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Univates

Carga horária:

3.000h - 4 anos

Turno:

Noturno

Modalidade:

Presencial

Atos legais

Início de funcionamento: B/01

Autorização: Resolução 23/Reitoria/UNIVATES, de 16/05/01

Reconhecimento: Portaria MEC 1.030, de 07/12/06

Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC 210, de 25/06/2020

Projeto Pedagógico do Curso

Objetivos do curso

Formar profissionais com conhecimento multimidiático e senso crítico em relação às práticas comunicacionais contemporâneas, com técnica e habilidade para a gestão estratégica da comunicação publicitária, em âmbito tanto regional como global. 

Perfil do Egresso

O curso de COMUNICAÇÃO SOCIAL - HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA da Univates busca formar um profissional que seja um gestor e planejador da utilização instrumental da comunicação, capaz de responder às demandas de comunicação das organizações produtoras de bens ou serviços. Na esfera altamente dinâmica da comunicação, é fundamental um profissional capaz de pensar e agir de forma estratégica, criativa, crítica e ética. Nesse sentido, a comunicação, em especial a comunicação publicitária, contribuirá para desenvolver a capacidade de conectar estrategicamente as vocações econômica, social e cultural com as transformações em curso nos âmbitos local, nacional e mundial. 
 

Competências

A formação do profissional egresso do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, bacharelado, da Univates pode ser sintetizada em sete eixos, de acordo com cada um dos Núcleos de Aprendizagem da sua estrutura curricular. Cada um desses eixos deve ser alcançado a partir do desenvolvimento de uma série de habilidades, distribuídas nos componentes curriculares. As competências são indicadas a seguir e, abaixo delas, são listadas as habilidades correspondentes. 
 
Eixo de Estudos Fundamentais (FND) 

COMPETÊNCIA:
Domínio de linguagem própria, conceitos, materiais, processos, instrumentos e teorias fundamentais da publicidade e propaganda.

HABILIDADES: 
- Conhecimento dos processos, materiais, instrumentos e tecnologias da atividade da publicidade e propaganda; 
- Compreensão da conceituação teórica do comunicacao e sua aplicabilidade; 
- Conhecimento da linguagem de expressão visual; 
- Conhecimento de técnicas e processos de criação; 
- Entendimento sistêmico do desenvolvimento projetual; 
- Aplicação das etapas de desenvolvimento de projetos em práticas técnicas e acadêmicas;
 - Desenvolvimento da criatividade para apresentar soluções inovadoras; 
- Compreensão dos impactos da atividade publicitária em relação ao consumo, meio ambiente e desenvolvimento humano; 
- Compreensão dos aspectos físicos, psicológicos, sensoriais e emocionais do ser humano no que tange sua aplicação nos projetos criativos; 
- Visão histórico-cultural do campo das artes, da tecnologia e da produção humana; 
- Desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação de imagens/obras artísticas. 
 

Eixo de Estudos da Contemporaneidade (CNT)
 
COMPETÊNCIA:
Conhecimento histórico e visão prospectiva, com foco nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas da atividade do publicitário.
 
HABILIDADES: 
- Visão crítica e reflexiva do campo das artes, da tecnologia e da produção humana; 
- Entendimento da evolução das atividades relacionadas a publicidade e propaganda frente ao avanço tecnológico; 
- Desenvolvimento de repertório cultural e referencial; 
- Desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo para compreender as diferentes formas de expressão e comportamento humano, com ênfase no exercício da alteridade e na construção do pensamento complexo; 
- Desenvolvimento da capacidade de interpretação e reinterpretação criativa de obras artísticas; 
- Aprimoramento da capacidade de argumentação; 
- Conhecimento da regulamentação da profissão e dos aspectos de direito e proteção frente à atividade criativa; 
- Entendimento da produção intelectual e criativa como diferencial competitivo e estratégico.
 

Eixo dos Estudos Estratégicos (EST)

COMPETÊNCIA:
Domínio dos processos de diagnóstico, de pesquisa e de solução de problemas, a partir do arranjo de diferentes ferramentas, técnicas e canais de comunicação.

