19 Março de 2024

Orquestra Gustavo Adolfo Univates capta mais de R$ 1 milhão por meio da Lei Rouanet

- Ana Luísa de Mattos Reckziegel 1/8

Ana Luísa de Mattos Reckziegel

Postado as 19/03/2024 14:11:24

Por Lucas George Wendt e Natalia Nissen

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates foi recentemente contemplada com mais de R$ 1 milhão, com aprovação de dois projetos musicais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura ‒ Lei Rouanet. O valor será destinado à realização de concertos em áreas de vulnerabilidade social e à compra de instrumentos musicais, que contribuirá para, até 2030, transformar o grupo em orquestra filarmônica.

A captação dos recursos será realizada por meio de leis de incentivo fiscal. Para apresentar os projetos e esclarecer dúvidas sobre a captação e destinação de recursos, foi realizada uma reunião-almoço, na Sede Social da Univates, na quinta-feira, 14. O evento contou com a presença de representantes de empresas, de cooperativas, de entidades, autoridades e lideranças da região e representantes do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Natalia Nissen

A reitora da Univates, Evania Schneider, lembrou que neste ano o Centro Cultural Univates comemora uma década. O espaço composto pela Biblioteca e pelo Teatro foi planejado para oferecer, entre diversas atividades, uma imersão cultural e momentos de alegria para as pessoas. “Esperamos que, juntos, possamos formar a nossa orquestra filarmônica e proporcionar ainda mais encantamento para a nossa comunidade. A Univates tem muito orgulho desta parceria e acredita que a música pode unir-se ao ensino, à pesquisa e à extensão para transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Para o diretor do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, a Orquestra é um meio de representatividade para a comunidade, e contar com o apoio das empresas da região é essencial para ampliar e viabilizar um sonho coletivo. “Os empresários movem a economia deste lugar onde é muito bom viver. Queremos unir forças para tornar realidade o sonho da orquestra filarmônica”, reforçou.

Wiethölter salientou que grande parte dos recursos referentes ao pagamento de impostos das empresas não permanece na região e a participação nos projetos é uma forma de garantir o retorno de parte desses valores para a comunidade.

Entenda os projetos

O projeto “Turnê - Música que Transforma Realidades” levará a Orquestra a áreas de vulnerabilidade social mapeadas pelo programa de segurança pública RS Seguro, começando por bairros de Lajeado, além de localidades indicadas pela Secretaria de Assistência Social do município. A iniciativa pretende aproximar a população dos espaços culturais, sem que as pessoas precisem sair de suas comunidades para prestigiar eventos como os concertos da Orquestra.

O valor total do projeto é de R$ 382,9 mil, o que já inclui custos de circulação de turnê (transporte, montagem de palco, estrutura de luz, entre outros), encargos administrativos e de divulgação.

Já o projeto que consiste na aquisição de instrumentos para aprimoramento da performance e aumento no número de músicos integrantes da Orquestra foi aprovado em R$ 765,9 mil. O objetivo é comprar 105 instrumentos musicais, incluindo os naipes de corda, percussão e sopro, além de acessórios como baquetas, palhetas, cordas, breu e estantes de partituras. Está previsto, ainda, um documentário sobre o projeto e a história da Orquestra.

Natalia Nissen

A Orquestra Gustavo Adolfo Univates

Em 2019 foi iniciada a parceria entre o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e a Universidade do Vale do Taquari - Univates com o objetivo de transformar a Orquestra em filarmônica em até uma década. Uma orquestra filarmônica não possui fins lucrativos e é financiada por meio da captação de recursos com fundações, associações, empresas privadas e comunidade em geral.

Hoje, o grupo é regido pelo maestro Astor Jair Dalferth e conta com mais de 40 integrantes. Em 2023, a Orquestra Gustavo Adolfo Univates realizou nove apresentações, dentre elas o “Glamour in Concert” e o “Concerto Natalino - Sentimentos”, eventos tradicionais da Orquestra (no inverno/metade do ano e no Natal). As duas atrações tiveram público de 3,9 mil pessoas.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram