Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

27 Fevereiro de 2018

Simples ações refletem pluralidade

Simples ações refletem pluralidade

Postado as 2018-02-27 09:10:26

Por Ana Amélia Ritt

Ações simples do dia a dia às vezes passam despercebidas. Um espelho novo no banheiro da Universidade até pode chamar a atenção em um primeiro momento, mas logo se torna comum e é esquecido. O reflexo disso - em todos os sentidos - pode, porém, ter muita importância para determinadas pessoas. Foi isso que aconteceu na Univates.

Ana Amélia Ritt

Gabriela Richter é funcionária da Instituição e estudante de Sistemas de Informação. Com 1,40 m de altura, ela explica que antes tinha dificuldade para se enxergar nos espelhos dos banheiros, pois ficam acima da pia, o que possibilitava a visão parcial do próprio rosto. Colocados na vertical, os novos espelhos instalados auxiliam pessoas com baixa estatura ou cadeirantes.

Não sabia que os os novos espelhos instalados tinham esse propósito. A Instituição abrange vários tipos de pessoas, não há um público específico, e conseguir uma forma de incluir todos é muito legal. Agora é bem melhor, consigo usar os espelhos tranquilamente
Gabriela Richter, estudante de Sistemas de Informação

A adequação foi pensada a partir dos princípios de pluralidade, liberdade e equidade que a Univates propõe. Segundo a professora doutora em Educação Morgana Domênica Hattge, que também é pesquisadora na área da inclusão, ações como essa são importantes em um ambiente de ensino porque têm relação direta com o respeito à individualidade dos sujeitos. “Pode parecer uma ação pequena, mas ela amplia a autonomia das pessoas e isso tem reflexo na construção de uma imagem positiva sobre si mesmo. Com uma autoimagem positiva também é possível relacionar-se de forma mais qualificada com aqueles que nos cercam”, explica.

Inicialmente os espelhos foram instalados nos banheiros dos andares térreos dos Prédios 13, 16, 17, 19, 20, 21, 22 e 24, e nos banheiros de todos os andares do Prédio 9. Nos próximos meses, espelhos serão colocados no restante dos prédios, tendo como prioridade os banheiros térreos e femininos. 

Ana Amélia Ritt

Além dos espelhos, totens de autoatendimento também foram adaptados, sendo substituídos por telas móveis, que possibilitam à comunidade acadêmica ajustar a altura do equipamento conforme a necessidade.

Clique para ampliar