HABILIDADES:
 - Entendimento das relações entre gestão, administração e produção;  
- Entendimento da produção intelectual e criativa como diferencial competitivo;  
- Desenvolvimento de repertório e de técnicas para solucionar problemas individuais ou sociais;  
 - Compreensão dos processos comunicacionais internos e externos à organização;  
- Interpretação dos diversos ambientes organizacionais e das respectivas possibilidades comunicacionais;  
- Valorização dos instrumentos e das ferramentas de comunicação;  
- Familiarização com as diferentes estratégias e perfis profissionais que atuam na comunicação organizacional;  
Integração das práticas comunicacionais com as estratégias e metas organizacionais;  
- Exercício e valorização do trabalho em equipe na busca de soluções para desafios em comunicação;  
- Compreensão dos processos de pesquisa mercadológica;  
- Identificação das fontes e situações de mercado que fornecem informações para tomada de decisão;  
- Aplicação dos resultados de pesquisas ao planejamento e desenvolvimento de campanhas publicitárias;  
- Domínio das técnicas de programação de mídia;  
- Compreensão das métricas de mídia para a seleção de meios e veículos adequados aos projetos;  
- Identificação de problemas, oportunidades e necessidades do cotidiano da sociedade e das organizações em que a comunicação integrada possa colaborar com soluções;  
- Identificação de problemas, formulação e implantação de soluções;  
- Desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico;  
- Domínio de técnicas e processos de gestão de marca; 
 

Eixo de Estudos Teóricos Investigativos (ETI)

COMPETÊNCIA:
Capacidade de pesquisa,  reflexão e investigação sobre os problemas
campo científico da comunicação.
 
HABILIDADES:
- Assimilação crítica dos conceitos e das teorias sobre os processos de comunicação social; 
- Reflexão sobre o papel e a influência dos meios de comunicação na sociedade;
- Reflexão sobre as práticas profissionais na área da comunicação social;  
-  Compreensão dos processos históricos que possibilitaram a emergência dos medias;  
- Identificação das mudanças tecnológicas e suas implicações nas práticas comunicacionais midiáticas contemporâneas;  
- Compreensão crítica dos processos de produção de sentido em sociedade; 
- Domínio de conceitos que envolvem o signo, a linguagem e o discurso; 
- Análise dos diversos tipos de produção cultural, sobretudo aqueles que envolvem a mídia;  
- Familiarização com os principais códigos de ética e deontológicos das profissões da Comunicação Social no Brasil;  
- Familiarização com a regulamentação dos meios de comunicação social no Brasil;  
- Familiarização com as discussões promovidas pela sociedade civil sobre a regulação dos meios de comunicação no Brasil;  
 - Compreensão das teorias da cibercultura no contexto da comunicação;  
- Identificação das interfaces entre comunicação e a sociedade da informação em rede;  
- Compreensão dos diferentes elementos da pesquisa científica;  
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmica;  
- Realização de projeto de pesquisa para conclusão de curso, com definição e refinamento da proposta: problema, objetivos, aprofundamento teórico, proposta metodológica e estudo exploratório;  
- Elaboração do texto científico, conforme as normas científicas e técnicas;  
- Desenvolvimento de pesquisa (com aplicação do método indicado no projeto de pesquisa) e apresentação dos resultados da pesquisa;  
- Desenvolvimento de pesquisa no campo da comunicação elaborada conforme as normas científicas e técnicas, para avaliação final da habilitação;  
- Elaboração de trabalho individual - artigo, monografia ou produção autoral - a partir da pesquisa desenvolvida. 
 
 
Eixo dos Estudos Projetuais Práticos (EPP)
 
COMPETÊNCIA:
Conhecimento para o desenvolvimento de soluções de comunicação, a partir do domínio das etapas e dos processos que envolvem a execução de projetos práticos de comunicação para diferentes meios.
 
HABILIDADES:
- Desenvolvimento da criatividade para solucionar problemas e apresentar soluções inovadoras de comunicação; 
- Conhecimento e instrumentalização em técnicas, ferramentas e tecnologias de projeto e produção;  
- Aplicação dos processos de criação e de desenvolvimento aos projetos;  
- Desenvolvimento da criatividade, conceitual e inventiva;  
- Uso da variedade linguística adequada ao gênero e à situação comunicativa, tanto na linguagem oral quanto na escrita, com foco na linguagem formal;  
- Compreensão e uso dos mecanismos de coesão e de recursos de coerência na construção do texto e na produção de sentidos;  
 -Produção e experimentação do texto publicitário em diferentes mídias;  
- Aplicação dos conceitos relacionados à linguagem para diferentes meios;  
- Desenvolvimento de soluções criativas para problemas de comunicação;  
- Experimentação e inovação no uso das linguagens de comunicação para fins publicitários;
- Experimentação e análise das diferenças de linguagem no processo de comunicação publicitária e comunicação integrada;  
- Elaboração de peças publicitárias em diferentes mídias;  
- Identificação das práticas institucionais e/ou promocionais aplicadas aos públicos estratégicos; 
- Viabilização de alternativas econômicas para a entrega de mensagens;  
-- Adequação da mensagem publicitária para multiplataformas;  
- Reflexão sobre os processos de comunicação nas sociedades;  
- Compreensão das teorias, metodologias e técnicas colaborativas;  
- Articulação de ações com profissionais do mercado publicitário;  
- Compreensão do fluxo de uma campanha publicitária;  
- Planejamento, execução, administração e avaliação de campanhas de comunicação integrada.
 
