18 Abril de 2016

Mundo digital: o conhecimento na sua tela

Aquela imagem de estudante pesquisador cercado por pilhas e mais pilhas de livros volumosos foi substituída, há um bom tempo já, por recursos tecnológicos que disponibilizam o conhecimento científico de uma forma muito mais fácil e ágil na hora de buscar dados e fontes. Na Univates, o acervo físico da Biblioteca ainda é mais acessado que as bases de dados disponibilizadas. Mas a tendência, principalmente de algumas áreas, como saúde e tecnologia da informação, é migrar a predominância para os acervos digitais. Isso porque as obras impressas têm um processo de produção mais demorado. Áreas como as ciências médicas, por exemplo, exigem atualização constante. Por isso a produção científica de periódicos é tão importante para os estudantes dessa área.

Nos meses de março a maio de 2014, as duas bibliotecas de e-books que a Univates disponibiliza tiveram 5,1 mil acessos. Esse número dobrou no mesmo período de 2015: foram 12 mil acessos de março a maio deste ano. O estudante que mais acessou os serviços nos últimos meses é de Administração de Empresas. Felipe Bertozzi está se formando e utiliza a biblioteca neste semestre para seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Descobri sobre as bases digitais por indicações dos professores durante as disciplinas no decorrer da graduação. Sempre usei as bases de dados para a realização dos trabalhos propostos nas disciplinas do curso”, comenta o estudante.

Para o TCC de Felipe, as referências buscadas em bases digitais corresponderam a 50% da bibliografia utilizada. Destas, cerca de 80% do conteúdo veio de e-books e 20% de artigos científicos. “Acredito que a utilização da base de dados digital possui a vantagem de ser acessada de qualquer lugar e em qualquer hora, oferecendo agilidade na busca do conteúdo desejado. Além disso, o conteúdo disponibilizado é atualizado constantemente. Só não tive mais referências em bases digitais pois alguns títulos não estavam disponíveis”, explica.

A professora do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Sandra Dorvelí Andres foi a professora que mais acessou as bases digitais. Sandra é uma grande entusiasta das ferramentas tecnológicas. “As bases digitais têm o objetivo de oferecer informações aos acadêmicos, por meio de documentos digitalizados, para suas pesquisas, seus trabalhos de disciplina e nas questões para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma base de dados é formada por livros, artigos e outras publicações que trazem informações sobre pesquisas mais recentes aos professores e acadêmicos da instituição. Com a biblioteca digital da Univates há a possibilidade de realizar pesquisas a distância. Essa fonte de informações de base digital muda a cultura da leitura, ainda que gere inicialmente certa resistência”, enfatiza.

Preparado para entrar nessa jornada digital? A gente te ajuda. A Biblioteca oferece duas bases que reúnem, basicamente, livros de diversas áreas (que são os e-books). São elas:

Minha Biblioteca
A Minha Biblioteca é uma biblioteca virtual de livros acadêmicos formada por um consórcio das quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil: Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva. São milhares de títulos nas áreas das ciências jurídicas, humanas, sociais aplicada, exatas e biológicas. Esta base de dados permite ao aluno criar realces (destacar partes importantes dos livros) e salvar.

Biblioteca Universitária
A Biblioteca Virtual Universitária reúne livros-texto em português no formato digital nas mais diversas áreas: administração, marketing, engenharia, economia, direito, letras, história, geografia, jornalismo, computação, educação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, gastronomia e turismo, entre outras. Nesta base você pode fazer anotações, realçar parágrafos e comprar créditos de impressão.

Já as bases de dados da Ebsco, Capes e Revista dos Tribunais oferecem periódicos com artigos científicos. Conheça mais:

Periódicos Capes
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

RT Online
A Revista dos Tribunais Online une o conteúdo da editora Revista dos Tribunais com a empresa Thomson Reuters. Nesta base de dados estão disponíveis os seguintes serviços:
- Doutrina: artigos nacionais e estrangeiros publicados nos periódicos RT;
- Jurisprudência: acórdãos dos principais tribunais do país;
- Súmulas: acesse todas as súmulas dos tribunais superiores e das principais agências reguladoras;
- Legislação: diplomas legais, no âmbito federal, com notas e remissões por meio de links que lhe remetem diretamente ao assunto.

Ebsco
A Ebsco é uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos e um dos principais agregadores de banco de dados de periódicos científicos do mundo, oferecendo um conjunto de quase 375 bancos de dados de pesquisa secundária e de texto integral. Atende às necessidades de informação dos pesquisadores em todos os níveis, fornecendo às bibliotecas conteúdo e serviços necessários para trazer os mais recentes e as melhores informações para os pesquisadores.

Além de todas essas opções, ainda é disponibilizado no acervo a Biblioteca Digital da Univates - BDU. O ambiente apresenta teses, dissertações, monografias, trabalhos apresentados em eventos, e artigos científicos produzidos pela comunidade acadêmica da Univates.

Todas as bases estão disponíveis em <a href="www.univates.br/biblioteca/acervo-digital">www.univates.br/biblioteca/acervo-digital</a>.

Texto: Elise Bozzetto