03 Maio de 2019

EAD conta com nova sala de videoconferências

Postado as 03/05/2019 11:31:53

Por Isabel Pavan

Artur Dullius

Videoconferências são elementos fundamentais para garantir a qualificação de profissionais formados na Educação a Distância (EAD). Até este ano a Univates disponibilizava aos cursos EAD uma sala para a transmissão de aulas ao vivo. Pensando em oferecer mais conforto e qualidade, tanto para estudantes quanto para professores, a Instituição contará, ainda neste semestre, com uma nova sala de videoconferências.

A graduação a distância ganhou força na Univates no início de 2018, com a oferta de 14 cursos. O coordenador do setor de Educação a Distância, Maurício Severo da Silva, explica que o modelo de EAD proposto pelos cursos da Instituição exige encontros de uma hora a cada 15 dias com um professor para que os estudantes tirem suas dúvidas. “Em algumas situações, pode acontecer de duas ou mais aulas estarem marcadas para o mesmo horário. Com apenas uma sala de videoconferências isso pode se tornar um problema”, comenta da Silva. A partir dessas questões, a equipe de Educação a Distância pensou em formas de organizar as videoconferências.

Isabel Pavan

Para apresentar as aulas, são necessários um professor e um tutor, além de um técnico acompanhando a transmissão. “Para facilitar esse processo, decidimos que o ideal seria montar cabines de videoconferência. Na sala 404 do Prédio 3, a partir de maio, estarão disponíveis sete cabines, possibilitando que sejam realizadas várias atividades simultâneas”, explica da Silva. Esse é um investimento essencial, principalmente porque, segundo o coordenador, a tendência agora é que com a reoferta dos módulos iniciais dos cursos a demanda por videoconferências aumente. Além disso, a sala terá presença integral de um técnico da EAD, garantindo a qualidade das transmissões.

As cabines possibilitam ainda atendimentos individuais de estudantes dos módulos EAD, atividades realizadas diretamente com os Polos Univates e até a participação dos professores da Univates em bancas de outras instituições. “Quando videoconferências como essas são realizadas em salas de aula comuns, elas estão sujeitas a problemas técnicos, como configurações de redes inadequadas ou computadores com algum problema de conexão. Essa sala foi pensada para minimizar os problemas”, explica Maurício.

Outra novidade deste ano para os cursos EAD é um estúdio no qual também serão realizadas aulas ao vivo. Para isso é utilizado um equipamento chamado Light Board, que é instalado em uma sala com fundo preto em que o professor escreve com canetas neon em um painel de acrílico transparente. Esse recurso pode ser aproveitado por todos os cursos, principalmente para matemática e engenharias, que utilizam mais cálculos e fórmulas.

Materiais exclusivos

Elise Bozzetto

Com o crescimento da Educação a Distância, a Univates tem buscado recursos que garantem ensino de qualidade, atualizado e que capacite o aluno para o mercado de trabalho. Sendo assim, para auxiliar as videoconferências e complementar os estudos autônomos, os cursos oferecem um material de estudo, produzido por professores, exclusivo para os estudantes de EAD da Univates.

O conteúdo disponibilizado vai além de apenas apostilas e textos. Isso porque a Educação a Distância da Univates conta com equipe especializada em desenvolver o material-base e, também, outros recursos complementares, como imagens, vídeos, objetos de aprendizagem e infográficos, por exemplo, para facilitar e potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes.

A professora Morgana Domênica Hattge atua nos cursos de licenciatura, no curso de Psicologia e no Mestrado em Ensino e produziu alguns materiais didáticos dos cursos de licenciatura EAD. Para ela, a integração entre as duas modalidades de ensino faz com que o corpo docente tenha clara toda a dinâmica dos cursos, pois participa da organização das competências, habilidades e conteúdos de cada componente curricular.

Dessa forma, conseguimos garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais, já comprovada pela comunidade acadêmica e atestada pelo Ministério da Educação
Morgana Domênica Hattge