 
Eixo de Estudos de Criação Interdisciplinar (ECC) 
 
COMPETÊNCIA:
Conhecimento das práticas e processos da Economia Criativa, contemplando experimentação criativa, mercado e campo profissional, exploração da imagem e da estética, processos e materialidades inerentes à área, criação para meios gráficos, processos estratégicos criativos e de gestão, criação para meios digitais, processos investigativos e uma abordagem criativa para solucionar problemas complexos, centrado em uma formação de caráter interdisciplinar que possibilite atuação profissional junto a outras áreas de conhecimento no desenvolvimento de pesquisas e projetos.  
 
HABILIDADES: 
- Conhecimento do mercado de trabalho da economia criativa e principais práticas, apoiado no exercício e desenvolvimento do pensamento criativo e do trabalho em equipe; 
- Experimentação e exploração visual e estética a partir da linguagem fotográfica, suas técnicas e métodos; 
- Conhecimento dos principais processos e técnicas inerentes à área e sua consequente materialização em projetos e produtos; 
- Desenvolvimento de processos criativos aplicados aos diversos meios de comunicação e interação com a sociedade; 
- Conhecimento e aplicação de matrizes e ferramentas comuns ao marketing e comunicação, gestão de marcas e design
- Conhecimento da regulamentação da profissão e aspectos legais e éticos inerentes a sua atuação profissional; 
- Desenvolvimento de métodos e técnicas de linguagem aplicada a projetos e pesquisa; 
- Desenvolvimento de comportamento ético e responsável para a atuação profissional, ciente da importância da atividade criativa como fator central da humanização de tecnologias e fator crucial das trocas econômicas e culturais. 


Eixo de Estudos Livres (EEL) 
 
COMPETÊNCIA:
Domínios que abordam a execução de componentes eletivos e atividades complementares específicas, compatíveis com o perfil desejado do formando.
 

Matriz Curricular

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Proficiências

Não se aplica.

Estágio Curricular Supervisionado

O curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda não conta com estágio curricular obrigatório. 
As atividades características dos estágios supervisionados são desenvolvidas no âmbito dos componentes curriculares do curso, como Projeto de Campanhas Publicitárias e Oficina de Comunicação Integrada. Neles, sob supervisão docente, os estudantes desenvolvem campanhas e ações de comunicação para clientes reais, estabelecendo uma relação com o mercado e com a comunidade da região do Vale do Taquari.

Estágio Não Obrigatório

Das disposições gerais
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos alunos, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.

Da caracterização do estágio
O estágio, segundo o art. 1º da Lei nº 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado" que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior.
O estágio não obrigatório, que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso, é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular.
 
Dos objetivos
Geral
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e a participação ativa na sociedade.
 
Específicos
Possibilitar  ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari - Univates:
- vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do aluno;
- ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional;
- interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional.
 
Das exigências e critérios de execução
Das determinações gerais
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações:
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente curso de educação superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates;
II - obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates antes do início das atividades;
III - as atividades realizadas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso;
IV - a carga horária máxima da jornada de atividades do estagiário será de seis horas diárias e de 30 horas semanais;
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder dois anos, exceto quando se tratar de estudante portador de deficiência;
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, devendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício;
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a um ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. No caso de o estágio ter duração inferior a um ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional;
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso;
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas e que possam contribuir para aprendizagens do estagiário nas áreas social, profissional e cultural;
X - cabe à Univates comunicar, quando solicitada, à unidade concedente ou ao agente de integração (se houver) as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas;
XI - segundo o art. 14 da Lei nº 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio".
 
