aplicação do estudo proposto no TCC I e apresentado conforme cronograma estabelecido. Durante o componente curricular TCC II, o estudante realiza a coleta de dados após a aprovação do projeto pelo Coep da Instituição, a análise estatística, se for o caso, elabora o artigo científico e o apresenta à banca pública, sendo essas duas últimas etapas também desenvolvidas no caso de o aluno ter realizado um projeto de revisão de literatura no TCC I. 
 
Da coordenação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II):
A banca será composta pelo orientador e dois convidados, que podem ser professores e/ou profissionais com expertise no tema do estudo, com a concordância do colegiado e do orientador do TCC (dois convidados e orientador). Quando não houver professor qualificado na linha de pesquisa do trabalho do estudante, um dos membros da banca examinadora pode ser um professor ou profissional convidado. O professor orientador deverá enviar à coordenação do TCC uma lista contendo os títulos completos dos artigos com os respectivos nomes de seus orientandos, para que o coordenador possa providenciar o encaminhamento das bancas no setor de Eventos da Instituição. O aluno deverá postar no AVA o artigo científico, as normas da revista, o comprovante de aprovação do projeto de pesquisa pelo Coep da Instituição. No dia da banca, quando for de interesse, o aluno e o professor orientador assinarão ainda o Termo de Licença da Biblioteca Digital da Univates, que tem o objetivo de preservar e divulgar os trabalhos desenvolvidos na Instituição. Quando o orientador avaliar que o artigo científico não tem condições para ser apresentado pelo aluno na banca, poderá emitir um parecer descritivo à coordenação do curso justificando os motivos da reprovação por meio do Termo de TCC não apto à Banca (anexo 7). Os orientadores deverão se responsabilizar por averiguar se existe cópia literal nos artigos. Caso for encontrado, o orientador deverá levar o caso para ser discutido no NDE do curso. O artigo científico produzido deve ser submetido a uma revista científica após análise e sugestões da banca pelo professor orientador ou coorientador, quando houver. 
 
Da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II:
O estudante terá de 15 (quinze) a 20 (vinte) minutos para sua apresentação e a banca terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos para sugestões e questionamentos. O estudante disponibilizará no ambiente virtual do componente curricular o artigo alterado conforme as sugestões da banca, acatadas pelo professor orientador, salvo em arquivo pdf, e o comprovante do envio do artigo para a revista. Não há necessidade de entrega do artigo impresso. 
 
Da orientação do Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II): 
Como habilidade na orientação de TCC II, o estudante deverá estar apto a realizar um artigo científico na área da nutrição. O estudante terá orientação de 30 (trinta) minutos semanais a serem combinados com o professor orientador. O professor orientador deve elaborar um cronograma com o estudante e manter o registro das orientações pelo e-mail institucional. O estudante também deverá produzir um resumo científico simples a ser encaminhado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição e, em caso de aprovação, apresentá-lo para concorrer a Menção Honrosa na Categoria de TCC. Os resumos aprovados pela Mostra de Trabalhos Acadêmicos da Nutrição serão apresentados em componentes curriculares que estiverem ocorrendo naquele semestre e posteriormente publicados nos Anais do evento. Nos casos em que os estudantes sejam formandos do semestre A poderão enviar e apresentar o resumo científico simples em outro evento institucional que ocorra antes da formatura em consonância com o supervisor acadêmico. No entanto, caso o resumo tenha sido enviado para a Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Nutrição, aprovado pela comissão científica do evento e o estudante já graduado não tenha realizado a sua apresentação, este poderá ser publicado nos Anais do evento.
 
Da avaliação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II): 
A banca será composta por dois professores do curso de Nutrição da Instituição ou convidados que tenham afinidade com o tema. A avaliação dos membros convidados para banca terá peso 8,0 (oito) na nota final e a avaliação do orientador terá peso 2,0 (dois). A nota mínima para aprovação do estudante é 6,0 (seis), com base nos critérios acima explicitados, sem direito a exame. Para a nota final, cada membro da banca deverá preencher o Instrumento de Avaliação do TCC II, sendo um adaptado para a nota do professor orientador (anexo 11) e o outro para a nota de cada avaliador convidado da banca (anexo 12), nos quais estão elencados os quesitos para a aprovação do trabalho escrito e a da apresentação oral. A nota final obtém-se pelas médias das notas atribuídas pelos membros da banca somadas às notas do professor orientador. 
Após o consenso da nota final do TCC II entre banca e orientador, dá-se a leitura da Ata de Avaliação do TCC II (anexo 13), a qual declara a aprovação ou reprovação do estudante no componente curricular de TCC II. As possíveis divergências entre os membros da banca não devem prejudicar a avaliação do estudante. Para fins de aprovação, o estudante deve apresentar um artigo científico e realizar a defesa oral no tempo determinado. Após deve responder às arguições da banca. 
A aprovação deve contemplar os critérios elencados nos Instrumentos de Avaliação do TCC II, tanto do professor orientador quanto da banca, incluindo a nota da banca referente à parte escrita do artigo, normas técnicas, correção linguística, resumo, introdução, referencial teórico, procedimento metodológico, apresentação, análise e discussão dos resultados e considerações finais/conclusão, e a da apresentação oral, clareza e adequação de linguagem, escolha dos recursos audiovisuais e organização do tempo, domínio do conteúdo e argumentação. Para a nota do professor orientador, a avaliação inclui a proatividade, o comprometimento e o cumprimento dos prazos estabelecidos. Somente será concedida a aprovação após o estudante realizar todas as alterações sugeridas pela banca e serem acatadas pelo professor orientador, sendo necessária a postagem da versão corrigida do artigo no AVA de TCC II do curso de Nutrição, com o comprovante de envio para uma revista científica escolhida juntamente com o orientador. 
O trabalho final deverá ser encaminhado ao orientador até, no máximo, 15 (quinze) dias após apresentação à banca, com as devidas considerações, em cópia digital. 
 
