03 Maio de 2019

Grupo discute excelência e inovações pedagógicas para a Univates

Postado as 03/05/2019 09:08:24

Por Nicole Morás

Visando sempre a aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem, foi formado recentemente na Univates o Grupo de Excelência e Inovação Pedagógica, concebido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Composto por nove professores que representam todos os Centros da Instituição, o grupo apresenta-se como um núcleo engajado nas questões de inovação pedagógica para o ensino, a fim de proporcionar excelência pedagógica para a Univates.

O grupo participa de reuniões semanais e tem como alguns de seus objetivos:

1. repensar os princípios pedagógicos da Univates a partir da perspectiva de inovação pedagógica;

2. investir em pedagogias inovadoras de ensino e de aprendizagem, com projetos de inovação pedagógica, currículos inovadores e ensino híbrido para a Univates;

3. estudar, nos âmbitos nacional e internacional, as inovações em destaque nas universidades, permitindo a criação de experiências para a Univates. Acompanhar as principais tendências de inovação pedagógica para o ensino superior, sobretudo os movimentos que conduzem e orientam os rumos da inovação acadêmica, sugerindo iniciativas para a Instituição;

4. propor projetos pilotos que envolvam inovações de ensino na Univates;

5. apontar possibilidades de convênios e/ou parcerias que incentivem a inovação acadêmica e com implicações para o ensino;

6. adequar os sistemas de gestão a novas propostas pedagógicas.

Nicole Morás

Novas propostas pedagógicas têm acompanhado diferentes iniciativas na Univates. Uma delas é a atuação de coordenadores pedagógicos em cada Centro desde o primeiro semestre de 2016. Além de dar suporte aos docentes, orientar atividades formativas e buscar soluções em conjunto para as demandas pedagógicas, cabe ao coordenador pedagógico auxiliar na organização e na alteração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), documento que regulamenta os cursos perante o Ministério da Educação (MEC).

Os coordenadores pedagógicos estão vinculados ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), aproximando o setor dos diretores, coordenadores e professores dos Centros. A ideia é que cada profissional consiga atender às especificidades de cada Centro dentro de suas áreas de conhecimento e desenvolver trabalho técnico-pedagógico com o corpo docente, para melhoria contínua dos processos de ensino e de aprendizagem. “De maneira geral, essa iniciativa vem trazendo boas experiências para a Instituição”, avalia Tiago Weizenmann, coordenador do NAP.

Nicole Morás