Das exigências e critérios específicos
O estágio não obrigatório do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda envolve atividades de desenvolvimento, criação e apoio relacionadas à área de processos de comunicação, sendo sujeitas à supervisão de pessoa responsável por essas atividades.
É vedado ao estudante assumir a responsabilidade técnica de assessor executivo.
Para realizar o estágio não obrigatório, o estudante deve estar regularmente matriculado e frequentando o curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, bacharelado.
O estágio não obrigatório abrange atividades a serem desenvolvidas em organizações privadas, órgãos públicos, associações e entidades não governamentais, sociais, culturais, religiosas, políticas e filantrópicas, veículos de mídia, assessorias, consultorias e agências de comunicação que requeiram atividades publicitárias, conforme descrito abaixo:

Das áreas/atividades 
Organizações e atividades de estágio não obrigatório
ORGANIZAÇÕES
- Organizações/Empresas;
- Órgãos públicos;
- Veículos de comunicação/Mídias;
- Associações/Entidades/Organizações não governamentais de setores variados;
- Assessorias, consultorias e agências de comunicação.

ATIVIDADES
Atuar como auxiliar e/ou colaborador nas seguintes atividades:
- atendimento, planejamento, criação, produção, desenvolvimento de mídia de campanhas publicitárias e projetos de comunicação mercadológica e institucional;
- desenvolvimento de projetos de comunicação e ações mercadológicas de produtos, serviços e organizações;
- criação e desenvolvimento de marcas e programas de posicionamento gráfico;
- desenvolvimento de estratégias de comunicação;
- criação e manutenção de sites, materiais gráficos, de áudio e televisivos com foco publicitário;
- produções fotográficas publicitárias;
- desenvolvimento e manutenção de relacionamento com a imprensa.
 
As atividades não enumeradas somente podem ser autorizadas como estágio mediante análise e consentimento do professor supervisor do estágio.
 
Das atribuições
Do professor supervisor de estágio
O professor supervisor do estágio não obrigatório é o coordenador de curso ou um professor indicado por ele, ao qual cabe acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário, bem como as informações do profissional responsável na parte concedente.
 
Do supervisor da parte concedente
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários e indicado pela empresa contratante, responsável pelo acompanhamento do aluno estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior na área de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Caso a empresa concedente não possua profissional com formação na área solicitada, o professor avaliará a possibilidade de aceitar o tempo de experiência profissional na área acima descrita, desde que este fique comprovado no Termo de Compromisso de Estágio e na Declaração de Supervisão de Estágio.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Carreiras da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do aluno.
 
Do estagiário
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório:
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração;
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades definidas;
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Carreiras da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto;
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos;
e) portar-se de forma ética e responsável.
 
Das disposições finais
A Central de Carreiras, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari - Univates, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor, bem como as normas internas contidas no regulamento de estágio não obrigatório do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e na Resolução 042/Consun/Univates, de 02 de julho de 2018.
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do regulamento de estágio não obrigatório do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari - Univates que tratam do assunto.

Atividades Complementares

Na Univates, as atividades complementares seguem a Resolução 054/Consun/Univates, de 05/07/2022, e são validadas conforme o que estabelece o Projeto Pedagógico deste curso. De modo geral, constituem componentes curriculares enriquecedores, tendo como propósito a valorização da articulação entre teoria e prática e a interação do estudante com a realidade social, econômica e cultural.


As atividades complementares a serem desenvolvidas e validadas pelo curso poderão ocorrer nos âmbitos da extensão, do ensino, da pesquisa e das atividades profissionais. O quadro a seguir, utilizado como padrão para os cursos de graduação, apresenta o tipo de atividade, as exigências e a carga horária considerada para cada uma das atividades a serem validadas.


Quadro 1 - Atividades complementares

Padrão para os cursos de graduação (no mínimo 10 atividades)
Tipo de Atividade Exigência(s) Carga horária possível de validação
1 - Atuação em trabalhos sociais ou voluntários

- Realização em entidade pública, Organização Não-Governamental ou instituição privada de fins não lucrativos;

- Se externo à Univates, atestado de participação emitido pela instituição promotora da atividade em documento oficial com identificação e assinatura do representante legal, com período de realização e carga horária;

- Se realizado na Univates, providenciar antes do início das atividades o Termo de Adesão de Serviço Voluntário no setor responsável.