Critérios de avaliação do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II pelo orientador e banca examinadora 
Recomenda-se que o orientador não se manifeste respondendo perguntas ou esclarecendo dúvidas no momento da arguição da banca ao seu orientando. A nota dos membros convidados da banca examinadora será sobre 8,0 (oito) e a do professor orientador sobre 2,0 (dois) pontos, devendo observar os critérios descritos na avaliação. 
Informações pertinentes a ambas apresentações: 
a) todas as indicações de banca deverão passar pelo Conselho do referido curso; 
b) a análise e a avaliação do artigo referentes às adequações às normas da revista escolhida para publicação ficarão a cargo do orientador do trabalho; 
c) todos os trabalhos deverão ser postados no AVA de seus respectivos cursos, os quais já foram devidamente criados; 
d) todas as alterações no AVA devem ser solicitadas à Secretaria de Apoio Acadêmico.
Do coordenador de estágios/TCC 
Cabe ao coordenador de estágio/TCC a viabilização da apresentação dos trabalhos em local, data e horário definidos conforme período previamente indicado pela Secretaria de Apoio Acadêmico da Área de Ciências da Vida. Reitera-se o compromisso institucional de primar pela observância dos direitos autorais. Nesse sentido, a Instituição e o curso repudiam todas as formas e tipos de plágio acadêmico. Caso o TCC apresente, em qualquer momento do processo de elaboração, apresentação, defesa e, inclusive, após a obtenção do diploma, plágio, fraude ou comercialização, ao estudante podem ser empregadas as normas do regime dos componentes curriculares da Univates, sem prejuízo da responsabilização civil e penal. 
 
Das atribuições do professor orientador dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
- sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que atenda aos critérios da pesquisa científica e zele pela correção da língua portuguesa, desde a elaboração do projeto até a apresentação/defesa do TCC; 
- avaliar a relevância, a originalidade e as condições de execução do tema proposto pelo aluno; 
- acompanhar a elaboração da proposta do projeto, acompanhar a escrita dos trabalhos realizados pelos orientandos, bem como as etapas de seu desenvolvimento; 
- orientar o estudante, quando necessário, na reelaboração de projeto de pesquisa e sugerir, se for o caso, indicações bibliográficas e as fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares ou a produção de dados oriundos de trabalho de campo; 
- atender, individualmente, cada aluno para orientação e avaliação do trabalho de pesquisa com a finalidade de preservar a articulação teórico-prática para a produção de novo conhecimento; 
- realizar orientações semanais de 30 (trinta) minutos a seus alunos orientandos, em horário previamente fixado; 
- organizar calendário de orientações e entregá-lo ao orientando; 
- manter os registros das orientações de TCC pelo e-mail institucional; 
- comunicar ao coordenador de estágios e de Trabalho de Conclusão de Curso sobre o andamento da elaboração do trabalho;
- instruir previamente o aluno para a sua apresentação oral; 
- participar das defesas de seus orientandos, cujas bancas presidirá;
- assinar, com os demais membros das bancas examinadoras, fichas de avaliação de TCC e as atas finais das sessões de defesa; 
- ser responsável pela adequação às normas do Coep em seres humanos, quando o tipo de pesquisa assim o exigir. 
 
Das atribuições do estudante nos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):
- procurar o professor orientador para discutir seu projeto (TCC I) ou artigo (TCC II);
- comparecer às orientações, conforme calendário estipulado com orientador; 
- cumprir os prazos estabelecidos pela coordenação de TCC; 
- entregar nos prazos combinados com o orientador as escritas solicitadas; 
- cumprir com as questões éticas de pesquisa com seres humanos; 
- apresentar ao professor orientador o projeto ou artigo de TCC, de acordo com as normas e os prazos previamente estabelecidos; 
- ter obtido aprovação nos componentes curriculares que constituem pré-requisito ao TCC, de acordo com o currículo do curso; 
- enviar o projeto (TCC I) para os membros da banca nas normas científicas reconhecidas institucionalmente;
- enviar o artigo (TCC II) para os membros da banca nas normas científicas da revista escolhida juntamente com as normas da revista científica, parecer de aprovação do projeto de pesquisa no Coep da Univates; 
- comparecer no dia, hora e local agendados pelo NDE para apresentação oral do trabalho; 
- realizar, conforme prazo estabelecido, as correções necessárias pela comissão avaliadora para apreciação do orientador; 
- após a realização das correções, postar no ambiente virtual do componente curricular de TCC, até a data preestabelecida pela Área da Ciências da Vida, o projeto ou o artigo alterado conforme as sugestões da banca, em arquivo PDF, devidamente identificado; 
- assinar o formulário "Termo de Licença da Biblioteca Digital da Univates", quando for de seu interesse, preenchido de acordo com sua disposição para autorizar a publicação do seu TCC. 
Das atribuições da banca de avaliação de TCC
- Avaliar o trabalho do estudante conforme critérios estabelecidos em formulário entregue no dia da banca.

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

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