Univates adere à Rede ODS para contribuir com a Agenda 2030 da ONU

Postado as 26/09/2019 16:07:26

Por Nicole Morás

Até 2030 é objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) que medidas transformadoras garantam a prosperidade, o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, a promoção de uma vida digna para todos e um ambiente mais sustentável. Para isso, foi elaborado um plano com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desdobrados em 169 metas.

Nicole Morás

A Univates, ao considerar os impactos que gera em sua missão de formação, investigação e participação na sociedade, aderiu, em dezembro de 2018, à Rede ODS Universidades Brasil. A Rede ODS Universidades Brasil é uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de sua atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos ODS no Brasil.

De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora Júlia Elisabete Barden, aderir à Rede ODS Universidades Brasil é uma forma de se engajar, de forma articulada em rede, por meio das atividades que envolvam ensino, pesquisa e extensão, na promoção da cultura do desenvolvimento sustentável. A adesão à Agenda 2030 representa uma reafirmação e um reposicionamento institucional em relação a suas ações de responsabilidade social.

Alunos da disciplina de Fundamentos de Economia realizaram oficinas em escolas do Vale do Taquari sobre os os 17 ODS

Divulgação

A partir disso, diversas ações realizadas pela Instituição passam a estar vinculadas com os 17 ODS. Também estão sendo desenvolvidas atividades específicas com foco nessa iniciativa, como as oficinas realizadas em 12 escolas do Vale do Taquari. Na disciplina Fundamentos de Economia dos cursos da área de Gestão, Engenharia da Produção e Publicidade e Propaganda, sob orientação da professora Fernanda Sindelar, cerca de 60 estudantes discutiram os ODS em sala de aula e prepararam oficinas para estudantes de ensino fundamental e médio.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também pautaram a Startup Experience Ursula, um evento organizado pela União de Responsabilidade Social Universitária Latino-americana (Ursula), juntamente com a Univates, Faccat e Imed. Participaram das atividades, no sábado do dia 14 de setembro, 38 estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições.

Os participantes foram desafiados a criar projetos com soluções inovadoras com a finalidade de tornar o campus universitário mais saudável, solidário e sustentável. Dentre os 38 alunos, surgiram 26 ideias, que foram avaliadas nos quesitos inovação, impacto, trabalho em equipe, viabilidade e validação. Conforme Júlia, a ideia é que esses projetos possam ser trazidos para o campus da Univates, assim como das outras universidades, para tornar o espaço mais sustentável.

Além desse, os eventos realizados na Univates também estão voltados às temáticas da Agenda 2030, como a aula inaugural promovida pelos cursos de licenciatura em que foram debatidas questões étnico-raciais.

Saiba mais

A Agenda 2030 é um plano de ação elaborado em setembro de 2015 pelos representantes de 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na oportunidade, os países se comprometeram a tomar medidas transformadoras para garantir a prosperidade e o fortalecimento da paz universal com mais liberdade.