Carga horária total da atividade
2 - Participação em atividades de extensão como ouvinte ou ministrante Comprovação.
3 - Atuação em trabalhos do processo eleitoral
4 - Monitoria de ensino Deve ter sido realizada na Univates.
5 - Intercâmbio interinstitucional de estudos Deve ter sido realizado em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates e estar de acordo com as normas institucionais, com aprovação em no mínimo um componente curricular. Carga horária total (conta 10 (dez) atividades)
6 - Participação em Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica - RP Comprovação. Carga horária total (conta até 10 (dez) atividades)
7 - Disciplina oferecida por outros cursos de graduação ou pós-graduação

- Se cursada na Univates, solicitar o aproveitamento por protocolo;

- Se cursada em outra Instituição, anexar no protocolo atestado de conclusão com aprovação.

Até 2 (dois) componentes curriculares, ou até 160 (cento e sessenta) horas
8 - Viagens de estudo Organizada pela Univates ou Diretório Acadêmico do curso. Pontuação de até 8 (oito) horas por dia útil da viagem de estudos.
9 - Representação estudantil em cargos eletivos do Diretório Acadêmico do curso ou Diretório Central de Estudantes Somente será validada representação na Univates, devendo ser anexado ao protocolo atestado de participação. Pontuação de até 20 (vinte) horas
10 - Representação estudantil em reuniões do conselho do curso Pontuação de 1 (uma) hora por reunião
11 - Prêmios na área do curso Local/regional

Finalista: 10 (dez) horas

Vencedor: 25 (vinte e cinco) horas

Nacional

Finalista: 15 (quinze) horas

Vencedor: 70 (setenta) horas

Internacional

Finalista: 20 (vinte) horas

Vencedor: 100 (cem) horas

12 - Participação como bolsista em projetos de iniciação científica ou projeto de extensão Apresentar atestado de participação com período de atuação e carga horária. Pontuação de até 10 (dez) horas por mês
13 - Apresentação de trabalhos em eventos Apresentar atestado de apresentação. 10 (dez) horas por trabalho apresentado
14 - Publicação de resumos em anais Comprovação da publicação ou aceite. 15 (quinze) horas por publicação
15 - Publicação de artigos

- Anais de eventos regionais

- Revista (B5 ou C)

25 (vinte e cinco) horas

- Anais de eventos nacionais

- Revista (B2, B3 ou B4)

70 (setenta) horas

- Anais de eventos internacionais

- Revista (A1, A2 ou B1)

100 (cem) horas
16 - Autor ou coautor de capítulo de livro Comprovação com data de publicação. 20 (vinte) horas por capítulo
17 - Mérito em trabalho acadêmico 10 (dez) horas por mérito
18 - Realização de atividades profissionais, estágio não obrigatório ou estágio observacional

- Apresentar carteira de trabalho ou contrato de estágio que comprove o vínculo empregatício;

- Apresentar declaração das atividades realizadas, emitido pelo concedente.

10 (dez) horas por mês trabalhado
19 - Outros Comprovação. De acordo com a aprovação da coordenação de curso

Para a integralização das atividades complementares, deverá ser observada a carga horária mínima estipulada na matriz curricular do curso, devendo contemplar pelo menos 10 (dez) atividades constantes no quadro. Além disso, o estudante deverá integralizar 100% (cem por cento) do total da carga horária das atividades complementares exigidas pelo curso antes de efetuar a última matrícula.


Para aproveitamento de atividades referentes à mobilidade acadêmica, elas poderão ser validadas de maneira integral, desde que a mobilidade tenha sido realizada em instituição de Ensino Superior conveniada com a Univates, tendo durado, no mínimo, um semestre letivo, devendo o estudante ter sido aprovado em todos os componentes curriculares cursados na mobilidade e apresentado os documentos comprobatórios, de acordo com as exigências legais e as da Univates. Quando do aproveitamento parcial, será considerada a carga horária dos componentes curriculares cursados na mobilidade em que houve aprovação. O aproveitamento do intercâmbio como atividade complementar não impede o aproveitamento acadêmico dos componentes curriculares, observada a normatização específica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Introdução
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consubstancia-se como importante espaço de integração teórico-prática do currículo, possibilitando a vivência da iniciação científica. O trabalho de conclusão será realizado ao longo dos componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso I e Trabalho de Conclusão de Curso II. As atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão são desenvolvidas de modo a contribuir para a formação profissional dos alunos do Curso, preparando-os para estudos científicos e atividades práticas no campo da comunicação. Também visa contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais e para a formação continuada. A elaboração do Trabalho de Conclusão pressupõe haver um conjunto de conhecimentos orientadores, oferecidos nos componentes curriculares, bem como conteúdos abordados durante a fase de elaboração, que devem seguir as normas técnicas da Univates para trabalhos acadêmicos. 
 

