12 Abril de 2024

Curso de Medicina da Univates desenvolve projeto "SOS Pequenos Socorristas" em Estrela

Curso de Medicina da Univates desenvolve projeto

Postado as 12/04/2024 10:44:01

Por Lucas George Wendt

Com informações da Prefeitura de Estrela

Uma iniciativa inovadora está ganhando destaque na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, situada na Linha Lenz, interior de Estrela. Sob o título de "SOS Pequenos Socorristas", o projeto piloto visa capacitar crianças em técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), tornando-as potenciais salvadoras de vidas.

Durante o primeiro encontro entre os estudantes da escola e os universitários do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, uma observação peculiar de uma aluna de apenas sete anos gerou reflexões entre os presentes. "O coração de amor que a gente desenha não é como o de verdade", afirmou a menina com convicção, enquanto representava o símbolo com as mãos. Essa troca inicial revelou o potencial do projeto em formar crianças capazes de agir em momentos decisivos para salvar vidas.

Rodrigo Angelli

Coordenado pelo professor e médico nefrologista Edisom Brum, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Estrela, o projeto busca disseminar conhecimentos fundamentais sobre cuidados de saúde de emergência, com foco na RCP. O objetivo é empregar uma abordagem pedagógica dinâmica e acessível, capacitando as crianças a agirem eficazmente em situações de eventual emergência médica.

Arthur Bonella, estudante de Medicina e presidente da Liga de Simulação Realística da Univates, compartilhou suas impressões iniciais após interagir com os participantes do projeto. "Incrível como eles já têm noção de algumas coisas que achávamos que ainda seria desconhecido por parte deles. Acho que vai ser mais fácil e produtivo do que imaginávamos", comentou, destacando a receptividade e o potencial das crianças para absorverem o conhecimento compartilhado pela equipe da Universidade.

Rodrigo Angelli

O treinamento de RCP será realizado por meio de aulas teóricas e práticas, utilizando bonecos proporcionais às crianças e sempre supervisionado pelos estudantes de Medicina, acompanhados do professor. Além disso, as informações obtidas durante as aulas serão discutidas em grupos, visando compreender o entendimento dos participantes e promover melhorias contínuas.

Maria Clara Horn Sarmento, uma das participantes de apenas sete anos, expressou entusiasmo com o que aprendeu e já planeja compartilhar seus conhecimentos com a família. O professor Brum ressalta que esse é exatamente um dos propósitos do projeto: transformar as crianças em difusoras do conhecimento, contribuindo para a formação de bons cidadãos e potenciais salvadores de vidas.

A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é uma técnica que pode salvar vidas em situações de emergência, e é importante que esse conhecimento seja integrado de forma abrangente no currículo educacional tão cedo quanto possível.