Mais informações
Para a realização do trabalho, os alunos recebem orientação de um professor orientador, selecionado dentre os professores indicados pela coordenação do curso.  
O trabalho de conclusão é obrigatório e consiste em uma pesquisa individual, orientada por docente de área específica ou correlata. Ao final do TCC I, o estudante deve apresentar um projeto de pesquisa, e, ao final do processo (TCC II), a pesquisa deve ser apresentada de uma dentre as três formas seguintes:  
- monografia;  
- artigo científico;  
- trabalho prático-autoral.  
O trabalho prático-autoral deve ser acompanhado por embasamento teórico que permita ao estudante reflexão sobre a prática realizada, experimentação e inovação no campo em que desenvolverá o trabalho. Assim, serão aceitos como trabalhos prático-autorais: campanhas de comunicação para clientes reais; projeto de branding (construção/gestão de marca) para clientes reais; audiovisuais (ficção ou documentário); ou outras propostas, desde que aprovadas previamente pelo NDE.  
 
Avaliação do Trabalho de Conclusão  
A avaliação do TCC I, apresentado na forma de um projeto de pesquisa, é realizada pelo professor orientador. O objetivo da banca do TCC I é fornecer um olhar externo crítico ao trabalho em desenvolvimento, de forma a contribuir para sua qualificação. A avaliação será feita de acordo com instrumento de avaliação próprio. Esse instrumento será desenvolvido pelo NDE, que poderá modificá-lo semestralmente, caso entenda ser pertinente. A banca considerará se o  projeto está em condições de ser efetivado no Trabalho de Conclusão de Curso II e lhe atribuirá uma nota de 0 a 10, devendo o estudante atingir nota seis para ser aprovado.  
A avaliação do TCC II será realizada pelos membros que integram uma banca examinadora, composta pelo(a) professor(a) orientador(a) e dois avaliadores convidados. Os avaliadores são definidos de comum acordo entre orientadores e orientandos. Podem integrar a banca, além de professores da Univates, profissionais da área da comunicação ou de áreas correlatas com formação superior, professores de outras IES e mestrandos e doutorandos da Univates ou de outras IES.  
Cada membro da banca preenche uma ficha de avaliação do trabalho de conclusão definida pelo NDE do curso, na qual estão elencados os requisitos para a aprovação do trabalho escrito e da apresentação oral. A ficha de avaliação poderá ser alterada semestralmente pelo NDE do curso, caso entenda ser pertinente. Para fins de aprovação, o estudante deve apresentar um trabalho em uma das modalidades acima elencadas e realizar a defesa oral, dispondo de 20 minutos e, após, deve responder às arguições da banca. A aprovação implica atingir os requisitos previamente estabelecidos no formulário utilizado pela banca examinadora.  
O trabalho científico escrito deve ser apresentado de acordo com as normas técnicas do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos, em linguagem clara, consistente, cujo tema escolhido seja pertinente à Comunicação Social. A defesa oral do acadêmico deve contemplar os critérios elencados no formulário de avaliação do trabalho de conclusão, que também inclui clareza na apresentação, demonstração do domínio de conhecimento do assunto do trabalho e satisfatória resposta às arguições da banca. Para ser aprovado, o estudante deve, no mínimo, alcançar nota seis.  
Os trabalhos aprovados poderão ser disponibilizados no repositório digital da Biblioteca da Univates - Biblioteca Digital da Univates (BDU). Ela tem como objetivo disponibilizar e viabilizar o acesso rápido a todo conteúdo gerado pela Instituição (trabalhos de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos, publicações de artigos), criando um ambiente de disseminação, cooperação e promoção do conhecimento em escala global - https://www.univates.br/bdu/. A disponibilização do trabalho se dará somente com a expressa autorização por parte do autor e do orientador, por meio de documento próprio oficial da Univates.
 

Serviço de Apoio à Aprendizagem

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

Coordenação do curso

Contato

Marcus Vinícius Staudt
publicidade@univates.br
(51) 3714-7000 - Ramal 5070

Localização

Sala 218 - Prédio 2

Atendimento

Para atendimento, agende seu horário previamente.

Agende seu horário previamente. Caso você não consiga contato com a coordenação de curso, contate a Secretaria de Apoio Acadêmico, pelo e-mail: sec.academico@univates.br ou telefone: (51) 3714-7000 ramal: 5608